Jump to content
zegeremias

Dijkstra

Recommended Posts

zegeremias

Pretendo descobrir o caminho mais curto entre 2 nos de 1 grafo (pesado) e o caminho mais curto que passe por todos os nos.

O melhor é o algoritmo de dijkstra? e há alguma forma de um implementar sendo o meu grafo implementado com uma matriz de adjacencias?

zegeremias

ok, entao como poderia ser o algoritmo visto ter as minhas classes assim:

public class Graph<T> implements GraphADT<T> {
       protected final int DEFAULT_CAPACITY = 10;
       protected int numVertices; // number of vertices in the graph
       protected boolean[][] adjMatrix; // adjacency matrix
       protected T[] vertices; // values of vertices
       //tem ainda os metodos necessarios como addEdge e addvertex...
}
public class Aresta<T> {

private T verticeInicio;
       private T verticeFim;
       private double peso;
       //(...)
}
public class Network<T> extends Graph<T> implements NetworkADT<T> {
       protected Aresta[] arestas;
       /**
        * Creates an empty graph.
        */
       public Network() {
               super();
               numVertices = 0;
               this.adjMatrix = new boolean[DEFAULT_CAPACITY][DEFAULT_CAPACITY];
               this.vertices = (T[]) (new Object[DEFAULT_CAPACITY]);
               this.arestas = (Aresta[]) (new Object[0]);
       }
       //tambem com os metodos necessarios como addEdge e addvertex...
}

isso é so um excerto das classes que penso serem principais... se alguem conseguir ajudar agradecia

Edited by Baderous
geshi

HappyHippyHippo

afinal queres que te criem o código ou tens dúvidas no que o algoritmo faz/se processa ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

zegeremias

eu procuro o algoritmo na net e n parece que encaixa nas minhas classes, por isso era para ver se alguem tinha/sabia o codigo correto

HappyHippyHippo

se o que pretendes é o código, então vou deixar de seguir este tópico.

se o problema é perceber o algoritmo (algo que parece ser o caso por não saberes aplicar-lo ao código que tens) então terás de apresentar o que realmente não percebes no algoritmo.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Rui Carlos

Basicamente, precisas que a tua estrutura de dados seja capaz de te devolver os vizinhos de um nó (é simples, basta percorrer uma linha/coluna da matriz de adjacência), e o peso das arestas (precisas de saber onde está a informação da aresta).

O código da Wikipédia deve servir (pelo menos para a parte do caminho mais curto entre dois nós).

Podes começar por converter o código da Wikipédia (ou outro), e depois indicas o que é que não conseguiste fazer.

zegeremias

o shortestPathWeight da class network calcula o custo minimo entre 2 nos?

o minSpanningTree faz o mesmo?

e qual devo usar para verificar o que custo menos e que passe por todos?

Rui Carlos
minSpanningTree deve ser para calcular a árvore de extensão mínima do grafo, que pode ser vista como uma solução para a segunda parte do problema, se bem que o resultado obtido não é propriamente um caminho. Caso a solução tenha mesmo que ser um caminho, então diria que o problema que tens em mãos é o do caixeiro viajante (que é um problema NP-hard).

zegeremias

surgiu-me outro problema, depois de colocar o shortestestPathWeight a funcionar.

Eu tenho vertices ligados por arestas que pretende que sejam bidireccionais, e outras que pretendo que nao sejam bidireccionais, mas ele ta a assumir que sao sempre... como poderei resolver isto atraves de mais algum addEgde ou alterando o shortestestPathWeight

Rui Carlos

Define o grafo como não direccionado, e quando tiveres uma ligação nos dois sentidos, adicionas duas ligações em cada sentido.

Penso que estás a usar uma matriz de adjacência, pelo que agora a tua matriz deixará de ser simétrica. Se tiveres apenas ligação do nó N para o nó M (e não o contrário), isso significa que adjMatrix[N][M] será true, e adjMatrix[M][N] será false (também podes fazer ao contrário).

zegeremias

ja esta tudo a funcionar, o erro estava nos algoritmos de caminho mais curto, obrigado.

FilhoDoSol

Pretendo descobrir o caminho mais curto entre 2 nos de 1 grafo (pesado)

Os pesos dos arcos podem ser negativos? Se sim o Dijkstra não funciona, e tens de usar o Bellman–Ford.
e o caminho mais curto que passe por todos os nos.
Para este tens de usar o Prim ou o Kruskal.