Jump to content
Pedro B

[Resolvido] MapViewOfFile - FileOffset

Recommended Posts

Pedro B

Boas pessoal,

estou com problemas em conseguir perceber isto.

Eu estou a usar Memory Mapped Files em c++ (claro :) ) para ler um ficheiro que ainda não existe, mas quando existir vai ter uns quantos GB's então optei por esta abordagem de forma a conseguir ler o ficheiro por partes o mais rápido possivel e pelo que sei, usando a API Win32 para o fazer (com os memory mapped files) é uma das, senão a forma mais rápida de o fazer.

Para tal, é necessário criar o MapViewOfFile, o problema são os parametros (DWORD dwFileOffsetHigh, DWORD dwFileOffsetLow). Pelo que vi a soma entre estes dois tem de ser igual a um offset que esteja no fileMapping (o qual é usado para criar a View, certo?) e tem também de ser um múltiplo do "allocation granularity", nem sei o que isto é...

Então se eu quiser "mapear" um bloco de 1Mb do ficheiro, como é que devo definir estes parametros?

Cumps

Edited by Pedro B

Pedro B

ok, já consegui mapear o ficheiro.

Ainda assim ainda não consegui perceber como usar aqueles dois parametros, como calcular os valores para por lá.... Sei que ambos representam o offset a partir de onde quero começar a mapear o ficheiro e o último parametro é o número de bytes que quero carregar a partir daí. O problema é que não importa quantos bytes eu lá ponha, o ponteiro que a função MapViewOfFile devolve tem sempre o comprimento do ficheiro inteiro... Isto é normal ou, como eu penso estou a mapear o ficheiro inteiro?

Edited by Pedro B