Jump to content
BigMac

Assembly - Dúvida no Projeto

Recommended Posts

BigMac

Boa Tarde Pessoal :cheesygrin: Hoje gostava de vos perguntar uma questão pois tenho uma dúvida num projeto que estou a fazer em Assembly Language.

Preciso de escrever uma rotina que recebe nos registos B e C dois números de 8 bits para multiplicar. A rotina tem de fazer a multiplicação e deixar o resultado no registo A, mas se o produto dos dois números não puder ser guardado em 8 bits, a rotina deverá deixar ZERO no registo A. Eu já estive a ver online algumas soluções mas a maioria vai buscar endereços e eu fico um pouco confuso. Sou muito novo nesta linguagem mas toda a ajuda é preciosa :cheesygrin: Mais precisamente na ultima parte (deixar zero acumulador caso o resultado não possa ser guardado em 8 bits).

Obrigado a toda a ajuda !

Cumprimentos

O PROJETO É EM 8085, CONVÉM SABER ISSO

Edited by Rui Carlos

motherFFH

A não ser que queiras usar um algoritmo de multiplicação mais avançado, limita-te a somar "B" vezes o valor de "C" ao acumulador ("A"). Para detectar se o resultado não cabe, valida a flag carry, i.e. faz um JC logo a seguir à soma para o código de tratamento de erro.

Em pseudo código, já que não me lembro praticamente nada do 8085, algo do género:

; validar se b=0
xor A
cmp B
jz done

loop:
add C
jc overflow
dec B
jnz loop

jmp done

overflow:
xor A

done:
; resultado em A

BigMac

Obrigado pela resposta :) Realmente o que precisava mais era desta parte, vou tentar adaptar a 8085. Entretanto mais respostas são bem vindas :D

BigMac

O que queres dizer com XOR A? Já tratei da primeira parte do código, multiplicar os dois numeros mas nao consigo ainda verificar o "overflow" . deixo aqui o codigo :

MVI B,02

MVI C,01

MOV A,B

DCR C

SOMA :

ADD B

DCR C

JNZ SOMA

HLT

Basicamente multiplico 2 por 1 e o resultado (que é 2) fica no acumulador. Falta é por ali alguma verificação

BigMac

Acho que consegui. Aqui fica o código para quem quiser usar!

MVI B,0A

MVI C,FA

SOMA :

ADD B

JZ OVERFLOW

DCR C

JNZ SOMA

JMP FIM

OVERFLOW :

MVI A,00

FIM :

HLT

Basta substituir os valores de B e C e o valor fica guardado no A! (feeling proud)