Jump to content
Gundares

IO

Recommended Posts

Gundares

Boas,

desculpem estar a chatear mais uma vez com dúvidas estúpidas mas eu preciso de tirar um número à sorte para o transformar numa string e construir um atributo num xml só que as funções que tiram números à sorte dão todas resultados do tipo (IO () || Int..). Eu já procurei pela internet e descuri que não há forma de transformar diretamente um IO numa String ou num Int diretamente , mas não haverá uma forma de contonar isso?

Cumprimentos Gundares

thoga31

Há formas obscuras de contornar isso, mas tens de trabalhar num bloco IO para trabalhar com números pseudo-aleatórios.

funcao = do
   x <- randomRIO (1,9)
   -- etc...

Knowledge is free!

pwseo

Há formas obscuras de fazer o que pretendes, mas seguramente não é o que os teus professores pretendem que faças. A solução é construires todo o teu código de forma a que depois possas gerar o número aleatório na main da forma que o thoga31 demonstrou. Depois podes usá-lo com todas as tuas funções.

Gundares

Eu já tentei fazer isso, criei uma função auxiliar que a unica coisa que fazia era receber dar o resultado como int só que como tinha de por o putStrLn aquilo acabava por se transformar outra vez num IoO e se não pusesse o putStrLn o ghci queixavasse de não poder acabar com um int

Edited by Gundares

pwseo

Penso que estás a confundir algumas coisas e a desconhecer outras... podes mostrar o que já fizeste?

Gundares

Um colega disse que para transformar um Int a partir do resultado devia criar uma função que o resultado fosse in para aplicar no fim do do block entao eu fiz o seguinte fui ver ao enunciado que tinha lá um exemplo :

import Text.XML.Light
import System.Random
main = do entrada <­- getContents
	  let Just elem = parseXMLDoc entrada
	  seed <­- randomIO
	  putStrLn $ showElement (processa seed elem)
processa :: Int -­> Element ­-> Element

Isto é para a main que corre as funções todas dando o resultado final do ficheiro

Então eu tentei fazer uma coisa do tipo só para ver se isto resolvia o problema de não ser int

qualX = do x <- randomRio (-18,18)
			  putStrLn  $  show (oX x)

oX :: Int -> Int
oX n = n

rapidamente me apercebi que isto era tanto inútil como absurdo , pois eu ao aplicar o putStrLn $ show (oX x) estou a transformar aquilo de novo num IO ()

Edited by Rui Carlos
GeSHi

pdfrod

Cria uma função que receba o número aleatório como argumento, e depois faça o processamento XML que tem a fazer. Depois no "main" só tens que invocar essa função passando o número aleatório. Exemplo:

processXML :: Int -> ...
processXML v = doXMLStuff (show v)

main :: IO ()
main = do
 v <- randomRIO (-18, 18)
 let result = processXML v
 ...
 return () -- Esta linha normalmente não é necessária num programa completo, mas dá jeito quando ainda se está a desenvolver