Jump to content
charly

MYSQL COUNT / mysql_num_rows

Recommended Posts

charly

Boas pessoal,

Encontro-me no momento a desenvolver um website, em que deverá existir numa página uma lista de categorias.

Essas categorias deverão ter de seguida o número de artigo dentro das mesmas, o que seria facil com o mysql_num_rows(), mas existe algo um pouco mais complexo que me transcende devido ao limite do meu conhecimento em SQL.

tendo uma table com os campos artigos (id, name, ref, time), e sabendo que o campo terá 3 tipos de introduções (null, ex.: 1, ex.: 1-2). Independentemente das 2 primeiras null, ou ex.: 1 o sistema deverá retornar +1, se existir "-" deverá somar +1 por cada.

Pode ser um bocado confuso, mas o que quero é, uma query em que retorne a soma dos resultados encontrados, mas que por cada "-" soma +1.

Ex.:

resultados de

SELECT ref FROM articles WHERE category = 3

é:

ref
1
2
3
4
5-6
7
8
9-10

apesar de só apresentar 8 linhas, deverá obter 10 como resposta. Imaginem o nr como letras, pois o conteudo é variavel.

ex.:

ref
a
b
c
d-e

rsultado é 5.

Obrigado pela vossa ajuda.

Edited by brunoais
geshi

I-NOZex

se fosse a ti, pegava no resultado da query, deixava em array, aplicava um explode http://www.w3schools.com/php/func_string_explode.asp para separar, e depois obtia o lenght da array (;

edit:

aqui fica uma forma de fazer:

<?php
$res = array(1,2,3,4,5-6,7,8,9-10); //resultado da query em array
$count = 0;
foreach($res as $item){
$count += substr_count($item, '-'); //por cada hifen encontrado, incrementa o resultado. ex: se encontrar 1 hifen, incrementa 1, se encontrar 2, incrementa 2...
}
echo count($res)+$count; //conta os indices da array, e adiciona o numero de hifens encontrados
?>

Edited by I-NOZex

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

charly

@I-NOZex mas eu queria evitar dar trabalho a mais ao apache. Queria que o SQL trata-se já desse assunto.

Mas claro posso estar a pensar errado.

I-NOZex

nao creio que o sql consiga tratar-te desses dados, mas vou pesquisar melhor sobre esse assunto

mas digote ja que nao é por aquele snippet que o site vai ficar mais lento!

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net