Jump to content
Guest Markito

Ainda bem que escolhi C/C++ como minha primeira linguagem!

Recommended Posts

Guest Markito

Boas;

Estou a começar a ter as minhas primeiras aulas de java aqui no curso. Meus Deus, que imundície de linguagem. Estou contente porque na altura da escolha da minha "dama" fiz muito bem em escolher o C/C++ não estou nada arrependido. Não me deixei fascinar com as janelas todas pipis e aplicações e não me importo de trabalhar em linha de comandos porque o que me atrai em programação são os algoritmos e a estrutura do programa. Agora estou mesmo decepcionado com java, é certo que por ser uma linguagem orientada a objectos torna-a um pouco mais puxada de aprender mas não compreendo como para fazer um simples cout como em C++ tenhamos que usar o "System.out.println();" ou então para fazer o cin, ai... MEU DEUS! Temos que fazer o import do Scanner e dar um nome a um objecto, etc, etc. Mas isto faz algum sentido? E ainda dizem que Java é que é, e que Java é que manda, etc... Enfim... Se bem que isto não é nenhum problema em concreto é mais um desabafo.

pikax

C++ tambem e' uma linguagem OOP....

isto e' para ser um flame-post??

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Flinger

Boas;

Estou a começar a ter as minhas primeiras aulas de java aqui no curso. Meus Deus, que imundície de linguagem. Estou contente porque na altura da escolha da minha "dama" fiz muito bem em escolher o C/C++ não estou nada arrependido. Não me deixei fascinar com as janelas todas pipis e aplicações e não me importo de trabalhar em linha de comandos porque o que me atrai em programação são os algoritmos e a estrutura do programa. Agora estou mesmo decepcionado com java, é certo que por ser uma linguagem orientada a objectos torna-a um pouco mais puxada de aprender mas não compreendo como para fazer um simples cout como em C++ tenhamos que usar o "System.out.println();" ou então para fazer o cin, ai... MEU DEUS! Temos que fazer o import do Scanner e dar um nome a um objecto, etc, etc. Mas isto faz algum sentido? E ainda dizem que Java é que é, e que Java é que manda, etc... Enfim... Se bem que isto não é nenhum problema em concreto é mais um desabafo.

Como disseram, cada linguagem tem os seus prós e contras. Agora pega no C++ e faz uma janela, com 2 ou 3 text-boxes e 2 botões em 5 minutos como fazes no Java...

Já tentei várias vezes pegar em GTK e fazer umas coisas, mas acredita que é bem mais complicado do que em Java, por isso, cada macaco no seu galho. C e C++ são excelentes para algumas coisas, java é melhor para outras.

• Vote 1

Guest Markito

Não isto não é para ser um flame-post. De nada adiantaria... Consigo antever que nenhuma linguagem é perfeita, todas têm os seus prós e contras. cada um que se sinta bem na sua. Eu sou novato, comecei a aprender o ano passado e passei a recorrer ao fórum deste belíssimo site. Quando fiz a escolha da minha linguagem escolhi o C porque ouvi, e li muito bem o que cada um tinha para dizer, pois gosto de respeitar hierarquias. Não passou muito tempo desde que comecei, mas aquela atração por resolver problemas, a estrutura deles, os ciclos, os vectores, etc ainda me fascinam tal como quando comecei C. Agora estou a dar structs em C e Classes em C++ e a coisa ainda fica mais bela. É bom contar com a vossa opinião e com a vossa experiência. Foi mais um desabafo não quero criar percas de tempo, como flame-wars. E queria dizer também que gosto muito do Hippo porque está sempre a ajudar. Obrigado a todos e ao Hippo que é aquela alma caridosa.

HappyHippyHippo

já que se está a falar de C como primeira linguagem, e este tópico não é propriamente uma dúvida ...

este fim-de-semana disponibilizei aqui no fórum um conjunto de ficheiros/funções para simplificar a vida de iniciantes em C.

e como o tópico fica numa secção que não é apresentada na lista de novos conteúdos, aqui fica o link:

https://www.portugal-a-programar.pt/topic/63688-c-codigo-auxiliar-para-iniciantes-leitura-teclado-linked-list/

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

munkbozz

Cada uma tem os seus pontos fortes, como foi dito há algum tempo numa pergunta que eu mesmo realizei:

Ou então misturas.

Fazer numa linguagem managed a parte de forms e se tiveres algumas operações mais criticas de performance, usas C++.

Acho que depende um bocado dos teus conhecimentos, plataformas que pretendes executar a aplicação e tempo para desenvolvimento

-nelsonr

Edited by munkbozz

bioshock

(...) Mas isto faz algum sentido? E ainda dizem que Java é que é, e que Java é que manda, etc... Enfim

Só na tua cabeça é que não faz. Não deves importar o que não utilizas, pois consomes o que não precisas, regra básica.

Mais, nem percebo porque questionas a importação de X classe para ser utilizado em Y objecto, em C é bastante idêntico, ou estás esquecido dos Includes?

Mais, sintaxe do Java bastante idêntica à do C/C++, onde é que reside a dificuldade? Os ciclos, condições, switches, etc, quase totalmente idênticos. Se te referes à construção de formulários em Java e não ao desenvolvimento java console, então aí não posso opinar, pois não tenho qualquer tipo de know-how.

Sei que estás a seguir um curso, mas se tiveres interesse em criar formulários para Windows, dá uma olhadela no Visual Studio C# ou VB e aí sim, verás a facilidade de construção dos mesmos. Pois é um IDE a milhas de todos os outros em termos de desenho de formulários.

• Vote 1

thoga31

Ainda bem que comecei com Pascal por esta, aquela e acoloutra razão, em vez do C ou do C++... [to be continued]

Isto dá pano para mangas, e tudo não passa de opiniões. Pessoalmente também não aprecio muito Java. Reconheço as suas potencialidades todas, mas já vi vários códigos que me levaram a uma conclusão: Java é uma linguagem destinada a programadores que um dia aspiraram a ser escritores, mas que descobriram que tinham mais jeito para algoritmos do que para Português. Há códigos que davam verdadeiras relíquias literárias de tanto texto que têm. Mas claro, isto é uma opinião.

Também sou um amante da programação em linha de comandos, mas sem dúvida que o GUI foi um grande marco da informática e que hoje em dia é imprescindível. Nessa medida, haja linguagens que permitam a criação de GUI sem ter de se escrever bíblias de código para gerar form's e etc. Nesse conjunto de linguagens está o Java, e ele está aí para quem gosta e/ou precisa.

Já agora, em termos de sintaxe, C++ também não é a melhor coisinha do mundo, mas felizmente a linguagem está a sofrer uma reestruturação com o C++14 que a está a tornar mais "limpa" e, ao mesmo tempo, com mais potencialidades - é um mix perfeito de evolução, diga-se, que já fazia falta há muito. Finally!

Essa do cin e do cout... Eu entendo a ideia da sintaxe que está na sua base, mas verdade seja dita (aka uma opinião pessoal), isto é mais simples e elegante:

write('Numero? ');
readln(n);

n = int(input("Número? "))

printf("Número? ");
scanf("%d", &n);

Se um dia pegares em Haskell, temo o que vás dizer acerca dele, se com o Java já tiveste esta reacção tipo kamikaze. O facto de não haver o conceito de variáveis dever-te-á levar logo a excomungar a linguagem, quando na verdade ela é simplesmente genial e, porventura, uma das linguagens mais interessantes do mundo.

O meu conselho: calma. Eu também já experimentei linguagens que simplesmente não gostei. Todavia, coloquei-a na prateleira do don't like e não exasperei. Não vale a pena. ;)

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

KTachyon

Por acaso, o engenheiro que desenvolveu o Java teve como principal motivação não gostar de C++. Muitos dos conceitos OOP que se vêm em Java são conceitos de uma linguagem de programação derivada do C... que não foi o C++.

Sinceramente, não sou fã de C++. Tenho meia dúzia de projectos feitos nessa linguagem, dois deles relativamente grandes, e não gostei particularmente da linguagem. Objective-C, por outro lado, é awesome.

Relativamente a GUIs, com as frameworks certas, é possível criar interfaces tipo os que o Flinger indicou em segundos, em qualquer linguagem.

Mas, na minha opinião, o Java tem graves problemas de flexibilidade quando comparada com linguagens C-based. Especialmente no que toca aos mecanismos de controlo de memória e flexibilidade da introspecção (se bem que não tenho experiência suficiente para falar sobre C++ neste aspecto).

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Virneto

C++ tambem e' uma linguagem OOP....

isto e' para ser um flame-post??

too late!! :D :D

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

pikax
Como disseram, cada linguagem tem os seus prós e contras. Agora pega no C++ e faz uma janela, com 2 ou 3 text-boxes e 2 botões em 5 minutos como fazes no Java...

faz-se bem a janela em 5 minutos em C++ a compilar para Linux, Mac e Windows.

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Rui Carlos

Boas;

A conclusão que tiro daqui é que trabalhaste muito pouco de C++... Caso contrário ias ficar fascinado com a simplicidade do Java :D

O C++ é muito mais flexível do que o Java, e tem coisas que dão imenso jeito (logo para começar, a sobrecarga de operadores), mas essa flexibilidade fica cara em termos de complexidade da linguagem...

Guest Markito

Olá a todos. Começo a pensar que foi realmente uma perca de tempo ter criado este tópico. Não era minha intenção levar tanta pancada e não me está a saber bem. Eu realmente sou novato e ainda me falta trabalhar muito em qualquer das duas linguagens (C++ e java) para poder emiti qualquer opinião. Gosto de C e C++ pois foram as primeiras linguagens que comecei a aprender quando comecei a programar. Mas em todas as linguagens elas existe de certeza aquilo que mais me atrai que é a possibilidade de resolver problemas e ser criativo. Consigo perceber que não há uma linguagem perfeita, por isso penso mesmo que não deveria ter sido precipitado e opinar tão superficialmente como o fiz. Bom dia a todos

thoga31

Não sei onde te deram "pancada", eu apenas vi uma série de opiniões. Sim, dissemos-te algumas coisas a respeito da tua opinião, mas é tão-somente no sentido de "tem calma, ainda tens muito para ver".

Java não é do teu agrado. Ok. Há aqui quem aprecie e quem não aprecie, e a mesma coisa para C++. E daí? Creio que podemos opinar acerca de um assunto que levantaste, e ninguém te "bateu".

<pensamento-passageiro> (não se pode dizer nada que faz logo ferida profunda...) </pensamento-passageiro>

Knowledge is free!

bubulindo

Olá a todos. Começo a pensar que foi realmente uma perca de tempo ter criado este tópico. Não era minha intenção levar tanta pancada e não me está a saber bem. Eu realmente sou novato e ainda me falta trabalhar muito em qualquer das duas linguagens (C++ e java) para poder emiti qualquer opinião. Gosto de C e C++ pois foram as primeiras linguagens que comecei a aprender quando comecei a programar. Mas em todas as linguagens elas existe de certeza aquilo que mais me atrai que é a possibilidade de resolver problemas e ser criativo. Consigo perceber que não há uma linguagem perfeita, por isso penso mesmo que não deveria ter sido precipitado e opinar tão superficialmente como o fiz. Bom dia a todos

Para quem nao queria lancar uma flame war, bem que te comportaste como se houvesse uma.

Ja percebemos que nao gostas de Java... mas como tambem disseste, nao es propriamente um programador experiente e, segundo o que descreves, apenas tiveste contacto com C/C++ e Java. Existe uma imensidao de linguagens que nao conheces e que ao usares poder-te-ao mostrar algumas das vantagens do Java.

Pensa que se tivesses comecado a programar em Assembly, provavelmente qualquer linguagem te pareceria bonita.

No entanto, dito isto, eu tambem nao entendo porque se comeca a estudar programacao na Universidade com Java. Java e tudo muito bonito e tal... mas nao tem uma funcionalidade muito interessante, e poderosa, do C que sao os apontadores. Na minha humilde opiniao, o problema do Java na Universidade e mesmo esse...

Aprendes a programar em Java... achas-te o melhor... mas perdes um conceito importante com os apontadores.

Como linguagem, tem as suas aplicacoes... como ja disseram, e das linguagens mais simples para criar GUIs... porque muitas vezes apenas queres apresentar o resultado do teu algoritmo de forma apelativa... e instalar o Visual Studio e uma seca por demais.

Eu gosto particularmente de C porque nao programo em alto nivel e C e muito provavelmente a unica linguagem que aprendi de forma aceitavel para computadores.

No entanto, no meu trabalho queria apanhar multicasts UDP de varias maquinas e precisava duma forma de relacionar isso de forma grafica simples. Instalar o Visual Studio com o restante software de trabalho esta fora de questao para nao ter de comprar um computador novo. Para usar C, teria de instalar um compilador recente, estudar as Winsock (que nao sao tao simples como parece) e ficava sem um ambiente grafico...

Java foi a escolha precisamente porque me resolveu o problema da maneira mais simples.

Nao estou a dizer que e a melhor linguagem, mas que tem as suas aplicacoes, isso tem.

P.S.: Os anos de experiencia das pessoas que responderam nesta thread (eu excluido), ultrapassa a tua idade... sera aconselhavel tomar os comentarios delas como resultado da experiencia pessoal e guardar para ti em vez de achares que te estao a atacar.

• Vote 1

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Guest Markito

Eu nunca julguei que me estavam a atacar, acredite, nunca. E respeito muito o que os programadores mais experientes e ágeis têm a dizer.

Na maior parte das vezes penso que foi um disparate ter feito este tópico, mas serviu para algo, pois ouvi o que os mais experientes têm a dizer.

Abraço e Bom Natal a todos.

Edited by Markito
  • Vote 1

thoga31

Eu nunca julguei que me estavam a atacar, acredite, nunca.

Pois...

Não era minha intenção levar tanta pancada e não me está a saber bem.

É bom que aprendas com quem tem imensa experiência, eu também trato de o fazer.

Bom Natal.

Knowledge is free!