Jump to content
Sign in to follow this  
alves077

[Dúvida] problema distancia de hamming

Recommended Posts

alves077

Boa tarde,

Tenho um problema que estou com dúvidas em certas partes da resolução. Tenho uma cadeia de caracteres, que o alfabeto, tenho que encriptar a cadeia, colocando cada no lugar de cada caracter o seu correspondente no alfabeto andando a distancia de hamming dada. Por exemplo se a distancia for 3, e tiver um a passa para d. Só que não sei como resolver o problema das extremidades.

Como tenho o alfabeto declarado estaticamente como cadeia de caracteres. Não sei bem como simular como se a cadeia fosse circular, mas não sendo...

Outro problema é que a distancia tanto pode ser positiva ou negativa. Como estava pensar fazer não é possível andar nos dois sentidos...

Alguma ideia que me ajuda?

Um começo que tenho:

def encripta(palavra,num):
   alfabeto = 'abcdefghijklmnopqrtuvxz'
   palavra_e = ""
   for i in range(len(palavra)):
    if(alfabeto.index(texto[i]) < len(alfabeto) - num):
	    palavra_e = palavra_e + texto[i]
   else:
	   pass

Só que agora estou a pensar como resolver e estou um bocado encravado...

Obrigado pela atenção,

alves077

Pedro C.

Olá,

O teu problema pode ser resolvido de várias maneiras. A mais fácil é criares a repetição do alfabeto e teres algo como:

alfabeto = alfabeto + alfabeto + alfabeto

Desta maneira, sabendo que o alfabeto do meio começa em -index: 23 (se não me engano)-, seguramente podes fazer a distância total de 23 caracteres para trás ou para a frente que não sairás da string.

Não é contudo a maneira mais graciosa. Para emulares uma cadeia circular poderás fazer um contador circular e isto pode ser feito com trignometria (da mesma maneira que divides um circulo em 2pi ou 360 também podes dividi-lo em 23). Assim, independentemente do teu ângulo terias o resultado correcto (porque o coseno de 20 é igual ao coseno de 360+20, por exemplo). Para alem disso conseguirias evitar as statement if de todo e com algum trabalho até poderias evitar o ciclo for (de python, pois ele tem de acontecer pode é acontecer mais rápido).