Jump to content
joaomfs

Escrever num sitio especifico de um ficheiro

Recommended Posts

joaomfs

tenho que fazer uma funcao de le um xml com a descricao de um jogo e essa funcao tem de prodizir uma nova peca a ser jogada, nao sei como vou escrever a nova peca no xml

a parte onde devo escrever e aqui <next tile="B"/>, e caso nao seja possivel gerar mais nenhuma peca fica a tag next vazia <next/>

(mudar o B)

e o resto do xml devera ficar igual

peco desculpa mas estou a escrever com o teclado em ingles e nao sei onde estao certos caracteres

obrigado

pwseo

joaomfs,

O mais apropriado seria provavelmente utilizares alguma biblioteca para leitura e manipulação de XML. Para já a tua tarefa é relativamente simples e facilmente exequível com simples leitura de texto e modificação de uma linha, mas no futuro poderás ter necessidades bem mais complexas.

Se não utilizares uma biblioteca para XML, então ficas a saber que habitualmente opta-se sempre por escrever um novo ficheiro por completo. Fazem-se as alterações em memória (se possível) e no final escreve-se o resultado de uma vez para o disco. Vou exemplificar-te o problema de alterar directamente:

Imagina o seguinte ficheiro:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<root>
 <next tile="B">
</root>

E agora imagina que queres alterar para a tag vazia <next />:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<root>
 <next />
</root>

Na realidade, os ficheiros são vistos pelo computador da seguinte forma:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>\n<root>\n  <next tile="B">\n</root>\n
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>\n<root>\n  <next />\n</root>\n

Como podes ver, a noção de "nova linha" é representada pelo caracter \n. Se uma determinada linha for encurtada, todas as seguintes terão que ser "arrastadas" para a esquerda, mais perto do início do ficheiro. Podíamos também substituir <next tile="B"> por <next /> de forma a ocupar o espaço original... mas ainda assim isso implicaria aceder ao ficheiro como se fosse um ficheiro binário (que poderíamos manipular byte a byte) e não um ficheiro de texto.

joaomfs

Obrigado @pwseo mandei um mail ao cordenador do projeto e ele disse que não era presiso criar um novo ficheiro com o xml mas sim pegar no conteudo do xml antigo e alterar o <next tile=B/> para o tail que geramos e depois imprimir o conteudo modificado na consola, sei que tenho de ler o xml depois procurar pelo Element <next tile=B/> no lugar do B poderá ter um B, N,C ou E e substituir tudo pelo novo que gerou, isso é que não sei como fazer será que podes dar uma ajuda?

o codigo que tenho para passar um xml para element é o seguinte :

-- | Read a XML file to a 'String'.
readXML :: String -> IO String
readXML file = do
               c <- readFile file
               return c

-- | Parse a XML String to an 'Element'.
myParseXML :: String -> Element
myParseXML s = let Just el = parseXMLDoc s
              in el

Peço desculpa por tar a chatear mas sou um pouco noob ;)

Edited by thoga31
Tags code + GeSHi + formatação