Jump to content
Luis Correia

Aceder a cada id da base de dados

Recommended Posts

Luis Correia

Boas,

Como faço para executar uma query para aceder a cada id da base de dados em php?

Virneto

A tua questão está muito genérica, por isto, esta resposta também :D .

Para executares uma query e solicitares/inserires/editares/eliminares dados numa base de dados, por exemplo em MySql, através de um script, começas por definir neste script, uma ligação a uma bd que já tenhas.

Depois executas a tua query, que para ir buscar uma lista de id's poderia ser mais ou menos assim:

SELECT id,nome,idade FROM utilizadores WHERE id > 0;	#dá-me todos os id,nome e idade da tabela "utilizadores" onde id seja maior que 0

ou para ires buscar apenas um determinado id:

SELECT id,nome,idade FROM utilizadores WHERE id =6;   #dá-me todos os id,nome e idade da tabela "utilizadores onde id seja igual a 6

Mas a tua questão denota que talvêz estejas a iniciar nestas andanças e se assim for, convém que começes por perceber a lógica da coisa. Vê aqui na wiki. há vários exemplos que podes explorar e experimentar.

have fun!!

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Luis Correia

eu já percebo um pouco de mysql, o problema e que quero inserir a query para n número de id's e a única maneira que vejo é através de um ciclo mas não sei como aceder a todas as id's separadamente...

munbozz eu nunca usei PDO, isso é uma maneira para tratar objectos em PHP?

munkbozz

eu já percebo um pouco de mysql, o problema e que quero inserir a query para n número de id's e a única maneira que vejo é através de um ciclo mas não sei como aceder a todas as id's separadamente...

munbozz eu nunca usei PDO, isso é uma maneira para tratar objectos em PHP?

Como assim aceder separadamente? E de que 'id's' estámos nós a falar, não queres antes dizer colunas?

Sim, PHP Data Objects, é uma interface para o acesso a base de dados, penso que atualmente é a que suporta mais tipos de linguagens.

Edited by munkbozz

Luis Correia

Como assim aceder separadamente? E de que 'id's' estámos nós a falar, não queres antes dizer colunas?

Sim, PHP Data Objects, é uma interface para o acesso a base de dados, penso que atualmente é a que suporta mais tipos de linguagens.

eu tenho um método que transfere os dados de um tabela para outra mas quando executo ele move os dados de todas as linhas e não apenas de um especifica linha como eu queria

não sei se isto ajuda :confused:

fil79

eu tenho um método que transfere os dados de um tabela para outra mas quando executo ele move os dados de todas as linhas e não apenas de um especifica linha como eu queria

não sei se isto ajuda :confused:

Não estarás a fazer um INSERT em vez de um UPDATE?

MCITP-MCTS-MCP

Luis Correia

eu estou a fazer insert pois vou inserir os dados numa nova tabela, isto é o que tenho até agora

$query = "SELECT * FROM registo;
$result = mysql_query($query);
if() {
		 while ($row = mysql_fetch_array($result)) {
			 mysql_query("INSERT INTO tabela1 (campo1, campo2, campo3) VALUES('" . $row['valor1'] . "', '" . $row['valor2'] . "', 'string')");
			 mysql_query("INSERT INTO tabela2 (campo1, campo2, campo3. campo4) "
					 . "VALUES ('" . $row['valor1'] . "' , '" . $row['valor2'] . "' , '" . $row['valor3'] . "' , '" . $row['valor4'] . "')");

eu quero passar os dados de uma tabela para outras duas, mas quando fazia isso ele passava todos os dados da tabela e não apenas a linha na qual estava a trabalhar

juntei o ciclo if mas não sei o que pôr nele para trabalhar numa só linha e não na tabela toda...

Edited by Rui Carlos
GeSHi

fil79

estás a fazer um select ($query = "SELECT * FROM registo;)...depois listas os registos e dentro do ciclo estás a fazer dois inserts. Se a tabela registo tiver 1000 registos estaras a fazer 2000 inserts.

Não te falta um WHERE em $query = "SELECT * FROM registo WHERE id=qqnumero;

?

MCITP-MCTS-MCP

Luis Correia

estás a fazer um select ($query = "SELECT * FROM registo;)...depois listas os registos e dentro do ciclo estás a fazer dois inserts. Se a tabela registo tiver 1000 registos estaras a fazer 2000 inserts.

Não te falta um WHERE em $query = "SELECT * FROM registo WHERE id=qqnumero;

?

mas eu nao tenho um id específico quero para aceder a cada id separadamente

como uso o WHERE em $query = "SELECT * FROM registo WHERE id=qqnumero; para qualquer id?

Virneto

como uso o WHERE em $query = "SELECT * FROM registo WHERE id=qqnumero; para qualquer id?

$query="SELECT id,nome,idade FROM registos WHERE id > 0"; //todos os registos com id superior a 0
$retorno = mysql_query($query);
//neste momento $retorno será um array com os dados apanhados
while ($linha = mysql_fetch_array($retorno)) {
/** neste momento, para cada elemento do array com nome de $linha terás um array em que
$linha[0] será id, $linha[1] será nome e $linha[2] será idade (SELECT id,nome,idade) **/

if ($linha[0] == 1) {  //se o id corresponde à tua condição faz uma segunda query
   $query2="UPDATE registos SET nome='blabla' WHERE id='$linha[0]'";
   $retorno2 = mysql_query($query2);

}
}

Isto está muito em cima do joelho. Na wiki aqui do p@p tens vários exemplos de como fazer o que pretendes. Convém que pesquises um pouco e utilizes de vêz msqli ou PDO.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Luis Correia

$query="SELECT id,nome,idade FROM registos WHERE id > 0"; //todos os registos com id superior a 0
$retorno = mysql_query($query);
//neste momento $retorno será um array com os dados apanhados
while ($linha = mysql_fetch_array($retorno)) {
/** neste momento, para cada elemento do array com nome de $linha terás um array em que
$linha[0] será id, $linha[1] será nome e $linha[2] será idade (SELECT id,nome,idade) **/

if ($linha[0] == 1) {  //se o id corresponde à tua condição faz uma segunda query
   $query2="UPDATE registos SET nome='blabla' WHERE id='$linha[0]'";
   $retorno2 = mysql_query($query2);

}
}

Isto está muito em cima do joelho. Na wiki aqui do p@p tens vários exemplos de como fazer o que pretendes. Convém que pesquises um pouco e utilizes de vêz msqli ou PDO.

eu testei esse código e da me este erro

mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean

$query = "SELECT * FROM registo";
while( $row = mysql_fetch_array($query)){
   mysql_query("INSERT INTO entrada (user, pass) VALUES('" . $row['campo1'] . "', '" . $row['campo2'] . "')");
}

eu tinha este código a funcionar mas o problema neste é que quando eu quero mover um dos elementos da tabela ele move a tabela toda

Virneto

mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean

A query está a retornar falso (booleano), ou seja, tens um problema na query.

experimenta:

INSERT INTO entrada (user, pass) VALUES("utilizador", "pass");

Linuxando.com | ...

Luis Correia

A query está a retornar falso (booleano), ou seja, tens um problema na query.

experimenta:

INSERT INTO entrada (user, pass) VALUES("utilizador", "pass");

mas o problema e que não pretendo inserir os valores no código mas sim em campos a preencher numa página

HappyHippyHippo

vamos lá por os pontos nos i's.

se continuas a não dar informação nenhuma, não irás ter uma única resposta decente.

responde com SIM ou NÃO : queres copiar os valores de uma tabela para outras duas tabelas ?

se NÃO : explica com palavras em português correcto, legível e inteligível o que pretendes

se SIM : apresenta a seguinte informação

- nome da tabela de origem

- nome de cada uma das colunas da tabela de origem que pretendes que sejam copiadas

- nome das duas tabelas de destino dos dados

- nome de cade uma das colunas das duas tabelas de destino onde pretendes que os dados sejam copiados

sem essa informação, eu e muitos outros (tirando alguns que gostam de adivinhar) não são capazes de te tirar as dúvidas

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Luis Correia

vamos lá por os pontos nos i's.

se continuas a não dar informação nenhuma, não irás ter uma única resposta decente.

responde com SIM ou NÃO : queres copiar os valores de uma tabela para outras duas tabelas ?

se NÃO : explica com palavras em português correcto, legível e inteligível o que pretendes

se SIM : apresenta a seguinte informação

- nome da tabela de origem

- nome de cada uma das colunas da tabela de origem que pretendes que sejam copiadas

- nome das duas tabelas de destino dos dados

- nome de cade uma das colunas das duas tabelas de destino onde pretendes que os dados sejam copiados

sem essa informação, eu e muitos outros (tirando alguns que gostam de adivinhar) não são capazes de te tirar as dúvidas

eu quero copiar os valores para uma tabela e destruir esses mesmos dados na tabela de origem

- registo

- id, nome, nif, morada, localidade, email, sexo, dia, mes, ano, setor, pass

- entrada e utilizadores

- da tabela de entrada é -> user, pass (nesta tabela apenas quero que seja copiado os dados nif e pass que serve para entrar no sistema)

- da tabela de utilzadores é -> id, nome, nif, morada, localidade, email. sexo, dia, mes, ano, setor, pass

munkbozz

Então o que tu necessitas é...

- INSERT INTO SELECT (Inserir os dados na tabela X, seleccionado dados da tabela Y).

- DROP TABLE(Apagar tabela) ou TRUNCATE TABLE(Eliminar todos os dados de uma tabela).

HappyHippyHippo
// altera a gosto
$host = 'localhost';
$user = 'user';
$pass = 'pass';
$schema = 'db';

$db = new mysqli($host, $user, $pass, $schema);
if ($mysqli->connect_error) {
 die("Connect error ({$db->connect_errno}) {$db->connect_error}");
}

/* copiar para a tabela ENTRADA */
$sql = "insert into entrada (`user`, `pass`)
              select `nif`, `pass` from `registo`";
if ($db->query($sql) === false) {
 die("Query execution error ({$db->connect_errno}) {$db->connect_error}");
}

/* copiar para a tabela UTILIZADORES */
$sql = "insert into utilizadores (`id`, `nome`, `nif`, `morada`, `localidade`, `email`, `sexo`, `dia`, `mes`, `ano`, `setor`, `pass`)
              select `id`, `nome`, `nif`, `morada`, `localidade`, `email`, `sexo`, `dia`, `mes`, `ano`, `setor`, `pass` from `registo`";
}

/* remover registos de origem */
$sql = "delete from `registo`";
}

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Luis Correia

// altera a gosto
$host = 'localhost';
$user = 'user';
$pass = 'pass';
$schema = 'db';

$db = new mysqli($host, $user, $pass, $schema);
if ($mysqli->connect_error) {
 die("Connect error ({$db->connect_errno}) {$db->connect_error}");
}

/* copiar para a tabela ENTRADA */
$sql = "insert into entrada (`user`, `pass`)
		   select `nif`, `pass` from `registo`";
}

/* copiar para a tabela UTILIZADORES */
$sql = "insert into utilizadores (`id`, `nome`, `nif`, `morada`, `localidade`, `email`, `sexo`, `dia`, `mes`, `ano`, `setor`, `pass`)
		   select `id`, `nome`, `nif`, `morada`, `localidade`, `email`, `sexo`, `dia`, `mes`, `ano`, `setor`, `pass` from `registo`";
}

/* remover registos de origem */
$sql = "delete from `registo`";
}

este código devolve dois erros Undefined variable: mysqli in C:\wamp\www\Netbeans\PW\funcoes.php on line 123 e Trying to get a property of non-object na mesma linha e devolve Query execution error (0)

e este não vai aceder a cada linha separadamente pois não?

Edited by Luis Correia