Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

MullerBento

Trabalho sobre Loop dúvida

Recommended Posts

MullerBento

Boa tarde fórum P-a-P,

Estou com uma dúvida tremenda como resolver este problema abaixo, é um trabalho de minha faculdade. Sei que pra muitos é fácil, mais estou aprendendo ainda e não sei quase nada de Loop.

Gostaria da ajuda de alguém.

Trabalho em DEV C

Dois carros, C1 e C2 estão posicionados em duas cidades separadas por M km. Uma mosca está inicialmente posicionada no pára-choque do carro C1 e voa a uma velocidade constante V3 para o pára-choque do carro C2 e em seguida retorna ao carro C1 e assim por diante até que os dois carros se encontram. Considerando-se que os carros C1 e C2 estão respectivamente a velocidades V1 e V2 (constantes), construa um programa que calcule a distancia total percorrida pela mosca utilizando um loop.

dev.png

Fiz a solução dos cálculos mais não consigo passar para o Loop. Aqui esta a solução.

Solução

Desejamos encontrar a distância total percorrida pela mosca que será denominada S m.

Em nosso problema usamos v3 para indicar a velocidade da mosca.

Vamos adotar que o primeiro carro está partindo da origem, assim a sua posição inicial será SC1 = 0, e o sinal positivo da sua velocidade indica que ele está se movendo no mesmo sentido da orientação da trajetória.

O segundo carro está partindo da outra cidade M km distante e a sua posição inicial será M km; o sinal negativo da velocidade indica que ele se move no sentido contrário da orientação da trajetória.

A mosca também estará partindo da origem, a sua posição inicial será Sm = 0, e ela também está se movendo no sentido de orientação da trajetória e sua velocidade é positiva.

A mosca vai voar entre os dois carros até estes se encontrarem, então, a primeira coisa que temos que determinar é o tempo que os carros levam até o encontro dos dois.

Para isto vamos escrever a equação do movimento de cada carro; como suas velocidades são constantes eles estão em Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.), que será dada pela expressão

S = So + Vt

aplicando (I) para o primeiro carro a equação fica

SC1 = V1.t (porque parte da origem)

a equação do segundo carro será dada por :

SC2 = So - V2.t (o sinal negativo da velocidade se deve ao fato de o carro estar se deslocando no sentido contrario à orientação da trajetória)

Os dois carros se encontram quando ocupam a mesma posição, então fica fácil de sabermos o instante do encontro impondo a condição de igualdade entre (II) e (III)

SC1 = SC2

Substituindo pelas equações:

V1.t = So - V2.t

Como So = M a igualdade fica:

V1.t = M – V2.t

Calculando o instante do encontro entre os carros:

V1.t + V2.t = M

t.(V1 + V2) = M

t = ____M____ (IV)

V1 + V2

aplicando à mosca a equação de movimento da mosca será

Sm = V3. t (V)

agora para sabermos quantos quilômetros a mosca percorreu é só substituirmos o tempo que os carros levam para se encontrar, encontrado em (IV), na equação (V)

Sm = V3(____M_______)

V1 + V2

Edited by Rui Carlos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.