Jump to content
Kline777

Que IDE's usam?

Recommended Posts

Kline777

Boas,

Gostava de fazer uma espécie de sondagem :P Quem de vocês ainda usa PAscal/Delphi quase diariamente e que IDE usam? Entretanto digo qual é a ideia :P

Eu uso o Delphi XE2 no trabalho e o XE5 em casa para fazer umas brincadeiras com o android.

nunopicado

XE3 aqui deste lado...

Instalei o trial do XE5 para o mesmo efeito que tu, mas já terminou o tempo e eu não tive tempo de o usar! :P

Ocasionalmente, o Lazarus ainda vem à baila, para simular ajudas a um ou outro tópico cá do forum!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

thoga31

Vós sois homens de Delphi :D

• Windows
    • Notepad++ (só por causa do plugin NppExec)
    • Sublime Text 2

[*]Ubuntu

• gedit (o que uso mais para já)
    • Sublime Text 2

Portanto, não uso IDE's mas sim editores de texto. Depois compilo no Free Pascal 2.6.2, e no Ubuntu é "à pata" no Terminal... Nunca me canso disso :)

Edited by thoga31

Knowledge is free!

nunopicado

Vós sois homens de Delphi :D

Já pensei em mudar de IDE, mas NÃO EXISTE MELHOR IDE no mundo! :D

E caso te estejas a perguntar, sim, o Delphi é perfeitamente capaz de compilar via linha de comandos a partir de um Notepad++ ou semelhante.

A qualidade do IDE é que não tem nada a ver, mesmo falando só da parte do editor de texto (já nem vou para as ferramentas visuais). Aí era muita humilhação!

Edited by nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

pwseo

Eu não uso um IDE. Ainda assim, no passado sempre gostei do Delphi para a criação de interfaces visuais (usei até ao 7, entretanto mudei para Linux); era de facto imbatível.

Para a manipulação e escrita de código... gosto muito do meu editor de texto favorito -- o vim -- que mete a componente de edição do Delphi num bolso muito muito pequeno. Claro que tem diversas desvantagens: o vim não é intuitivo para 95% das pessoas, não há integração entre o vim e o código que eu escrevo (ou seja, não há noção de que classes existem, variáveis, etc) e outras conveniências estão também ausentes (embora o editor seja completamente programável). Adequa-se perfeitamente ao que faço: um programazeco aqui e ali, sem grande necessidade de um IDE -- o que eu preciso é de um bom editor de texto agnóstico no que diz respeito à linguagem utilizada.

Edited by pwseo

nunopicado

Ah, é verdade...

Eram duas perguntas, a do IDE, e se usamos quase diariamente Pascal/Delphi!

Bem, acho que em Portugal, qualquer programador que trabalhe com programas de facturação (que é o meu caso) trabalha todos os dias, até aos fins de semana...

O nosso patrão (AT) é muito exigente, e não conhece horas vagas!

nunopicado

Tou a ver que somos poucos aqui a trabalhar com o IDE da Embarcadero xD

Por muito bom que seja (e é), não é fácil lá ch€gar, quando não se trabalha na área!

Tarda em sair um Delphi XE? PE

Edited by nunopicado

pwseo

Tarda em sair um Delphi XE? PE

Tenho cá as minhas dúvidas sobre isso... Eles já se deixaram disso há uns anos, não foi? (infelizmente)

nunopicado

Tenho cá as minhas dúvidas sobre isso... Eles já se deixaram disso há uns anos, não foi? (infelizmente)

Pois, eu também tenho...

Mas era a melhor coisa que eles podiam fazer. O Delphi nunca foi tão popular como quando saiu o D7 PE, e não foi uma coincidência.

Às vezes a visão estratégica das empresas baseiam-se no lucro rápido, e esquecem-se de pensar a medio e longo prazo!

thoga31

Pois, o @nuno relembrou-me da questão do uso diário de Pascal.

Ironicamente uso mais Python e Haskell do que Pascal no dia-a-dia, apesar de saber muito mais de Pascal. Uso-as pelo simples motivo de serem bem mais úteis no processamento de dados em tempo real: defino uma função, faço um map à lista de dados, e tenho a lista de resultados. Em Pascal isto é impensável no meu quotidiano ;)

No entanto, sempre que posso, programo Object Pascal.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

passarito

Além de já todos saberem... cá vai o Velho do Restelo!

Pascal: Borland Pascal 7.0 (agora tem que ser com o DOSBOX)

Delphi: Borland Delphi 7.0

Nem um nem outro uso diariamente, servem para testar umas brincadeiras, dar umas ajudas aqui no forum e limar algumas arestas que vão surguindo nos progamas que estão a trabalhar!

nunopicado

Dois "maquinões", diga-se...

Por muito tempo foram os meus cavalos de batalha!

Kline777

Pois, bem... a minha ideia era criar (alias já criei :P ) um grupo no face com as noticias, webinars, artigos, componentes etc... mais actuais no ambito do delphi.

Queria por lá qualquer coisa todos os dias mas já toda a gente sabe que isso vai ser dificil, só esperava era haver mais programadores delphi em portugal.... mas os gajos andam escondidos ^^

De qualquer modo, quem quiser aderir, não é só delphi: https://www.facebook.com/DelphiPT

nunopicado

Olha, sou o terceiro... lol

Acredito que haja bastantes...

Mas acredito também que a média de idades é superior às de Java, por exemplo, o que pode indicar algo sobre a disponibilidade para foruns e facebook (para este efeito).

Um dos problemas do Delphi, mais do que falta de programadores, é que há muitos que, como tiveram de pagar uma pequena fortuna pelo Delphi, tornam-se um pouco mais elitistas, e acabam por se distanciar destas plataformas (a não ser quando precisam de ajuda, aí vale tudo :D :D)