Jump to content
Sign in to follow this  
WolfmanZ

[Resolvido] Duvida em C, Labirinto.

Recommended Posts

WolfmanZ

Boa noite,

Tenho uma duvida em relação a um projecto. É dado num ficheiro .txt um labirinto com a posição inicial e a posição final do labirinto. Nesse mesmo ficheiro tem de ser carregado e depois preencher o labirinto utilizando o algoritmo DFS. Só posso utilizar um passo de cada vez e pela seguinte ordem de testes: CIMA, ESQUERDA, BAIXO e por fim DIREITA.Na utilização deste algoritmo o prof obrigou a usarmos pilhas como estrutura de dados. Na faculdade cheguei a falar desse tipo de estrutura de dados mas não chegamos aprofundar, daí não estar a 100% a vontade nesta parte da materia. Em baixo deixo o codigo que neste momento tem um erro. Até este momento o meu código já carrega o ficheiro e já consigo preencher a primeira coluna e a ultima linha consoante as regras de preenchimento(imagem 1).

c2ac789a7e45e402c02ef506c1d9ece9.gif

Mas até agora não fui obrigado a utilizar estrutura de dados e sim apenas os testes de preenchimento. A partir deste momento sou "obrigado" a utilizar a estrutura de dados porque tenho de voltar "atrás" para verificar as posições já preenchidas se pode ser feito outro teste.Segue uma imagem como o actual labirinto deve estar preenchido no final.

604495482c5852a1cbca6c5cdbfb4b62.gif

Edited by WolfmanZ
GeSHi

HappyHippyHippo

podes apresentar o ficheiro txt com a informação do labirinto ? (e explicar a informação existente se assim for necessário)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

HappyHippyHippo

P.S. Não sei se posso utilizar estruturas de dados misturado com recursividade.

sim podes e deves ...

mais é difícil pela dificuldade de ler o teu código, mas uma coisa me pareceu : deverias ter acessos inválido à memória quando fazes verificações nos limites do labirinto

------------------------------------------------------------------------------

fica aqui uma solução ...

não te aconselho a usar-la por duas razões:

- se o trabalho é de criação de pilhas, o código apresentado não cria, usa uma pilha que já existe ... fica para tu pensares qual ...

- o teu professor deverá conhecer o fórum ... não será necessário dizer mais ...

nota : o código tem 180 linhas onde 90 é só para ler o ficheiro com o labirinto

#include <stdint.h>
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

struct Maze {
 uint32_t width, height, startx, starty, endx, endy;
 uint32_t * maze;
};

#define maze_pos(maze, x, y)                                 (maze.maze[(y) * maze.width + (x)])

#define maze_pos_wall_up(maze, x, y)                         ((maze_pos(maze, (x), (y)) >> 0)  & 0xf)
#define maze_pos_wall_down(maze, x, y)                       ((maze_pos(maze, (x), (y)) >> 4)  & 0xf)
#define maze_pos_wall_left(maze, x, y)                       ((maze_pos(maze, (x), (y)) >> 8)  & 0xf)
#define maze_pos_wall_right(maze, x, y)                      ((maze_pos(maze, (x), (y)) >> 12) & 0xf)
#define maze_pos_wall_set(maze, x, y, up, down, left, right) (maze_pos(maze, (x), (y)) = ((right & 0xf) << 12) | ((left & 0xf) << 8) | ((down & 0xf) << 4) | ((up & 0xf) << 0))
#define maze_pos_wall_set_up(maze, x, y, wall)               (maze_pos(maze, (x), (y)) = (maze_pos_wall_right(maze, (x), (y)) << 12) | (maze_pos_wall_left(maze, (x), (y)) << 8) | (maze_pos_wall_down(maze, (x), (y)) << 4) | ((wall & 0xf)                     << 0))
#define maze_pos_wall_set_down(maze, x, y, wall)             (maze_pos(maze, (x), (y)) = (maze_pos_wall_right(maze, (x), (y)) << 12) | (maze_pos_wall_left(maze, (x), (y)) << 8) | ((wall & 0xf)                       << 4) | (maze_pos_wall_up(maze, (x), (y)) << 0))
#define maze_pos_wall_set_left(maze, x, y, wall)             (maze_pos(maze, (x), (y)) = (maze_pos_wall_right(maze, (x), (y)) << 12) | ((wall & 0xf)                       << 8) | (maze_pos_wall_down(maze, (x), (y)) << 4) | (maze_pos_wall_up(maze, (x), (y)) << 0))
#define maze_pos_wall_set_right(maze, x, y, wall)            (maze_pos(maze, (x), (y)) = ((wall & 0xf)                        << 12) | (maze_pos_wall_left(maze, (x), (y)) << 8) | (maze_pos_wall_down(maze, (x), (y)) << 4) | (maze_pos_wall_up(maze, (x), (y)) << 0))

#define maze_pos_value(maze, x, y)                           ((maze_pos(maze, (x), (y)) >> 16) & 0xffff)
#define maze_pos_assign(maze, x, y, value)                   (maze_pos(maze, (x), (y)) = (maze_pos(maze, (x), (y)) & 0xffff) | ((value & 0xffff) << 16 ))

struct Maze maze_create(const char * file);
void        maze_output(struct Maze maze);
int         maze_dfs(struct Maze maze, uint32_t x, uint32_t y, uint32_t step);
void        maze_destroy(struct Maze maze);

int main(int argc, char ** argv) {
 struct Maze maze;

maze = maze_create("input.txt");

maze_dfs(maze, maze.startx, maze.starty, 1);
 maze_output(maze);

maze_destroy(maze);

return 0;
}

struct Maze maze_create(const char * file) {
 struct Maze maze;
 FILE * fd = NULL;
 char buffer[1024];
 uint32_t x, y;

if ((fd = fopen(file, "r")) == NULL) {
   printf("Unable to open input file\n");
   exit(-1);
 }

if (fgets(buffer, 1024, fd) == NULL || sscanf(buffer, "%u,%u", &maze.width, &maze.height) != 2) {
   fclose(fd);

printf("Unable to read maze size from the input file\n");
   exit(-1);
 }
 maze.maze = malloc(sizeof(uint32_t) * maze.width * maze.height);

for (x = 0; x < maze.width; x++)
   maze_pos_wall_set_down(maze, x, maze.height - 1, 1);

for (y = 0; y < maze.height; y++) {
   maze_pos_wall_set_right(maze, maze.width - 1, y, 1);

if (fgets(buffer, 1024, fd) == NULL) {
     free(maze.maze);
     fclose(fd);

printf("Unable to read maze horizontal walls at row : %d\n", y);
     exit(-1);
   }

for (x = 0; x < maze.width; x++) {
     if (buffer[x * 2 + 1] == '-') {
       maze_pos_wall_set_up(maze, x, y, 1);
       if (y != 0)
         maze_pos_wall_set_down(maze, x, y - 1, 1);
     }
   }

free(maze.maze);
     fclose(fd);

printf("Unable to read maze vertical walls at row : %d\n", y);
     exit(-1);
   }

if (buffer[x * 2] == '|') {
       maze_pos_wall_set_left(maze, x, y, 1);
       if (x != 0)
         maze_pos_wall_set_right(maze, x - 1, y, 1);
     }
   }
 }

free(maze.maze);
   fclose(fd);

printf("Unable to read maze final horizontal walls\n");
   exit(-1);
 }

if (fgets(buffer, 1024, fd) == NULL || sscanf(buffer, "%u,%u", &maze.startx, &maze.starty) != 2) {
   free(maze.maze);
   fclose(fd);

printf("Unable to read maze start position from the input file\n");
   exit(-1);
 }

if (fgets(buffer, 1024, fd) == NULL || sscanf(buffer, "%u,%u", &maze.endx, &maze.endy) != 2) {
   free(maze.maze);
   fclose(fd);

printf("Unable to read maze end position from the input file\n");
   exit(-1);
 }

fclose(fd);

return maze;
}

void maze_output(struct Maze maze) {
 uint32_t x = 0, y = 0;

for (y = 0; y < maze.height; y++) {
     printf("+%s+", maze_pos_wall_up(maze, x, y) ? "--" : "  ");
   printf("\n");

printf("%c", (maze_pos_wall_left(maze, x, y) ? '|' : ' '));
     if (maze_pos_value(maze, x, y))
       printf("%2d", maze_pos_value(maze, x, y));
     else
       printf("  ");
     printf("%c", (maze_pos_wall_right(maze, x, y) ? '|' : ' '));
   }
   printf("\n");

printf("+%s+", maze_pos_wall_down(maze, x, y) ? "--" : "  ");
   printf("\n");
 }
 printf("\n");
}

int maze_dfs(struct Maze maze, uint32_t x, uint32_t y, uint32_t step) {
 maze_pos_assign(maze, x, y, step);

if (x == maze.endx && y == maze.endy)
   return -1;

if ((step != -1) && (y > 0) && !maze_pos_wall_up(maze, x, y) && (maze_pos_value(maze, x, y - 1) == 0))
   step = maze_dfs(maze, x, y - 1, step + 1);

if ((step != -1) && (x > 0) && !maze_pos_wall_left(maze, x, y) && (maze_pos_value(maze, x - 1, y) == 0))
   step = maze_dfs(maze, x - 1, y, step + 1);

if ((step != -1) && (y < maze.height - 1) && !maze_pos_wall_down(maze, x, y) && (maze_pos_value(maze, x, y + 1) == 0))
   step = maze_dfs(maze, x, y + 1, step + 1);

if ((step != -1) && (x < maze.width - 1) && !maze_pos_wall_right(maze, x, y) && (maze_pos_value(maze, x + 1, y) == 0))
   step = maze_dfs(maze, x + 1, y, step + 1);

return step;
}

void maze_destroy(struct Maze maze) {
 free(maze.maze);
}

input.txt

8,8
- - - - - - - - 
| |     |       |
        - - -   
| |     |     | |
          - -   
| | |   | |   | |

| | |   | |     |

|   |     |   | |
      - -       
|   |         | |
      - - - -   
|   |           |
  - - - - - - - 
|               |
- - - - - - - - 
0,0
4,0

Edited by HappyHippyHippo

WolfmanZ

Boa tarde,

Obrigado pela solução mas o meu problema persiste em criar a pilha e não na leitura do ficheiro.

Flinger

Mas o teu professor obriga a que a própria estrutura do labirinto seja um pilha (o que não faz sentido, embora se possa usar pilhas dentro das estruturas), ou que uses uma pilha para percorrer todo o labirinto???

Esta última faz todo o sentido, e tens aqui um exemplo de como o fazer (em pseudo-código)

http://en.wikipedia.org/wiki/Depth-first_search#Pseudocode

BTW, tens aqui uma ajuda para entender melhor as stacks:

http://en.wikipedia.org/wiki/Stack_(abstract_data_type)

Edited by Flinger

HappyHippyHippo

eu percebi qual era a dúvida, e já referi no post anterior:

mais é difícil pela dificuldade de ler o teu código

o código ao não estar indentado (normalmente) nem me dou ao trabalho de ler

se tiveres dúvidas em como apresentar o código indentado, utiliza o edito simples fo fórum (primeiro botão do editor)

WolfmanZ

Tenho de usar um dos dois algoritmos, DFS em pilha ou BFS em lista de salto para percorrer todo o labirinto.

Eu optei por usar o DFS porque achei que fosse mais simples.

Obrigado pelo os links, irei dar uma vista de olhos e tentar implementar dessa maneira.

Flinger

O DFS não é nada dificil, como podes ver pelo link que postei. São meia dúzia de linhas, onde a única pequena alteração que tu tens de fazer é a ordenação pela qual são inseridos os elementos na pilha, devido às especificidades do teu problema :

pela seguinte ordem de testes: CIMA, ESQUERDA, BAIXO e por fim DIREITA.

O segredo aqui está em definir muito bem as estruturas que usas. Separar o que é a pilha do que é a estrutura do labirinto, e a forma, dentro do labirinto, como representas as barreiras. E é nestes pontos que acho que estás a falhar. Lê bem ambos os artigos que postei, e se tiveres dúvidas apita.

O Hippo usa uma forma um pouco obscura (entenda-se, difícil de ler), mas perfeitamente válida e poupada a nível de memória e processamento. E não é nada difícil converter o programa dele para usar uma pilha na travessia DFS.

HappyHippyHippo

O Hippo usa uma forma um pouco obscura (entenda-se, difícil de ler)

para alguns admito que sim, mas consigo ler o meu código 10x mais rápido que o apresentado pelo @WolfmanZ

O código já esta indentado.

não estás a reverter as operações de inserção na pilha quando chegas a um beco sem saída

além disso, nunca poderás usar o "else if" porque estás a ignorar os testes quando "caminhares para trás"

olha para o meu código e vê como o processo de decisão está implementado

Flinger

para alguns admito que sim, mas consigo ler o meu código 10x mais rápido que o apresentado pelo @WolfmanZ

Foi feito por ti, é normal que consigas lê-lo bem. Mas a mim ainda me custou um pouco a perceber como estavas a representar as "paredes" labirinto. A nível de algoritmo, está bastante claro, devido ao uso das macros, mas a nível de estrutura o uso de máscaras de bits torna-o um pouco mais difícil de ler, sobretudo para quem não estiver habituado a este tipo de manipulação. Mais uma vez, acho-o muito bem conseguido, e eficiente, mas para alguém menos experiente, pode ser um pouco difícil de ler.

Por outro lado, eu sempre fui péssimo a ler código de outros :P

Edited by Flinger

HappyHippyHippo

o uso de máscaras de bits torna-o um pouco mais difícil de ler, sobretudo para quem não estiver habituado a este tipo de manipulação.

infelizmente, o uso de mascaras de bits é algo que nunca se aprofunda muito quando uma pessoa está a aprender. o que leva a que passe a tentar resolver os problemas através de outros métodos como estruturas. claro que não é errado usar estruturas, mas perdesse a elasticidade mental para pensar em mascaras de bits.

no entanto, quando apresentei o código, disse à partida para ele não o usar, era só para ele ver a função maze_dfs e tirar a ideia de como abordar o problema.

WolfmanZ

CRLF - Acho que o meu problema foi não ter usado uma estrutura para o meu maze. Eu uso uma matriz de chars..

HappyHippyHippo - Eu apresentei assim porque esqueci de verificar a indentação :/. Ok vou tentar corrigir esse dois pontos que disseste.

Como é obvio eu não irei usar porque tambem tive uma certa dificuldade a ler e a perceber o teu codigo.

thoga31

CRLF - Acho que o meu problema foi não ter usado uma estrutura para o meu maze. Eu uso uma matriz de chars..

HappyHippyHippo - Eu apresentei assim porque esqueci de verificar a indentação :/. Ok vou tentar corrigir esse dois pontos que disseste.

Com um membro acertas no nick e com o outro não?

O nome do membro não é CRLF mas sim Flinger, da mesma forma que o HappyHippyHippo não é Stack Overflow.

Knowledge is free!

Flinger

CRLF - Acho que o meu problema foi não ter usado uma estrutura para o meu maze. Eu uso uma matriz de chars.

Não quer dizer que esteja errado. O Hippo usa uma matriz também, mas cada valor tem lá dentro a informação sobre os limites das posições.

No teu caso, como não disponibilizaste a função de leitura, não sei como o fazes. Mas o algoritmo em si é fácil.

Partindo do princípio que a tua estrutura Maze é a pilha,

push(posicaoinicial)
Enquanto stack não for vazia
   elemento = pop()
   se (matriz[posicao_do_elemento] == vazio)
       matriz[posicao elemento] = contador
       Se (puder_ir_para_direita)
           push(elemento_a_direita)
       Se (puder_ir_para_baixo)
           push(elemento_a_baixo)
       Se (puder_ir_para_Esquerda)
           push(elemento_a_esquerda)
       Se (puder_ir_para_cima)
           push(elemento_a_cima)

Tem em atenção a ordem das comparações. Numa stack o pop devolve-te o último elemento a ser inserido. Por isso se o primeiro que queres testar é o de cima, este tem de ser o último a ser inserido.

O algorítmo que postei da wikipédia é um pouco diferente, já que carrega para a stack todos os elementos, só depois fazendo o teste se eles já foram visitados ou não.

Também dá, mas eu acho que esta forma é um pouco mais eficiente.

BTW, para usares uma pilha não necessitas de recursividade. A pilha em si já te resolve o problema de voltar atrás.

Edited by Flinger

WolfmanZ

Só tenho uma duvida referente ao teu pseudo-codigo, o elemento que referes na 3ª linha será o nó criado antes de fazer o push(posicaoinicial) ?

Obrigado

Flinger

Sim. Falta-me o incremento do contador, cada vez que o atribuis a uma posicao.

Edited by Flinger