Jump to content
icemonster2

[Resolvido] Declaração de variáveis depentendes de outras variáveis.

Recommended Posts

icemonster2

Isto é uma parte alterada de um dos meus programas:

possibilidades = []
lista = [(0,1)]
possibilidades.append(lista)
lista.append((1,1))

Eu esperava que a variável possibilidades ficasse com o valor [(0,1)] mas pelo que parece, fica com o valor [(0,1),(1,1)], embora a variável lista tenha sido adicionada à variável possibilidades antes sequer de acrescentar valores à lista. Já tenho uma ideia do porquê de isso acontecer mas não sei uma maneira alternativa para que a variável possibilidades seja independente da variável lista e mesmo assim adicionando os valores que estão na variável lista.

Cumprimentos, Ice_monster

Edited by Rui Carlos

pwseo

Experimenta utilizar o operador [:]:

possibilidades = []
lista = [(0,1)]
possibilidades.append(lista[:])
# ou entao:
possibilidades.append(list(lista))
lista.append((1,1))

(atenção: não testei)

pwseo

De nada :)

Ontem não expliquei o motivo pelo qual as coisas funcionavam da forma que referiste (e normalmente costumo fazê-lo). Essencialmente, Python não copia arrays na sua totalidade quando tu atribuis uma array a um nome (variável). Na realidade, o que acontece é que esse nome passa a apontar para a array original (o que podes confirmar com a função id()). Isto significa que qualquer alteração que faças na array original afecte todos os nomes que apontam para ela porque afinal de contas, todos apontam para os mesmos dados.

Quando utilizas o operador [:] ou a função list() é criada uma array nova, uma verdadeira cópia da tua array original (que é o que pretendias fazer).