Jump to content
Leudassdf

Estruturas auto-referenciadas

Recommended Posts

Leudassdf

Boas pessoal,

atualmente estou a começar a estudar estruturas e vi isto num tuturial

typedef struct ponto {
double x;
double y;
struct ponto *origem;
} Ponto;

Pelo que consegui perceber isto é uma estrutura auto-referenciada. o que eu nao consegui perceber é o que é que isto significa.

Ou seja, onde diz struct ponto *origem,nao consegui perceber o que faz esta declaraçao.

Alguem me pode explicar?

Cumprimentos

pwseo

Se estás a estudar structs então não precisas já do typedef:

struct ponto {
 double x, y;
 struct ponto *origem;
};

A declaração struct ponto *origem significa que a tua struct ponto tem um campo chamado origem que aponta para uma outra struct ponto. Dizemos que há auto-referenciação porque estás a utilizar struct ponto dentro da sua própria definição. Não é nada mais que isso.

É importante compreender o motivo pelo qual origem é um apontador e não uma struct ponto. Quando defines uma struct em C e crias uma variável desse tipo, é alocada memória para todos os campos. Ora, se dentro de uma struct ponto existir uma struct ponto, a alocação de memória será infinita, pois dentro de cada struct ponto haverá sempre mais struct ponto, e o compilador não seria capaz de parar:

struct ponto {
 double x, y;
 struct ponto {
   double x, y;
   struct ponto {
     double x, y;
     struct ponto {
       /* ... buraco sem fim ... */
     };
   };
 };
};

Por esse motivo, dentro de cada struct ponto existe um apontador para struct ponto. Um apontador é apenas um valor numérico, e por isso deixa de haver recursividade na definição.

Isto ajuda-nos a perceber que em C é impossível criar definições recursivas (outras linguagens, como Haskell, permitem-no), mas podemos utilizar auto-referenciação (uma struct que contenha apontadores para structs do mesmo tipo) para emular essa recursividade -- como acontece em muitas estruturas de dados que irás construir, começando com as listas ligadas.

PS.: por que motivo cada ponto definido nesse tutorial precisa de apontar para a origem? São pontos com coordenadas relativas em vez de absolutas?

Leudassdf

Sim. As coordenadas são relativas.

No entanto fiquei sem perceber qual a utilidade de fazer struct ponto *origem;

Isto vai ter alguma utilidade no programa?

pwseo

Utilizas struct ponto *origem porque se as coordenadas são relativas, tens que saber em relação a que ponto o são. Por esse motivo, tens que incluir a origem em cada ponto, e isso é feito criando um apontador para o ponto da origem dentro de cada ponto.

Diz-me: o que compreendes de apontadores?

Leudassdf

Utilizas struct ponto *origem porque se as coordenadas são relativas, tens que saber em relação a que ponto o são. Por esse motivo, tens que incluir a origem em cada ponto, e isso é feito criando um apontador para o ponto da origem dentro de cada ponto.

Diz-me: o que compreendes de apontadores?

Não sei muito. So agora é qie começei a ver...

No entanto sei que os apontadores servem p.ex para passar valores por referencia e não por valor. Isto permite-nos ir ao endereço onde se encontra guardado o valor declarado a uma variável e alterá-lo ou consultá-lo.

Ou seja por aquilo que percebo um apontador aponta para um determinado endereço de memoria.

pwseo

Tentar estudar self-referencing structs sem compreender apontadores é como resolver equações de segundo grau sem saber as operações matemáticas comuns: não são difíceis, mas exigem que se saibam algumas coisas de base.

Vou explicar-te o assunto de outra forma: cada struct ponto não pode conter dentro de si uma struct ponto, porque o compilador nunca seria capaz de parar essa definição infinita. Por esse motivo, em vez de cada ponto ter dentro de si o ponto origem tem um apontador para esse ponto. Como um apontador é apenas um endereço, a definição deixa de ser "infinita". Desta forma, tu podes pegar num ponto qualquer e facilmente saber qual a origem à qual ele se refere: basta seguir o endereço que armazenaste em origem.

PS.: pratica os teus conhecimentos em apontadores; sem isso, tudo o resto fica complicado.

Leudassdf

Tentar estudar self-referencing structs sem compreender apontadores é como resolver equações de segundo grau sem saber as operações matemáticas comuns: não são difíceis, mas exigem que se saibam algumas coisas de base.

Vou explicar-te o assunto de outra forma: cada struct ponto não pode conter dentro de si uma struct ponto, porque o compilador nunca seria capaz de parar essa definição infinita. Por esse motivo, em vez de cada ponto ter dentro de si o ponto origem tem um apontador para esse ponto. Como um apontador é apenas um endereço, a definição deixa de ser "infinita". Desta forma, tu podes pegar num ponto qualquer e facilmente saber qual a origem à qual ele se refere: basta seguir o endereço que armazenaste em origem.

PS.: pratica os teus conhecimentos em apontadores; sem isso, tudo o resto fica complicado.

Claro que irei treinar. No entanto eu com o apontador origem consigo fazer alguma coisa?

Podes dar-me um exemplo?

pwseo

Consegues saber as coordenadas x e y do ponto de origem, podes trocar o ponto de origem por outro ponto qualquer, entre outras coisas. Não sou eu que posso dar-te respostas sobre isso; o tutorial que estás a seguir é que deveria explicar por que motivo utiliza um apontador para a origem :)

HappyHippyHippo

acho que o maior problema é pensares no exercício em questão em vez no que realmente o método foi usado.

como já foi dito, o ponteiro é usado para se poder definir uma referência de memória para um tipo de dados estruturado X dentro desse mesmo tipo de dados.

o caso mais comum (porque a razão do seu uso é mais do que evidente) é em listas ligadas (uma lista de nós, em que cada nó guarda um valor e aponta para a posição de memória para o nó seguinte).

pensa no que tens quando usas arrays:

int array[10];

isto não é mais do declarar um bloco de memória que ocupa o espaço de 10 inteiros contíguos. no entanto existe o problema que ficas inicialmente limitado a 10 elementos, sendo o processo de redimensionamento dessa memória algo que pode ser pesado computacionalmente.

uma estrutura usada para colmatar esse problema são listas ligada que só ocupam a memória necessária sendo fácil inserir e retirar elementos sem problemas de limite (tirando o limite máximo de memória).

no caso mais simples, terás o tipo de dados estruturados No, que formará a seguinte estrutura:

+----+  +----+  +----+
| No ---> No ---> No --->
| Val|  | Val|  | Val|
+----+  +----+  +----+

como vês, está implícito que na declaração do tipo de dados estruturado tens de ter a referência para o nó seguinte e o inteiro que irá guardar o valor do nó.

o problema é que não podes fazer o seguinte:

struct No {
 struct No no; // <---
 int val;
};

a razão já foi explicada acima pelo @pwseo, isto seria um ciclo infinito, e a razão pela qual o compilador não permite tal coisa.

é por isso que é usado um ponteiro, porque um ponteiro é uma referência a uma posição de memória e como tal não é mais do que um número.

struct No {
 struct No * no; // <--- ponteiro
 int val;
};

----------

o caso to teu exercício, o que está a acontecer é o mesmo. tens um ponto num referencial Xr,Yr que se encontra definido pela estrutura struct ponto, só que para definir esse ponto nesse referencial, necessitas de saber qual o ponto de origem desse referencial.

imagina um ponto dentro de uma janela do teu ecrã:

+--- ecrã ----------------------------------------------------------------+
|                                                                         |
|       +--- janela ----------------+                                     |
|       |                           |                                     |
|       |        * Ponto            |                                     |
|       +---------------------------+                                     |
+-------------------------------------------------------------------------+

se tiveres guardada a posição do ponto numa estrutura como a usada no teu código, terás:

struct ponto OrigemEcra = {0.0, 0.0, NULL};
struct ponto OrigemJanela = {10.0, 10.0, &OrigemEcra};

struct ponto PontoRefJanela = {10.0, 10.0, &OrigemJanela};
struct ponto PontoRefEcra = {PontoRefJanela.x + PontoRefJanela.origem->x,
                            PontoRefJanela.y + PontoRefJanela.origem->y,
                            &OrigemEcra};

os dois pontos (PontoRefJanela, PontoRefEcra) estão referenciar o mesmo pixel do ecrã ...

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p