Jump to content
rmtpinto

Base dados controle de stock

Recommended Posts

rmtpinto

Bom dia.

Preciso criar uma bd em access 2007 (infelizmente) que faça o seguinte:

1 - receber equipamentos de vários fornecedores ou clientes e colocá-los em STOCK

routers (varios modelos, marcas e identificados por mac. adress)

Box com disco (varios modelos, marcas e id por serial)

box sem disco (varios modelos, marcas e id por serial)

TSF (varios modelos, marcas e id por serial)

PLC's (varios modelos, marcas e sem id só recebo quantidades)

Comandos (varios modelos, marcas e sem id só recebo quantidades)

material não identificado por necessidade sazonal ou promoção (varias marcas, modelos, só quantidades ou identificados por serial ou mac. adress)

1.1 - Os equipamentos todos são identificados também com um CODIGO DE PRODUTO que pode ter dois valores distintos por equipamento, caso sejam novos ou re-acondicionados

2 - entregar os equipamentos a vários tecnicos que ficam designados a esse tecnico mas considerar que são na mesma Stock

2.1 - tecnico instala equipamentos no cliente identificado por: WO, ID, Conta, Data e Hora

cliente pode ter varias WO, varios ID e varias Contas

2.2 - quando tecnico entrega a folha de produção os equipamentos instalados são retirados do stock e atribuidos às WO

um equipamento pode estar instalado em várias WO

2.3 - O tecnico pode recolher varios equipamentos avariados que são colocados no ARMAZEM, se forem recolhas e estiverem operacionais passam para STOCK se estiverem avariados passam para STOCKAVARIADOS e depois devolvidos para reparação

As perguntas que tenho que fazer à base dados são:

A - Saber o status de um equipamento: em que WO está ou já esteve instalado, se é AVARIADO, se está em STOCK com codigo de produto novo ou se já passou por estas fases todas e está novamente em STOCK com codigo de produto re-acondicionado.

B - Quantidades de equipamentos que tenho em stock por modelo, incluindo os equipamentos que os tecnicos têm com eles.

C - Saber que equipamentos é que tem um tecnico

D - saber todas as quantidades, os numeros de série e mac. adress de todos os equipamentos em stock

Já não trabalho em access à mais de 10 anos e nem as tabelas tenho criadas pois não sei como as vou organizar para ter estas informações todas. Encontrei este vídeo no Youtube

https://www.youtube.com/embed/2pXiQNNL8q8?feature=oembed

que faz algo parecido com o que pretendo até tem a funcionalidade de usar o leitor de codigo de barras que me dava jeito mas a parte financeira está mal para investir os $800 num programa de 2009 que depois não vou saber onde vão parar os dados.

Desde já agradeço toda a ajuda que poderem dar.

carlosAl

Bom dia,

Eu começaria por criar todas as tabelas e criar os relacionamentos entre elas

Talvez precises estas :

fornecedores

produtos

tecnicos

instalaçoesEquipamento

EntradasStock

SaidasStock

Armazens

Avarias

deverias criar campos de ligaçao entre elas. Por exemplo a tabela EntradasStock deveria conter um campo ProdutoID (integer), que deveria estar ligado a ProdutoID (Autonumber) da tabela produtos

a tabela InstalaçoesEquipamento tambem deveria ter PordutoID, e tambem TecnicoID da tabela tecnicos, Procura fazer o mesmo procedimento para ligar todas as tabelas

Tenta fazer esta parte do trabalho e depois dizes o que fizeste e pode ser discutido aqui no forum

Carlos

rmtpinto

Boa tarde Carlos e restantes membros do fórum.

Até agora fiz isto. Os campos estão mais ou menos bem criados. Porque estou com problemas com o assistente de campos de pesquisa e tenho que fazer "à la pata" cada um.

Sem_T_tulo.png

carlosAl

Boa Tarde,

- Nao entendi bem qual o objectivo da tabela Deposito

- Recebes equipamentos de clientes e fornecedores. podes dar o exemplo de cada um ?

- na TABELA TECNICOS esta codequipatecnica e descriçao (suponho que de equipa tecnica). talvez por estes 2 campos em outra tabela (tabela equipas tecnicas

- o q é WO ?

- eu punha outra tabela familia de produtos ( discos, monitores etc.), e ligava a tabela de produtos por FamiliaID

-outra tabela para estado de produtos (novo, avariado, recondicionado),

- todos os produtos tem numero de serie? um numero de serie de um produto nunca se pode repetir com o numero de serie de outro produto ?

rmtpinto

Boa tarde CarlosAI

Acho que criei tabelas a mais ou perdi-me um bocado, mas primeiro vamos às respostas mais fáceis:

WO --> Work Order é um numero inteiro seuquencial não se repete e identifica a intervenção que o técnico vai executar (ex: 3147423) atribuida pela empresa a quem presto serviços.

Passo a demonstrar o fluxo do meu armazém com valores para exemplo:

a PROMO (empresa com quem eu trabalho) envia-me material que pode ser:

Tipo Cod. Id. Produto Nome Produto Qtd Serial/MAC
  1. Novo 108005957 STB CISCO XPTO 1 M91234EB1245
  2. Recondicionado 15645625 STB CISCO XPTO 1 M91234EB1245
  3. Novo 108005654 ROUTER XPTO 1 9C972632BB4A
  4. Novo 1591564 COMANDO XPTO 250
  5. Novo 108456464 TELEFONE XPTO 1 PT123456

Quando recebo um equipamento seriado se for novo vem com o codigo do 1. se for recondicionado vem como 2.

Desde que o equipamento dê entrada no armazem tenho que ficar com um registo de todas as movimentaçoes que ele faz incluindo quando saí do armazem pois quando volta a PROMO altera o codigo para 2.

Por isso criei a TABELA DEPOSITO para unir todos esses registos.

Depois o equipamento pode ir para dentro da carrinha do tecnico até ser necessária a sua utilização.

Criei a TABELA TECNICOS para identificar apenas o tecnico ou o "armazem" do mesmo.

Quando o equipamento é instalado Exemplo:

1. uma STB CISCO XPTO C/ DISCO
  2. uma STB MOTOROLA XPTO S/ DISCO
  3. um ROUTER XPTO
  4. um TELEFONE XPTO
  5. dois COMANDO XPTO

Este material tem que "sair" e ficar no "armazem" cliente final identificado pela WO que o originou.

Quando é uma Avaria a o equipamento é trocado exemplo:

1. uma STB CISCO XPTO S/ DISCO (instalada)
  2. uma STB MOTOROLA S/ DISCO (recolhida)

Eu vou alterar a BD e mal tenha mais trabalho feito volto a postar!