Jump to content
jonhhy

comando para efetuar vários testes

Recommended Posts

jonhhy

boa tarde, já utilizei linguagens de alto nível e na altura por exemplo utilizava 1 que era o tempo de execução. E posteriormente utilizava um outro em que me escreviamos o número de testes que ia-mos realizar. Com intuito de observar o parametro encolhido: testando possíveis bugs do programa e obter resultados fidedignos.

Gostaria fazer testes para o tempo de execução do programa: (em que utilizo time./program) para ver volores confiáveis nos resultados.

nfZn9QR.png

De modo que, apresenta-se um tempo do programa aceitável. Ex: Não é compreensível que um fatorial 8 demore menos tempo que o fatorial de 4.

Edited by thoga31
Corrigidas tags IMG

thoga31

Utilizaste uma linguagem que era o tempo de execução? Ok... organiza aí bem as tuas ideias e com um português mais correcto.

Exactamente o que pretendes? Testar uma função que calcula o factorial? A mim admira-me que demores 5 segundos a calcular o factorial de 9. Que código estás a usar? Se estiveres a ler o input do teclado, tens de te lembrar que tens de ter em conta o tempo que demoras a escrever o número e a premir enter.

Knowledge is free!

jonhhy

Utilizaste uma linguagem que era o tempo de execução? Ok... organiza aí bem as tuas ideias e com um português mais correcto.

Exactamente o que pretendes? Testar uma função que calcula o factorial? A mim admira-me que demores 5 segundos a calcular o factorial de 9. Que código estás a usar? Se estiveres a ler o input do teclado, tens de te lembrar que tens de ter em conta o tempo que demoras a escrever o número e a premir enter.

Há okay eu estou a contar o tempo com o input do teclado então, e assim faz sentido.

Edited by jonhhy

thoga31

Recebe argumentos por linha de comandos, assim terás tempos de execução mais credíveis.

Por exemplo, eu fiz agora em Pascal e até no factorial de 20 obtive 0m0.001s.

thoga31@thoga31-pc$ time ./fact 20
20! = 2432902008176640000

real	0m0.001s
user	0m0.000s
sys	0m0.000s

Knowledge is free!

Rui Carlos

É muito complicado obteres tempos fiáveis com execuções tão rápidas, ainda para mais usando o time. Também me parece que estás a contar o tempo de introduzir o valor de input.

Podes experimentar usar a função clock para medir o tempo de execução directamente no programa, mas ainda assim não sei se vais ter muito sucesso.

jonhhy

okay obrigado pelas dicas,

BPvfjnW.png

o meu programa dá valores errados para valores aleatórios(possíveis bugs).

Não sei o porquê e determinei-os por acaso.

já programei em haskell. E no interpretador dava fazer múltilplos testes alatórios que conta da fiabilidade do programa, usando um comando que não me recordo sinceramente.

http://imgur.com/BPvfjnW

código do programa que dá erros em certos testes:

#include <stdio.h>
int main(void)
{
 int n,m;
 printf("escreve o valor do primeiro e segundo valores, respectivamente\n");
 scanf("%d%d",&n,&m);
 if (m==0)
   puts("Divisão por 0 não terá êxito");
 else
 {