Jump to content
icemonster2

De .exe para .py

Recommended Posts

icemonster2

Boas. Eu tenho ao longo de 2 anos desenvolvido um programa que distribuo a 5 ou 6 pessoas à medida que faço uma versão melhor. O que acontece é que o pc onde programava pifou, o backup que fiz do programa está desatualizado por isso a única coisa que tenho do programa é o executável que fiz upload para essas pessoas poderem sacar, que é a versão mais atualizada que existe neste momento. Fiz download do meu executável para o meu novo computador e agora pergunto-me se será possível, a partir do executável, obter o código que programei, de modo a continuar o desenvolvimento do programa.

Cumprimentos: Ice_Monster

thoga31

Suponho que criaste o exe com o py2exe. Seja um exe qualquer ou seja um exe feito através de um script Python, a reversão do processo é extremamente complicada, isto porque, por exemplo, o executável não sabe exactamente o nome das variáveis que tu definiste. O processo de compilação envolve vários passos que acabam por alienar em parte o código original.

No caso do py2exe a coisa complica-se: no exe tu tens o script, as bibliotecas importadas e o próprio interpretador Python. Não sei até que ponto será possível separar estes componentes e recuperar o código (ele nunca seria recuperado tal como era antes, creio).

O meu conselho é simples: mantém um backup dos códigos-fonte noutra source que não o PC. Programas destinados a clientes, seja pago seja gratuito, sejam os clientes amigos ou não, é sempre de fazer um backup de tudo e de todas as versões. ;)

Se descobrires alguma forma de reverter o processo, avisa.

Cumprimentos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

yyajsayy

Olá, como mencionado se fizeste uso do py2exe para criação do executável provavelmente é possível obter o código-fonte do projecto, de forma indireta.

Esse ficheiro EXE seguiu normas e padrões na sua construção, essas foram especificadas pelo py2exe. Para fazeres a reversão os passos mencionados abaixo deverão resultar.

1. Fazer download do unpy2exe para extrair o .pyc (lembraste dele?)
  2. Em seguida fazes download do pyREtic para obter o código-fonte (python).

A sintaxe de uso será semelhante a:

1. unpy2exe.py [-h] [-o OUTPUT_DIR] [-p PYTHON_VERSION] filename
  2. REpdb.py set_project [new project name]
  3. fs_um_decompile [location of pyc file]

Por outro lado, podes usar este projeto, se quiseres simplificar o processo.

http://code.google.com/p/py2exe-extract/

Tenta as duas alternativas :thumbsup:

Boa continuação!

"If it don't work the first time, rename it to version 1.0."

http://seguranca-informatica.pt

icemonster2

Devia ter especificado, o programa de python que usei para compilar foi o pyinstaller.