Jump to content
Guest Markito

De volta ao Linux- espero contar com a vossa ajuda; que IDE usar para C++?

Recommended Posts

Guest Markito

Boa noite a todos. Decidi voltar ao Linux e instalei o Linux Mint 16 "Petra". Como alhuns users aqui do fórum afirmam que programar e trabalhar em Linux pode ser mais vantajosos para quem queira estar mais por dentro da informática resolvi "chegar-me á frente" e arriscar. Já não é a primeira vez que uso o linux, mas das outras vezes desisti porque em certos aspectos considerei demasiado complicado, até pelo facto de ter que se configurar muita coisa manualmente.

Prevejo que este meu regresso me traga de novo as mesmas dificuldades que me fizeram desistir, e por isso gostava de poder contar com a vossa ajuda para certas questões. Desde já o meu muito obrigado, especialmente ao amigo redondinho rosa que está sempre pronto a ajudar.

Já agora uma pergunta bem objectiva pois quero meter as mãos na massa: Qual o IDE que aconselham para programar em C++?

Um dia destes a minha questão até vai ser um pouco mais bold e será: como programar em linha de comandos no Linux? Mas de momento ficaria bastante grato a todos se me aconselhassem um iDE eficaz para trabalhar no C/C++.

Abraço a todos.

HappyHippyHippo

eclipse ou netbeans são boas opções

já ouvi falar bem do Geany, mas nunca testei.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

mundo

O geany, não é mau também, é bastante leve. Senão tens as opções que o hippo disse

pwseo

Existem outras opções, como por exemplo o Code::Blocks e o CodeLite, ambos multiplataforma e mais leves que o Netbeans e o Eclipse. No campo dos IDE linux-only tens também o Anjuta (nunca utilizei).

Ainda assim, e sendo o teu objectivo aprender e ficar mais por dentro das coisas, deverias utilizar um editor de texto simples e invocar o compilador directamente da linha de comandos... sei que *para já* queres começar com um IDE, mas na realidade não custa nada aprender a compilar os programas manualmente, é apenas uma questão de hábito.

• Vote 1

thoga31

Concordo com o @pwseo, antes eu usava um IDE, mas hoje uso um editor de texto e compilo manualmente na linha de comandos. É simples, rápido, e assim tenho um editor de texto com o qual estou habituado para toda e qualquer linguagem. O resto é só instalar compiladores. ;)

Knowledge is free!

Virneto

Relativamente a editores, eu estava habituado ao Notepad++ no windows. Quando transitei para Linux levei algum tempoa encontrar um bom editor. Acabei por ficar com o Gedit. Coloquei alguns plugins e está muto bem. Pelo menos em comparação com o Np++. Try it! :thumbsup:

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

thoga31

Eu aprecio o Sublime, e espero vir a perceber e dominar um dia o Vim. :D

Até lá, GEdit e Sublime.

Knowledge is free!

Flinger

Para Linux, aconselho Eclipse+CDT.

Bem configurado faz todo o trabalho, quer seja para usar os mecanismos de compilação incorporados ou uma makefile "manual"... E tem a vantagem de todos os pluggins já disponíveis, debug simplificado, etc. Obriga é a aprender a configurar aquilo em condições.

Edited by Flinger

Greemax

Ainda não me dediquei a grandes projectos em c++ no linux, por isso ainda não passei dos editores. Já usei gedit e agora uso sublime.

portaro

Há uma ferramenta chamada codelite mas acho que é pago, eu uso o Geany, Bluefish o Sublime-text, pyroom etc.