Jump to content

Gestão de aplicação web


Recommended Posts

Boa tarde,

Estou a desenvolver uma aplicação web, estando já praticamente pronta para colocar em modo produção, no entanto ao longo do tempo irá sofrer vários updates de módulos que ainda estou a desenvolver.

O ambiente de desenvolvimento será maioritariamente windows e o de produção linux.

Agora as questões em que gostaria que me ajudassem:

1. Neste momento estou a preparar o servidor, tendo já instalado o Ubuntu Server 12.04 LTS. Escolhi ubuntu em detrimento do CentOS devido a estar mais familiarizado com debian, acham que é fiável para a função? E LAMP, recomendam? (obs: a aplicação será utilizada em ambiente empresarial por cerca de 250 pessoas diariamente)

2. Que ferramentas me aconselham para manter o ambiente de produção atualizado?

Nota: Já utilizo Git para controlo de versões em ambiente de desenvolvimento.

3. Alguma GUI MySQL que recomendem?

Obrigado e cumprimentos,

Chester

Link to post
Share on other sites

1. Escolhi ubuntu em detrimento do CentOS devido a estar mais familiarizado com debian, acham que é fiável para a função?

2. Que ferramentas me aconselham para manter o ambiente de produção atualizado?

3. Alguma GUI MySQL que recomendem?

Fiquei com a sensação que é um projeto pequeno e, se o for, as tuas questões são menos críticas.

Aqui fica a minha opinião:

1 -O CentOs é reconhecidamente mais seguro e estável do que o Ubuntu. Se mantiveres o Ubuntu fica-te pelo 12.04 para beneficiares do LTS. Eu uso o CentOS.

2 -Não percebi bem esta. Já utilizas GIT para controlar o desenvolvimento. Referes-te a utilizar o FileZilla ou SCP para atualizares os ficheiros no servidor?

3 -Eu tenho utilizado a linha de comandos MySql e acho que serve perfeitamente. Também já utilizei o WorkBench e php MyAdmin. Preferi o primeiro.

Have fun!! 👍

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Link to post
Share on other sites

1) O Ubuntu Server já foi mais estável do que é, e se estás mais familiarizado com Debian porque não o Debian 7? De qualquer modo essa é uma escolha como qualquer outra e entra muito na preferência pessoal.

2) Isto pode não ser uma opção para ti, mas eu uso uma combinação de Git com um branch de deployment (semelhante ao que o Rui indicou) e/ou phing para gerar pacotes de actualização que depois aplico. Mas como para Web uso quase sempre PHP com a framework Yii, isso já está facilitado. Atenção para não colocares a pasta .git acessível ao mundo no servidor web :)

3) Não sendo utilizador de windows não sei se existe alguma coisa em condições a nível gráfico. Tipicamente uso terminal, se quiser usar aplicações gráficas faço túnel SSH para a máquina, não convém ter mais um porto MySQL aberto ao exterior. O phpMyAdmin, já mencionado, é um boa opção mas é mais um conjunto de software que pode ser usado para explorar falhas no servidor.

Link to post
Share on other sites

Depende do projecto e do que o cliente impõe.

Tenho projectos para os quais existem chaves de deployment configuradas no Github/Bitbucket/etc, e um clone no servidor onde o projecto está alojado, outros faço "pacotes" de actualização com o Phing e gero um arquivo com os ficheiros a actualizar. Para websites o normal é não ter acesso SSH por isso não dá para ter um clone, por outro lado não gosto de ter a cópia completa do repositório no servidor de produção.

Controlo de versões e deployment de aplicações são coisas diferentes, tento separar o mais possível.

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.