Jump to content
aquelesoueu

Navegação numa aplicaçao

Recommended Posts

aquelesoueu

Boas, eu nem sei se estou na área certa... mas aqui vai!

Eu estou a criar um protejo que vai ter vários formulários (o normal, para alterar dados na base de dados, consultas, etc.), e precisava de ideias para como a aplicação vai ser mostrada, eu vou dizer duas formas em que já pensei ... pedia que se se lembrarem de outra forma dissessem.

Eu tinha pensado na forma mais normal, uma jframe principal onde se abre outras jframes, mas nao me pareceu muito pratico.

Também pensei em ter uma jframe principal com um jLayeredPane onde eram abertas todas as JInternalFrames.

Agradeço toda a ajuda possível, desde já obrigado...

Knitter

Depende do tipo de formulários e da forma como estes vão ser preenchidos. Janelitas dentro da janela principal é pouco prático e bastante confuso. Assumindo que os formulários dizem respeito a áreas diferentes menus ou barra lateral com as áreas e o formulário no centro é o mais simples.

Podes dar mais detalhes do que pretendes com a aplicação?

• Vote 1

Knitter

É um exemplo, não tem de ser explicitamente uma JTree, alterar para usar botões (grande ícones) torna mais agradável, reduzir o número de menus ao mínimo e essas opções de gravar não deviam estar no topo :)

aquelesoueu

É um exemplo, não tem de ser explicitamente uma JTree, alterar para usar botões (grande ícones) torna mais agradável, reduzir o número de menus ao mínimo e essas opções de gravar não deviam estar no topo :)

Ok, obrigado pelas sugestões!!(acho que vou mesmo por ai)

vou mexer nisto até achar que fica bem, alguma coisa ponho aki :D

Edited by aquelesoueu

Knitter

Roubando um pouco o exemplo do Google, este tipo de interface funciona bem se tiveres poucas categorias, embora seja possível ter sub-divisões ou uma segunda coluna, ou até combinar com separadores na vista principal caso existam sub-categorias.

qGMypZ.png

Atenção que não existe nada em Java Swing para replicar exactamente esta interface, é possível implementar com TabbedPane definido com separadores laterais mas não fica igual. Se seguires por este caminho usa simplesmente botões com estilo alterado. Se estiveres a usar, ou tiveres a possibilidade de usar JavaFX é mais fácil implementar algo parecido.

aquelesoueu

Roubando um pouco o exemplo do Google, este tipo de interface funciona bem se tiveres poucas categorias, embora seja possível ter sub-divisões ou uma segunda coluna, ou até combinar com separadores na vista principal caso existam sub-categorias.

qGMypZ.png

Atenção que não existe nada em Java Swing para replicar exactamente esta interface, é possível implementar com TabbedPane definido com separadores laterais mas não fica igual. Se seguires por este caminho usa simplesmente botões com estilo alterado. Se estiveres a usar, ou tiveres a possibilidade de usar JavaFX é mais fácil implementar algo parecido.

Também parece interessante ;)

Eu vou fazer vários, dps vejo qual é que se adequa melhor a aplicação.

Agradeço a ajuda, se tiveres mais ideias, se alguém tiver mais ideias vá dizendo. Tudo é bem vindo :thumbsup: