Jump to content
chesterduh

Gestão de aplicação web

Recommended Posts

chesterduh

Boa tarde,

Estou a desenvolver uma aplicação web, estando já praticamente pronta para colocar em modo produção, no entanto ao longo do tempo irá sofrer vários updates de módulos que ainda estou a desenvolver.

O ambiente de desenvolvimento será maioritariamente windows e o de produção linux.

Agora as questões em que gostaria que me ajudassem:

1. Neste momento estou a preparar o servidor, tendo já instalado o Ubuntu Server 12.04 LTS. Escolhi ubuntu em detrimento do CentOS devido a estar mais familiarizado com debian, acham que é fiável para a função? E LAMP, recomendam? (obs: a aplicação será utilizada em ambiente empresarial por cerca de 250 pessoas diariamente)

2. Que ferramentas me aconselham para manter o ambiente de produção atualizado?

Nota: Já utilizo Git para controlo de versões em ambiente de desenvolvimento.

3. Alguma GUI MySQL que recomendem?

Obrigado e cumprimentos,

Chester

Virneto

1. Escolhi ubuntu em detrimento do CentOS devido a estar mais familiarizado com debian, acham que é fiável para a função?

2. Que ferramentas me aconselham para manter o ambiente de produção atualizado?

3. Alguma GUI MySQL que recomendem?

Fiquei com a sensação que é um projeto pequeno e, se o for, as tuas questões são menos críticas.

Aqui fica a minha opinião:

1 -O CentOs é reconhecidamente mais seguro e estável do que o Ubuntu. Se mantiveres o Ubuntu fica-te pelo 12.04 para beneficiares do LTS. Eu uso o CentOS.

2 -Não percebi bem esta. Já utilizas GIT para controlar o desenvolvimento. Referes-te a utilizar o FileZilla ou SCP para atualizares os ficheiros no servidor?

3 -Eu tenho utilizado a linha de comandos MySql e acho que serve perfeitamente. Também já utilizei o WorkBench e php MyAdmin. Preferi o primeiro.

Have fun!! :thumbsup:

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Knitter

1) O Ubuntu Server já foi mais estável do que é, e se estás mais familiarizado com Debian porque não o Debian 7? De qualquer modo essa é uma escolha como qualquer outra e entra muito na preferência pessoal.

2) Isto pode não ser uma opção para ti, mas eu uso uma combinação de Git com um branch de deployment (semelhante ao que o Rui indicou) e/ou phing para gerar pacotes de actualização que depois aplico. Mas como para Web uso quase sempre PHP com a framework Yii, isso já está facilitado. Atenção para não colocares a pasta .git acessível ao mundo no servidor web :)

3) Não sendo utilizador de windows não sei se existe alguma coisa em condições a nível gráfico. Tipicamente uso terminal, se quiser usar aplicações gráficas faço túnel SSH para a máquina, não convém ter mais um porto MySQL aberto ao exterior. O phpMyAdmin, já mencionado, é um boa opção mas é mais um conjunto de software que pode ser usado para explorar falhas no servidor.

I-NOZex

@knitter, que forma usas para fazer a combinaçao do GIT com a YII?

tambem uso essa framework, e isso fez-me suscitar a curiosidade....

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

I-NOZex

o que eu quero saber, é se fazes, faz de conta, push para o GITHUB, ou se fazes para o server do teu site, e como?

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

Knitter

Depende do projecto e do que o cliente impõe.

Tenho projectos para os quais existem chaves de deployment configuradas no Github/Bitbucket/etc, e um clone no servidor onde o projecto está alojado, outros faço "pacotes" de actualização com o Phing e gero um arquivo com os ficheiros a actualizar. Para websites o normal é não ter acesso SSH por isso não dá para ter um clone, por outro lado não gosto de ter a cópia completa do repositório no servidor de produção.

Controlo de versões e deployment de aplicações são coisas diferentes, tento separar o mais possível.

Knitter

Phing é uma de muitas opções, é a que mais gosto de usar mas não quer dizer que seja a melhor, existem outros, eu gosto do Phing por ser uma versão em PHP (ou muito perto) do Ant que estava habituado a usar em projectos Java.

• Vote 2