Jump to content
stinson92

Formulário alterar dados na Base de Dados

Recommended Posts

stinson92

Boas, estou a fazer um programa de um sistema de login. E como é um sistema de registar faturas, cada utilizador entra com o seu NIF. Até aqui tudo bem mas, é suposto um utilizador poder alterar os seus dados através de um formulário e esses dados substituírem na base de dados criada. A variável $user é usada para sabermos a que nif a sessão iniciada está atribuída, para saber qual a conta a ser alterada.

$ligacao = liga_bd();
$user = $_SESSION['user'] ;
$email = $_POST['email'];
$morada = $_POST['morada'];

if (!isset($_SESSION['user'])) {
 mysql_query("UPDATE utilizadores SET email = '$email', morada = '$morada' WHERE nif = '$user'");
 echo 'Dados actualizados';
} else {
 echo 'Nao foi actualizado';
}

Edited by Rui Carlos
GeSHi

stinson92

Ya desculpa. Isto da-me um erro que diz undefined variable: _SESSION. O que está mal?

HappyHippyHippo

quer dizer que :

- não apresentaste aqui a totalidade da mensagem que te é apresentada

- o erro não está no código que apresentaste ou configuraste mal o teu servidor

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

stinson92

Esta função está ligada a outra página que contem um form com os campos a alterar e um $_SESSION para saber qual a conta a ser alterada. E é mesmo só esse erro que aparece. Só que a parte do $_SESSION está numa tabela, e vai alterar os dados numa tabela diferente, não sei se isso é relevante.

HappyHippyHippo

é mesmo só esse erro que aparece.

mas não é a mensagem completa ...

HappyHippyHippo

epa ... é assim ...

se eu disse que existia mais informação na mensagem é porque existia mais informação na mensagem. e se não percebes que a mensagem é :

Notice: Undefined variable: _SESSION in C:\wamp\www\Netbeans\PW\funcoes.php on line 101

é porque deverás ter problemas em perceber que a parte que coloquei a negrito também faz parte da mensagem, o que me leva a crer que é irrelevante continuar a responder a este tópico.

espera por alguém com mais paciência do que eu (irá aparecer) para te ajudar no que for preciso

stinson92

Eu achei que o restante da mensagem não fosse assim tão importante, através do que disse entendia-se qual era o erro. Mas tudo bem, obrigado na mesma.

fil79

Eu achei que o restante da mensagem não fosse assim tão importante, através do que disse entendia-se qual era o erro. Mas tudo bem, obrigado na mesma.

Se leres bem a mensagem é mesmo importante

funcoes.php on line 101

MCITP-MCTS-MCP

stinson92

Se leres bem a mensagem é mesmo importante

funcoes.php on line 101

Essa linha refere-se a:

$user = $_SESSION ['user'];

munkbozz

E onde é atribuída á variável $_SESSION['user'] um valor?

Se tu tens um sistema de login, por exemplo: ao verificar se o NIF e a password estão correctos a partir da base dados, se os dados estiverem correctos atribui ao

$_SESSION['user'] o valor do campo onde se insere o NIF. É possível que te falte isto.

oxyzero

Ele não está a reconhecer o tipo de variável de _SESSION. Não se trata se o campo está vazio, pois se fosse esse o caso ele avisava-te que o valor do índice não estava definido.

Podes mostrar o código da página toda?

stinson92

E onde é atribuída á variável $_SESSION['user'] um valor?

Se tu tens um sistema de login, por exemplo: ao verificar se o NIF e a password estão correctos a partir da base dados, se os dados estiverem correctos atribui ao

$_SESSION['user'] o valor do campo onde se insere o NIF. É possível que te falte isto.

Isso eu ja tenho, assim que ele entra no sistema ele atribui a variavel $user o valor do $_SESSION que é o NIF. Só que ele nao altera na base de dados

Ele não está a reconhecer o tipo de variável de _SESSION. Não se trata se o campo está vazio, pois se fosse esse o caso ele avisava-te que o valor do índice não estava definido.

Podes mostrar o código da página toda?

Isto está na página do form.

$user = $_SESSION['user'];
 echo $user;

A função fica noutro ficheiro e está assim

$ligacao = liga_bd();
$user = $_SESSION['user'];
if (!isset($_SESSION['user'])) {
 mysql_query("UPDATE utilizadores SET email = '$email', morada = '$morada' WHERE nif = '$user'");
 echo 'Dados actualizados';
} else {
 echo 'Nao foi actualizado';
}
mysql_close($ligacao);

Edited by Rui Carlos

N3lson

estás a dizer " se não existir sessão" if (!isset($_SESSION['user'])) ele actualiza ?

You can't do it, kid. But don't worry, my boy. You're not the only one. No one else can do it.