Jump to content
waslow

Sistema login

Recommended Posts

waslow

Boas pessoal, sou novo em php e estou a tentar desenvolver um site de um projecto meu.

Eu preciso de fazer uma pagina com um sistema de login e registo com ligação a uma base de dados.

O que preciso de fazer também é que certos usuários tenham acesso a uma pagina e outros usuários a outras paginas

Por exemplo: o usuário X pode aceder à pagina A enquanto que o usuário Y não, mas o usuário Y pode aceder a pagina B

Agradecia que me dessem algumas dicas e ate alguns códigos se puderem, agradeço desde já.

Cumprimentos, Fernando Castro.

aesp

Olá waslow,

Em primeiro lugar é preciso saber se já tens efectivamente uma base de dados desenhada e em funcionamento para fazeres toda essa gestão dos utilizadores do site.

• Vote 1

aesp

No desenho dessa base de dados, uma das coisas que podias fazer, era criar um capo de permissões, por exemplo:

O utilizador com o nível de permissão I apenas pode aceder a páginas do tipo X, o utilizador com o nível II, pode aceder apenas à página Y, e assim sucessivamente.

Mas antes de passarmos à parte das permissões, que tipo de código é que já tentaste/tens escrito em PHP para poderes fazer o registo dos utilizadores?

bioshock

No desenho dessa base de dados, uma das coisas que podias fazer, era criar um campo de permissões, por exemplo:

Tabela.

aesp

Tabela.

Quando me referi a campo, era no sentido do campo na tabela de utilizadores, de forma a assinalar que tipo de permissões é que o utilizador tem. Mas percebi a tua ideia.

waslow

Como faço isso? O que precisava mesmo agora é de como fazer o sistema de login e ir para a pagina secreta

Edited by waslow

aesp

Supondo que estás a utilizar um sistema de gestão de bases de dados (MySQL), por exemplo, imagina que tens duas tabelas:

9a2eacd0c314b6996cc53f2961a67c38.png

Do lado esquerdo tens a tabela utilizadores, onde vais definir aqueles que achas que são os dados que achas que deves registar acerca dos novos utilizadores, eu utilizei os campos IDUtilizador, que representará o identificador único de cada utilizador, o nome completo, username, password e o tipo de permissão.

Na segunda tabela, temos as permissões. Imagina que nesta segunda tabela vais preenchê-la com dados específicos. Vamos supor o seguinte quadro:

Nível 1 - Administrador

Nível 2 - Moderador

Nível 3 - Utilizador

Nesta tabela, o nível 1, 2 e 3, serão representados pelo IDPermissao e a descrição será o seu nome, ou seja, Administrador, moderador e utilizador.

O que a tabela dos utilizadores irá guardar, é aquele IDPermissao, ou seja, se tiveres o utilizador Zé Manel onde foi definido que este tem o tipo de Permissão 1, significa que este é administrador, se for permissão 2 é moderador e por fim, se o seu nível for 3, este será um utilizador regular.

Uma das coisas que podes fazer, cada vez que um utilizador se registar no site, pode ter por exemplo sempre o nível 3 por defeito, digamos assim.

Isto é somente para teres uma ideia geral, para que te consigamos ajudar.

PS: Se estiver a escrever alguma besteira, façam questão de mencionar, porque assim aprendemos todos.

• Vote 1

waslow

Sim, eu entendi mas o que precisava mesmo agora é de como fazer o sistema de login e ir para a pagina secreta

deathsharp

ya mas por exemplo .

existe o utilizador 1 e 2 - admin e mod

e o 3 - um simples user.

Mas o nosso objetivo era nesse utilizador 3 , definir diversas permissoes para cada 1

Por exemplo - turma 1 (utilizador 3) - o delegado de turma tinha as permissoes para administrar so um grupo e depois podia tambem meter algumas permissoes a alguns alunos.

e assim sucessivamente , aí entra o que disses-te das permissoes por defeito é isso que temos duvidas

aesp

Bom quanto à parte do código de PHP, podem consultar este artigo da Wiki: http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_web:php:snippet:login_basico

Quanto a tua dúvida, isto é apenas uma ideia, mas pode dar para aquilo que pretendes. No exemplo que apresentei utilizei um sistema de permissões básico, mas podes fazer um mais detalhado onde específicas o que pode e não pode fazer.

Quanto ao teres um utilizador básico que possa gerir um determinado grupo, poderias fazer por exemplo uma tabela de delegados de turma, onde irias guardar por exemplo o IDTurma e o IDUtilizador que é o delegado da turma, por exemplo.

deathsharp

exatamente o que disses-te.

È isso , vamos entao aprender mais coisas , obrigado pela ajuda

Comprimentos