Jump to content
brunocod

Editar linha de ficheiro.txt

Recommended Posts

brunocod

Olá pessoal, este é o meu primeiro post no fórum.

Estou a fazer o projecto de introdução à programação onde tenho que fazer um programa para registar disciplinas, turnos e alunos e associá-los. Neste momento estou na parte de alterar dados da Disciplina. Fiz um "escreverFicheiro()" e introduzo o código da disciplina e o nome (em linhas separadas). O meu problema é quando chamo o menu para alterar os dados. Queria fazer uma espécie de replace de texto. O que eu queria era pesquisar o texto e substituir esse texto encontrado no ficheiro por o texto inserido de seguida.

Já vi em alguns posts que preciso de substituir o ficheiro inteiro e criar um temporário mas não consigo edita-lo para o meu código. Estou à uns 4 dias de volta disto e ainda não consegui.

Knitter

Onde é que tens dificuldades?

A forma mais simples é mesmo escrever novamente todo o ficheiro, re-escrevendo todos os dados com o ficheiro aberto para escrita apenas. É exactamente a mesma situação que se estiveres a escrever o ficheiro pela primeira vez.

Procurar a localização exacta, em ficheiros de texto, já depende bastante da forma como o ficheiro está escrito, se tens ou não marcadores especiais, ou informação extra (como número de registos/linhas) que possa ser usada para auxiliar a pesquisa da linha a alterar.

Se tens o código feito para gravar os dados pela primeira vez, então tens o código para re-escrever o ficheiro com os novos dados, é o mesmo código.

brunocod

Eu tenho isto:

case 2: System.out.println("---- Inserir Nova Disciplina ----\n");
System.out.println("Introduzar o código da disciplina a alterar:\n");

pesquisarFicheiroDisciplina(lerTeclado());
break;

public static void escreverFicheiro(String texto) {
       try {
               BufferedWriter bw = new BufferedWriter(new FileWriter(ficheiro.getAbsoluteFile(),true));
               bw.write(texto);
               //bw.newLine();
               bw.close();
       } catch(IOException e) {
               System.out.println("Erro na aplicacao!");
               e.printStackTrace();
       }
} 

Supostamente quero substituir o código da disciplina e o nome. Mas não sei mesmo como fazer isso.

Edited by Baderous
geshi