Jump to content
Xedoc

parâmetros, métodos, Procedimentos....

Recommended Posts

Xedoc

Olá pessoal.,..

Será que alguém consegue-me fornecer um site com algum tutorial bastante bom e simples de compreender sobre o que são os parâmetros, procedimentos, métodos, classes, fonctions etc.. com exemplos em C# ?

Já li alguns, penso que entendi mas por fim acabo por me aperceber que na verdade não entendi nada. Faço confusão especialmente na parte do " Procedures ", " Fonctions " e " methodes" Não consigo entender qual a diferença.

Não sei se isto é de facto difícil de compreender ou se sou eu que estou a fazer um filme muito grande para algo que por fim é simples.

Por exemplo, eu tendo isto como base: static void Main(string[] args) eu não consigo explicar nem dizer se é um parâmetro, um método ou outra coisa...

Se alguém me puder ajudar agradecia.

Já agora, eu tendo Math.pow, isto é o Framework certo ?

Cumpz.

Edited by Xedoc

Guilherme Santos

Uma função,obrigatóriamente,retorna um valor e em alguns casos realiza uma operação.Um método apenas realiza uma operação.

O escopo de uma função é acompanhado do tipo de valor à ser retornado,já o método,apenas com a keyword void.

Ex de função:

//string é o tipo de valor que vai ser retornado
public string obterTexto()
{
return "ola";
}

A função nunca pode retornar um valor diferente declarado em seu escopo.

//o tipo de dado retornado deve ser string
public string obterTexto()
{
return true; //true não é um valor string e sim um valor boolean,logo,você recebe um erro
}

ex de método:

public void fazerAlgo()
{
File.Delete(@"C:\arquivo.exe");
}

Um método pode usar a keyword return (somente return),que indica que a função deve parar ali,e não executar mais.

public void fazerAlgo()
{
File.Delete(@"C:\arquivo.exe");
return; //informamos que o resto da função (o que estiver abaixo) não deve ser executado
File.Delete(@"C:\teste.exe"); //não vai ser executado
}

Parâmetros são,basicamente falando,o que estão entre os parênteses nos métodos e funções.

public void fazerAlgo(string arquivo) //arquivo é um parametro
{
File.Delete(arquivo);
}

static void Main(string[] args) //args é um parametro

Argumentos são os valores que são passados ao chamar um método com parametros

fazerAlgo(@"C:\arquivo.exe"); //a string C:\arquivo.exe é um argumento

Main(new string[] {"a", "b"});

Flinger

O meu antigo professor de POO batia-vos se visse isso :D

Uma função,obrigatóriamente,retorna um valor e em alguns casos realiza uma operação.Um método apenas realiza uma operação.

correcto para a função, mas a segunda definição é a de procedimento, não método.

Em POO não existe o conceito de funções ou procedimentos, mas sim de métodos, que podem ou não retornar um valor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_(programa%C3%A7%C3%A3o)

Quanto à diferença entre parâmetros e argumentos, a definição do Guilherme Santos está correcta, embora normalmente se utilizem como sinónimos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A2metro_(ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o)

Xedoc

Obrigadão pela explicação pessoal mas não me explicaram tudo.

O Math.pow é o framework ? Se não for alguém me pode explicar o que é o Math.pow e o que é o framework ?

Cumprimentos.

Xedoc

Só uma última pergunta...

Qual é a diferença entre um procedimento e um procedimento de evento ?

E em que tipo de situações e que devo aplicar o " static " ?

Edited by Xedoc