Jump to content
999ANDRE999

Colocação de pontos de leitura

Recommended Posts

999ANDRE999

Boas pessoal...

Tenho um trabalho para fazer um MATLAB cujo objetivo é identificar expressões faciais em imagens.

As fases que preciso de fazer (segundo eu previ, pode nao ser o melhor caminho) para fazer a deteção de expressoes faciais sao as seguintes:

> Foto a testar DONE

> Detetar face DONE

> Detetar boca e olhos DONE

> Colocar pontos de leitura nos cantos da boca e nos olhos (Tenho uma imagem de exemplo para melhor compreenção, mas não consigo coloca-la aqui)

> Medir as distancias entre os pontos, para depois saber as transformações ocorridas (p.e. se a distancia na horizontal e na vertical diminuir em relação a posição de neutro, estará com expressão de espanto, se a distancia na horizontal aumentar e a distancia na vertical mantiver mais ou menos igual estaremos perante um sorriso)

> Classificar expressão facial

Agora bloqueei na fase de colocar pontos de leitura na crop da boca e dos olhos... não sei como fazer com que o matlab coloque esses pontos automaticamente... Alguem me poderá ajudar nesta situação?

999ANDRE999

A minha ideia seria: como depois de detectar a boca faço um crop, eu binarizo essa imagem da boca e utilizo um filtro sobel para ficar so com os contornos da boca.

Ora assim fico com uma imagem (matriz) só com zeros e uns. A minha ideia para colocar os pontos de leitura é fazer uma varredura à matriz da imagem da esquerda para a direita. A primeira coluna que encontrar com 1, significa que existe o canto esquerdo da boca nessa coluna. Ora a coluna pode ter 1's em várias linhas. Depois era necessário encontrar o 1 que estiver a meio e esse 1 seria o canto esquerdo da boca. Fazer-se-ia o mesmo da direita para a esquerda e sabiamos onde estava o canto direito e colocava-se um ponto de leitura. Idem de cima pra baixo e de baixo pra cima.

Depois é ainda necessário calcular a distância do canto esquerdo ao canto direito e da distancia do cimo da boca ao fundo.

O meu problema é que não sei como fazer isto em matlab. :confused: