Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal,

Eu ja estive a procurar e infelizmente não encontrei nenhum "tutorial" de iniciação a programação de iniciação de programação para GPU da AMD.

Basicamente eu queria começar a fazer pequenos programas de calculo mas que em cpu ainda demoram um pouco.

Então eu sei que houve um tutorial na revista deste site mas era para GPU Nvidia.

A linguagem de programação pode ser c ou c++ certo?

A minha dificuldade neste momento passa por configurar o visual studio ou codeblocks para começar a programar para GPUS.

Cumprimentos

Leandro

Posted

À partida o que precisas de usar é o OpenCL.

Pessoalmente costumava usar mais CUDA (NVidia), mas a AMD agora parece ter bons recursos sobre OpenCL:

http://developer.amd.com/resources/heterogeneous-computing/opencl-zone/programming-in-opencl/

http://developer.amd.com/tools-and-sdks/heterogeneous-computing/amd-accelerated-parallel-processing-app-sdk/introductory-tutorial-to-opencl/

http://developer.amd.com/wordpress/media/2013/01/Introduction_to_OpenCL_Programming-Training_Guide-201005.pdf

(No último PDF falam da configuração do VS 2008 para colocar o OpenCL a funcionar nas GPUs da AMD.)

Posted

Eu ja estive a procurar e infelizmente não encontrei nenhum "tutorial" de iniciação a programação de iniciação de programação para GPU da AMD.

A AMD não tem um sistema próprio como a NVIDIA, como o Rui sugeriu, procura por OpenCL que é o standard para utilização de GPUs (tanto para AMD como para NVIDIA).

Basicamente eu queria começar a fazer pequenos programas de calculo mas que em cpu ainda demoram um pouco.

Atenção que a utilização de GPUs não é uma solução imediata para problemas de performance 🙂

A linguagem de programação pode ser c ou c++ certo?

Tipicamente sim. C e C++ são as duas linguagens para as quais existem mais ferramentas e suporte, embora possas encontrar bibliotecas ou até wrappers/bindings em Python ou noutras linguagens.

A minha dificuldade neste momento passa por configurar o visual studio ou codeblocks para começar a programar para GPUS.

Não sei como será para o VS, mas para Code::Blocks ou outro IDE multiplataforma costuma ser suficiente configurar as bibliotecas no sistema (instalar os drivers e os headers) ou dizer ao IDE onde estão os ficheiros a incluir.

Suponho que já tenhas confirmado se a tua placa gráfica é suportada? Nem todas são e nem todas as versões de OpenCL são suportadas pelas placas para as quais podes programar.