Jump to content
AprendizC

Botão sair

Recommended Posts

saca-rolhas

System.exit(0);?????

Em que contexto se insere esse botão?

Web?

Swing?

AWT?

SWT?

GWT?

Estou quente?

Se sim diz porque não gosto muito deste jogo e quero passar a outro.

The worst part of censorship is ****

saca-rolhas

Bolas frio,

sim é System.exit(n) que deves usar.

Knitter

Aplicações Android não devem conter botões para sair. Terminar uma actividade de forma manual não é recomendado e tem efeitos secundários que deves evitar, é da responsabilidade do sistema saber quando deve terminar uma aplicação e não tua.

Não uses o System.exit(), isso pode fazer sentido em aplicações para Desktop em Java mas não em aplicações Android, e já agora, lê a documentação oficial que tudo isto está lá bem explicado.

Knitter

Eventualmente indicar ao sistema que a actividade terminou, mas porque é que queres um botão para sair quando qualquer utilizador de Android sabe que existe um botão (hardware ou software) que lhe permite sair de qualquer aplicação e é sempre esse botão que o utilizador vai usar. Alguma vez procuraste um botão para sair em vez de carregares no botão do smartphone? Nem consigo imaginar porque é que pensas em adicionar um botão para sair da tua aplicação duplicando a funcionalidade que o próprio Android já te dá.

HappyHippyHippo

o botão de return (seja ele software ou hardware) é um botão que podes associar um callback e simplesmente ignorar o sinal.

é habitual em jogos e outras aplicações onde se subverte o conceito de actividades sendo tudo implementado em elementos gráficos, tudo na mesma actividade.

é por isso que é necessário saber que apesar de existir um botão, ele pode ser "sobrecarregado" para ignorar esse aspecto.

conclusão : Activity.finalize()

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Knitter

finish(), não finalize(), fazem coisas diferentes :)

Eu sei o que posso fazer com o botão, mas regra geral, não tenho visto utilizações que sejam realmente bem justificadas, apenas utilização de código para "terminar" actividades quando isso devia era ser deixado ao cuidado do sistema. Daí não perceber o objectivo, é apenas mais uma daquelas "ideias" que bem avaliadas o mais certo é ser logo descartada.

HappyHippyHippo

finish(), não finalize(), fazem coisas diferentes :)

pois ... escrevi bem no primeiro post, e no segundo enganei-me

Eu sei o que posso fazer com o botão, mas regra geral, não tenho visto utilizações que sejam realmente bem justificadas, apenas utilização de código para "terminar" actividades quando isso devia era ser deixado ao cuidado do sistema. Daí não perceber o objectivo, é apenas mais uma daquelas "ideias" que bem avaliadas o mais certo é ser logo descartada.

eu à muito que baixei a minha cota de questionar o propósito das questões que são efectuadas aqui no fórum ...

AprendizC

A razao pela qual quero fazer isto e que me foi proposto este 1º desafio em Java, e queria concretiza-lo da melhor forma.

Nota: É a primeira vez que trabalho com java.

Knitter

Então lê a documentação oficial.

Muitos dos conceitos que existem em aplicações para Desktop não vão funcionar em aplicações móveis, sendo o botão "sair" um deles. Nem tem nada a ver com Java (que é apenas a linguagem) mas com a forma como é suposto as aplicações funcionarem em Android, como é que o seu ciclo de execução se processa e como os utilizadores esperam interagir com a aplicação.

Repara que começaste o tópico com uma pergunta genérica que nada tem a ver com Android (Java existe há muito tempo e não tem a ver directamente com Android) e mesmo depois de indicares que era para Android não explicaste o que querias fazer. Não dá sugerir soluções sem explicares com cuidado o que pretendes ou pelo menos ofereceres o contexto necessário.

HappyHippyHippo

Repara que começaste o tópico com uma pergunta genérica que nada tem a ver com Android (Java existe há muito tempo e não tem a ver directamente com Android) e mesmo depois de indicares que era para Android não explicaste o que querias fazer. Não dá sugerir soluções sem explicares com cuidado o que pretendes ou pelo menos ofereceres o contexto necessário.

hahaha ... ainda não viste os outros tópicos dele pois não ?

AprendizC

Esse

hahaha ... ainda não viste os outros tópicos dele pois não ?

pareceu-me um bocado excessivo mas...

Quanto a linguagem a mim deu - me a entender que a linguagem usada para programar android e o java mas como o nome diz Aprendiz::::::

Rui Carlos

AprendizC, não se aprende a programar de um dia para o outro. Antes de começares a criar aplicações para Android era capaz de ser boa ideia começar por umas aplicações simples de linha de comando, que te permitam focar nas bases da linguagem Java (e já agora, na programação Orientado ao Objecto).

Quando dominares minimamente os conceitos base de programação, então sim, começa a aprender Android, e outras coisas complexas.

Adicionalmente, a melhor forma de aprenderes as bases, é seguires um tutorial. E quando tiveres dúvidas, podes vir aqui ao fórum esclarecê-las. Vires ao fórum com perguntas do género "Como faço para criar um botão sair ou fechar aplicação em Java ?" não é lá muito produtivo. É que queres fazer coisas mais avançadas sem saberes o básico dos básicos não adianta de muito. É como começar a construir a casa pelo telhado.

PS: Tem também atenção à escrita. Por exemplo, 'e' e 'é' são coisas bem diferentes, e perguntas terminam com '?'.

PS2: Tens aqui um tutorial para começares a aprender Java: http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_geral:java:tutorial:home

Edited by Rui Carlos

saca-rolhas

AprendizC, não se aprende a programar de um dia para o outro. Antes de começares a criar aplicações para Android era capaz de ser boa ideia começar por umas aplicações simples de linha de comando, que te permitam focar nas bases da linguagem Java (e já agora, na programação Orientado ao Objecto).

Quando dominares minimamente os conceitos base de programação, então sim, começa a aprender Android, e outras coisas complexas.

Adicionalmente, a melhor forma de aprenderes as bases, é seguires um tutorial. E quando tiveres dúvidas, podes vir aqui ao fórum esclarecê-las. Vires ao fórum com perguntas do género "Como faço para criar um botão sair ou fechar aplicação em Java ?" não é lá muito produtivo. É que queres fazer coisas mais avançadas sem saberes o básico dos básicos não adianta de muito. É como começar a construir a casa pelo telhado.

PS: Tem também atenção à escrita. Por exemplo, 'e' e 'é' são coisas bem diferentes, e perguntas terminam com '?'.

Very wise words.

Eu nem coloquei isso em questão, mas se não sabes programar em Java e/ou não dominas o conceito de POO, não vais saltar directamente para android.

Quando souberes mais sobre isso recomendo um livro chamado: Android - Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações da FCA (Ed. 41 da revista programar)