Jump to content
Huralu

temporizadores para OMRON ZEN

Recommended Posts

Huralu

Boa noite,

Estou a criar um projecto para um PLC OMRON ZEN, que consta nas principais acções:

O PLC irá controlar 4 electroválvulas, com ciclos contínuos, em que duas electroválvulas encontram-se desfasadas das duas restantes.

vamos nomear as electroválvulas pela seguinte ordem:

- EV0 (escape)

- EV1 (admissão)

- EV2 (admissão)

- EV3 (escape)

A sequência dá-se na seguinte ordem:

Carregando no botão (B2) este acciona EV0 (temporização de 30 seg.) e EV2 (temporização de 50 seg.).

Após finalizar a temporização de EV0, este terá de accionar a EV1 com temporização de 50 seg.

Quando finalizar a temporização de EV2, esta terá de accionar a EV3 com temporização de 30 seg.

O arranque de uma electroválvula está sempre dependente do término da outra (EV0 e EV2) - (EV1 e EV3)

Neste momento estou a ter problemas a fazer o loop dos ciclos. Vou colocar o Diagrama de contactos amanhã para uma percepção do sistema que estou a criar.

Agradecendo desde já a atenção dispensada,

nokPT

Não conheço Omron, mas nos Logos da Siemens, o que queres fazer é muito fácil,

Usas Timers Off Delay e flancos p/ disparar os timers

Ricardo Timóteo

Srgiofonseca

Viva,

estive aqui a pensar no teu problema e as coisas não são bem assim...

No entanto como gosto de automação, fiz a sequencia que descreves aqui num Logo da Siemens que é basicamente a mesma coisa que o Zen da Omron.

Utilizei 3 temporizadores dois de 30s e um de 20s, 3 memorias de estado e um botão de pressão.

Simulei no software, e no Logo que tenho aqui em casa, funcionou tudo muito bem, entretanto vou ver se arranjo a ZenSoft e digo-te alguma coisa.

https://www.youtube.com/embed/SS-n33JEiSQ?feature=oembed

Se quiseres o código do logo envia-me um mp com o teu email.

Edited by Srgiofonseca