Jump to content
Dr_Lion

Instalar certificado ssl

Recommended Posts

Dr_Lion

Ora bem, vamos á descrição do problema, tenho uma página com ligação segura https, implementada num pc que faz de servidor a correr debian wheezy com o apache2 (instalei o lamp ou nome semelhante).

Ora bem, eu de certificados não pesco muito, quase nada mesmo, consegui-me orientar pela net para gerar certificados self signed e consegui por a funcionar. No entanto tenho sempre a desvantagem de cada vez que um novo user acede á pagina tem o aviso de segurança que se trata de um certificado auto assinado.

Com vista a resolver este problema, pedi a um amigo que tem uma CA, e ele disse-me para arranjar o programa "xca" para gerar um CSR e lho enviar, que ele assinava-mo com a CA. Até aqui tudo certo, gerei o CSR e ele enviou-me em resposta o certificado assinado, um ficheiro "bblabla.pem"

Ora bem, a partir daqui estou um bocado á nora, experimentei importar o ficheiro que ele me enviou para o xca, e depois daí exportar a chave privada e o certificado, mas já tentei colocalos em várias pastas, editar o ficheiro "/etc/apache2/sites-avaiable/default-ssl" e quando faço restart ao apache 2 este dá sempre failed!!!

Que estou a fazer mal, ou como tenho de fazer para funcionar? é que nem as directorias onde coloquei os ficheiros sei se são as corretas.

Desde já agradeço a todos.

Dr_Lion

Ok, olhando para esse tuturial até parece fácil, mas tenho dúvidas básicas em alguns pontos.

Com o programa xca, a SSLCertificateKeyFile, obtenho no separador private keys,

mas o SSLCertificateFile, e SSLCertificateChainFile não sei bem a quais correspondem, se bem que só tenho mais 2 separadores que são o "certificate signing request" e o separador "certificate". Agora qual destes 2 corresponde a qual?

A minha dúvida prende-se essencialmente com o chainfile que não sei se o tenho e é um destes, ou se é um ficheiro que me falta :S porque no meu entender eu acho que não tenho o chainfile, é o "certificate signing request" é o certificado.

Outra questão os diretórios para colocar os ficheiros são específicos ou pode ser qualquer directório (desde que o caminho esteja certo no ficheiro default-ssl)?

Estes 3 ficheiros podem estar todos no mesmo directório?

HappyHippyHippo

SSLCertificateFile - should be your primary certificate file for your domain name.

SSLCertificateKeyFile - should be the key file generated when you created the CSR.

SSLCertificateChainFile - should be the intermediate certificate file (if any) that was supplied by your certificate authority

os ficheiros podem estar em qualquer lugar que o apache irá os ler quando inicia (desde que o caminho dado seja correcto)

Edited by HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Dr_Lion

Não estou a conseguir fazer restart ao apache2, dá erro. Depois de andar ás voltas isto diz que o tipo de certificado não está de acordo com a norma ou raio.

Ora bem, decidi abrir os ficheiros de certificado com o gedit e os 3 headers que obtenho são:

----BEGIN CERTIFICATE REQUEST------

----BEGIN CERTIFICATE-----

----BEGIN RSA PRIVATE KEY----

ora bem pelo pouco de nada que percebo disto parece-me que o 2º é o certificado e o 3º a chave privada.. hum.. e onde está o chainfile ou lá o que é??? estou a fcar maluco :P ah e já agora o ficheiro que o meu amigo me enviou foi exatamente um ----BEGIN CERTIFICATE-----

HappyHippyHippo

quando criaste o teu certificado, criaste dois ficheiros

- um certificado e uma chave

o que o teu colega te enviou foi o terceiro ficheiro ... o que pretendes

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Dr_Lion

Bem já consegui reiniciar o apache, tens razão. eu é que do alto da minha nabice ao ver 2 ficheiros diferentes (o que o meu amigo me enviu, e o meu certificado) mascom o mesmo cabeçalho e "aparentemente (= ver a olho) com o mesmo conteúdo na verdade com o diff têm conteúdos diferentes. E a conlclusão a que chego é que ou se tem muita calma, ou quando já se tem a cabeça a ferver dá tudo errado :S

Eu estava a fazer confusão porque pensava que conseguia gerar os 3 ficheiros, os 2 que preciso, e o que o meu amigo me enviava. E já percebi que não, só consigo criar os outros 2 (a private key e o certificado assinado.

Obrigadão pela ajuda. :)

Edited by Dr_Lion

Dr_Lion

Ora bem, parece-me que ainda não ficou tudo resolvido.

Quando entro no site diz-me que a CA que assinou o certificado não é reconhecida. O meu amigo disse que tenho de instalar a CA, a minha dúvida é se devo instalar a CA no programa xca que uso para gerar um dos ficheiros, o se se referia a instalar a CA no firefox.

Porque até agora fiz como fiz com o certificado auto-assinado, ou seja, permitir excepção.

Rui Carlos

Ora bem, parece-me que ainda não ficou tudo resolvido.

Quando entro no site diz-me que a CA que assinou o certificado não é reconhecida. O meu amigo disse que tenho de instalar a CA, a minha dúvida é se devo instalar a CA no programa xca que uso para gerar um dos ficheiros, o se se referia a instalar a CA no firefox.

Porque até agora fiz como fiz com o certificado auto-assinado, ou seja, permitir excepção.

Em princípio o problema é que a CA do teu amigo não é reconhecida pelos browsers. Isso quer dizer que para os utilizadores não receberem avisos ao acederem ao teu site, eles (os utilizadores) terão que instalar o certificado root da CA do teu amigo nos seus sistemas (o que não é muito prático).

Já agora, podes obter um certificado reconhecido pela generalidade dos browsers de forma gratuita aqui: http://www.startssl.com/?app=1

Dr_Lion

Em princípio o problema é que a CA do teu amigo não é reconhecida pelos browsers. Isso quer dizer que para os utilizadores não receberem avisos ao acederem ao teu site, eles (os utilizadores) terão que instalar o certificado root da CA do teu amigo nos seus sistemas (o que não é muito prático).

Já agora, podes obter um certificado reconhecido pela generalidade dos browsers de forma gratuita aqui: http://www.startssl.com/?app=1

Pois cheira-me que seja isso, nesse caso usar a CA do meu amigo, seria o mesmo que usar um certificado self signed..