Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #59 da revista programar. Faz já o download aqui!

MullerBento

Trabalho sobre Loop dúvida

Mensagens Recomendadas

MullerBento    0
MullerBento

Boa tarde fórum P-a-P,

Estou com uma dúvida tremenda como resolver este problema abaixo, é um trabalho de minha faculdade. Sei que pra muitos é fácil, mais estou aprendendo ainda e não sei quase nada de Loop.

Gostaria da ajuda de alguém.

Trabalho em DEV C

Dois carros, C1 e C2 estão posicionados em duas cidades separadas por M km. Uma mosca está inicialmente posicionada no pára-choque do carro C1 e voa a uma velocidade constante V3 para o pára-choque do carro C2 e em seguida retorna ao carro C1 e assim por diante até que os dois carros se encontram. Considerando-se que os carros C1 e C2 estão respectivamente a velocidades V1 e V2 (constantes), construa um programa que calcule a distancia total percorrida pela mosca utilizando um loop.

dev.png

Fiz a solução dos cálculos mais não consigo passar para o Loop. Aqui esta a solução.

Solução

Desejamos encontrar a distância total percorrida pela mosca que será denominada S m.

Em nosso problema usamos v3 para indicar a velocidade da mosca.

Vamos adotar que o primeiro carro está partindo da origem, assim a sua posição inicial será SC1 = 0, e o sinal positivo da sua velocidade indica que ele está se movendo no mesmo sentido da orientação da trajetória.

O segundo carro está partindo da outra cidade M km distante e a sua posição inicial será M km; o sinal negativo da velocidade indica que ele se move no sentido contrário da orientação da trajetória.

A mosca também estará partindo da origem, a sua posição inicial será Sm = 0, e ela também está se movendo no sentido de orientação da trajetória e sua velocidade é positiva.

A mosca vai voar entre os dois carros até estes se encontrarem, então, a primeira coisa que temos que determinar é o tempo que os carros levam até o encontro dos dois.

Para isto vamos escrever a equação do movimento de cada carro; como suas velocidades são constantes eles estão em Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.), que será dada pela expressão

S = So + Vt

aplicando (I) para o primeiro carro a equação fica

SC1 = V1.t (porque parte da origem)

a equação do segundo carro será dada por :

SC2 = So - V2.t (o sinal negativo da velocidade se deve ao fato de o carro estar se deslocando no sentido contrario à orientação da trajetória)

Os dois carros se encontram quando ocupam a mesma posição, então fica fácil de sabermos o instante do encontro impondo a condição de igualdade entre (II) e (III)

SC1 = SC2

Substituindo pelas equações:

V1.t = So - V2.t

Como So = M a igualdade fica:

V1.t = M – V2.t

Calculando o instante do encontro entre os carros:

V1.t + V2.t = M

t.(V1 + V2) = M

t = ____M____ (IV)

V1 + V2

aplicando à mosca a equação de movimento da mosca será

Sm = V3. t (V)

agora para sabermos quantos quilômetros a mosca percorreu é só substituirmos o tempo que os carros levam para se encontrar, encontrado em (IV), na equação (V)

Sm = V3(____M_______)

V1 + V2

Editado por Rui Carlos

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.