Jump to content

Problema com Float

Recommended Posts

Posted

Boas, estou a desenvolver um programa que conte o numero de casas decimanis de um numero, não quero a resposta, quero apenas que me expliquem pk é que a float mostra numero sei lá de onde:

#include <stdio.h>
#include <math.h>
main()
{

float n, n1, n2;
	 int i=0;

printf("Digite um numero: ");
	 scanf("%f",&n);

do
	 {
			 n1=n;
			 printf("%.5f\n",n1);
			 n1 = trunc(n1);

n2 = n - n1;

printf("%.5f\n",n2);

n= n2 * 10;

i++;
			 printf("%.5f\n",n);
			 printf("\n%d\n",i);

}while(n>0);

getch();		

}
Posted

primeiro, float é algo que não se usa ... não faz sentido usar ... hoje em dia, o uso de doubles chega a ser mais rápido que floats porque a ALU funcinoa sempre com doubles

segundo:

do {
// ...
n= n2 * 10;
// ...
}while(n>0);

quando é que o n toma valores negativos = nunca

terceiro, isso não se faz com floats ou doubles

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Não gosto nada da tentativa de resolução que estás a fazer. Tanta variável, tanta conta... um ciclo com duas linhas, incluindo o próprio while, faz o truque.

Imagina o seguinte número: 12.3456. Como contas as 4 casas decimais? Sem qualquer trunc.

Vais multiplicando por 10 até chegares a 123456, e aqui páras. Mas como sabes se hás-de parar aqui? Porque 1234560 % 10 == 0.

Há várias formas de resolver o problema, mas essa é muito exotérica 😄

Knowledge is free!

Posted

A determinado ponto vais ter 0, mas ao usares valores numéricos, há uma forte probabilidade de teres erros de arredondamento, visto que o computador trabalha em base 2, e tu estás a fazer operações em base 10. E isto faz com que não obtenhas 0 tão rapidamente como devias. (Aliás, com os prints que tens no código, deves ter reparado que as operações nem sempre dão exactamente o resultado que esperas.)

Por isso, seria melhor usares strings para contar as casas decimais (que penso ser também o que o HappyHippyHippo estava a sugerir).

(HappyHippyHippo, na maior parte dos casos os doubles são melhores, mas também há alguns casos em que há vantagens em usar floats.)

EDIT: @thoga31, a tua solução também poderá ter problemas com os arredondamentos.