Jump to content
dec0

Construção do sistema de base de dados online

Recommended Posts

Knitter

Estás a falar do Twitter Bootstrap? Não é a mesma coisa que a Yii, com Bootstrap apenas fazes a interface, não fazes nada no servidor. A imagem que apresentaste não é mais que o estilo padrão (no que toca à tabela) que a Yii fornece se usares os mecanismos de gerar interfaces automaticamente, mas não tens de usar esses mecanismos nem usar esses estilos.

Yii engloba toda uma framework PHP seguindo o padrão MVC (podes colocar isto no relatório do projecto :) ), e oferece já um conjunto de "componentes" (jQuery + jQuery UI) e geradores de código CRUD, entre muitas outras funcionalidades. Podes até usar Yii com Bootstrap.

Nem todas oferecem as mesmas funcionalidades, as funcionalidades básicas estão lá todas e todas as frameworks MVC te permitem dividir o projecto em vistas, controladores e models, todas possuem uma camada de abstracção no acesso à base de dados (não escreves SQL nem usas as funções de PHP para acesso a MySQL, usas o que a framework te der) e quase todas suportam algum tipo de extensão (módulos, plugins, etc), além de suportarem sistemas de templates para as vistas. Nem todas têm componentes, algumas deixam isso à escolha do programador (e à responsabilidade deste).

Actualmente, quase todas as frameworks PHP a considerar oferecem o que a Yii oferece, mas atenção que posso muito bem ser parcial a esta, já usei várias e esta foi a única a que não precisei de me adaptar, por isso gosto dela, mas não quer dizer que seja a melhor para ti.

Mais importante que estas discussões era apresentares os requisitos da tua aplicação, eventualmente podem ser-te dadas sugestões mais práticas de acordo com os requisitos ou até ajudar a justificar uma tecnologia que prefiras.

dec0

Bom tudo isso é muito espetacular, é verdade! :P

O meu medo aqui é se por alguma razão isto pode parecer pouco trabalho, porque não usamos funções MySQL nem nada disso. É algo com que eu nunca trabalhei e tenho só até Junho para entregar isto... Até lá tenho que contar com tempo gasto em aprendizagem e testes e tudo isso... Tempo que pode ser escasso pois tenho mais cadeiras...

Eu ainda não consegui foi entender todo este conceito de framework... (é só coisas que eu não entendo :/ )

Os requisitos da aplicação são:

Admin

Gestão de Alunos e respetivos familiares.

Gestão de Salas

Gestão de Funcionários

Funcionário

Gestão de presença de alunos

Estas são as funções obrigatórias a implementar.... Todo este sistema correrá no próprio computador da instituição, não sendo necessária uma ligação à Internet (por agora, daqui amanhã não sei).

Basicamente é este o meu projeto.

É simples, eu sei. Mas eu não quero tornar isto numa coisa tão "cháchá". Queria introduzir AJAX, jQuery. Javascript...

mas é tudo algo que eu não aprofundei nunca. Tudo isto levará o seu tempo a aprender, e depois o tempo será escasso.

shumy

Provavelmente farias isto em OpenXava em 1 dia.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

taviroquai

Hmm... mete Javascript nisso :P

Podes usar uma ferramenta PHP para te criar um web-service (aqui tens trabalho quase zero) e a maior parte do "trabalho" fica no lado do cliente com Javascript (por exemplo ExtJS http://www.sencha.com/products/extjs/examples/).

Desta forma vais ter mais controle sobre toda a aplicação, mas também tens de montar todo o sistema de comunicação cliente/servidor, criando stubs/skeletons DTO's de ambos os lados comunicar com AJAX, tratar os erros, etc, etc. Em suma será imenso trabalho com estas mesmas tecnologia referidas.

Isso é relativo... Pode acontecer é escolher uma determinada ferramenta pelo o que ela "vende" mas o tempo que se perde em aprender a API e a debugar é muito maior do que quando trabalhamos com ferramentas em que somos mais produtivos, seja em camadas low ou high level.

I-NOZex

recomendo yii ;)

podias começar por usar o Yiiboilerplate, que ja tras uma hierarquização dos ficheiros, em outros termos:

tens uma pasta para backend, outra para frontend e outra para common (para ficheiros comuns, como as bibliotecas da framework ) ;)

na backend tras-te para a parte visual o bootstrap, e podendo usar o que quizeres na frontend (por defeito tras o HTML5 BOILERPLATE)

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

yoda

mas é tudo algo que eu não aprofundei nunca. Tudo isto levará o seu tempo a aprender, e depois o tempo será escasso.

Tens mais que tempo, só depende da tua motivação. Aquilo que queres fazer pode ser complicado ou simples, mas se quiseres dominar o que fazes recomendo que faças tudo à mão e aprendas assim, pode parecer mais difícil mas é a melhor forma de aprender.

• Vote 1