Jump to content
ferreiraedgar

Duvida criar base de dados

Recommended Posts

ferreiraedgar

Boa noite

Começo por dizer que sou um programador iniciante, e sem nenhuma experiência em mysql, mas tenho de fazer um trabalho e surgiu uma duvida logo no inicio. Passo a explicar:

Tenho de criar um programa que guarde numa base de dados em mysql utilizadores e para cada um desses utilizadores (nesse caso vendedores) as vendas de um respectivo artigo no respectivo dia. Isto é tenho de saber o valor das vendas todos os dias e guardar toda essa informação.

Comecei por criar uma tabela para os utilizadores com o nome, mail, pass etc..... Mas agora não sei como guardar as vendas dos artigos.

Alguém me pode ajudar?

Desde já agradeço a disponibilidade.

Cumprimentos

Edgar Ferreira

ferreiraedgar

Boas,

Desde já obrigado pela resposta.

A minha duvida é como ligar isso a cada utilizador, como é que guardo no utilizador quantas vendas fez e qual o valor das mesmas para todos os dias?

Peço desculpa peça ignorância mas mysql é zero mesmo....

AJBM

Artigo

idArtigo

nome

preco

Vendas

idVenda

idVendedor-- ao fazeres isto estas associar um vendedor a uma venda

data

Podes e Deves completar mais as tabelas...

Agora para ti uma venda só tem um artigo ou pode ter mais de que um artigo.

Tens de pensar nisto pois vai afectar as tuas tabelas da base dados, primeiro define o teu negocio e depois defines as tabelas

ferreiraedgar

Vou-me explicar melhor, Neste caso cada venda tem mais do que um artigo, sendo que cada vendedor só tem uma venda por dia (por data).

Tabelas existentes:

Utilizador

ID

nome

Email

etc

Agora segundo a tua sugestão:

Artigo

idArtigo

nome

valor

Vendas

idVenda

idUtilizador

idArtigo --------------suponho que tenha de existir para saber qual o artigo que foi vendido na venda em questão certo?

data

Cada vez que um vendedor regista uma venda é criado uma linha na tabela Vendas que será associada a um vendedor e a um artigo certo?