Jump to content
filipe90

Comunicar com autómato Simatic

Recommended Posts

filipe90

Para aceder ao programa de um automato basta-me ter o simatic no portatil e o cabo mpi ?

Desde ja , muito obrigado

bubulindo

Se o autómato for Siemens, o Simatic e o cabo MPI será o que precisas... no entanto, e aqui falo por experiência própria.

O fabricante do sistema pode bloquear o acesso ao autómato com password e aí só sabendo a password é que poderás aceder ao programa.

Existem também diferentes níveis de protecção, o fabricante pode bloquear a escrita no autómato para proteger contra alterações no programa (isto será talvez o mais comum) ou pode bloquear operações de leitura e escrita.

Estou a assumir, claro, que não tens o software que está no PLC...

• Vote 1

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

filipe90

Obrigado bubulindo :) , e para retirar o progama e guarda-lo fora do automato , basta-me fazer o retrieve ?

bubulindo

Não.

O retrieve é para ires buscar um software que esteja arquivado no teu computador.

Para ir buscar o programa ao autómato, crias um projecto vazio, vais a PLC -> Upload Station to PG e preenches lá a morada do PLC a que te ligaste com o cabo MPI. Nota que se tiveres uma rede MPI tens mesmo de ter certeza que a morada é correcta. Depois, se não estiver bloqueado, vês a configuração e blocos a serem passados para o computador.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

filipe90

Bubulindo obrigado pela paciencia :thumbsup: mas como e que eu sei a morada do automato ? caso nao seja uma rede nao preciso ter a certeza ?

bubulindo

O default, segundo me lembra é o 2, logo se não está em rede experimenta esse.

Se estiver em rede, por norma, são números pequenos... logo podes fazer por tentativa e erro e tirar todos os programas da rede.

Se analisares o hardware, nalguns casos, podes identificar qual o PLC fazendo a ligação entre a configuração do software e o que vês na rack física do PLC.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

nokPT

No Set PG/PC Interface, tens "Diagnostics",aí podes testar a configuração da placa de comunicação MPI/Profibus, Baud-rate, etc... e podes ver todos os endereços dos equipamentos da rede onde estás ligado

Ricardo Timóteo