Ir para o conteúdo
MiguelLeal

Fazer sequências e determinar soma dos seus N elementos

Mensagens Recomendadas

MiguelLeal    0
MiguelLeal

Olá, outra vez! Como novato que sou deparei-me com outro problema que até agora não consigo resolver.

O problema é: "Pretende-se determinar a soma de N números digitados pelo usuário. Se N for inferior a 2 deverá pedir novamente a introdução de um valor válido."

Foi o que fiz:

#include<stdio.h>

main()
{
int num,soma;
printf("Introduza uma sequencia:\n");
scanf("%d",&num);
do{
scanf("%d",&num);
if(num>=2)
soma=num;
}
while(num<2);
printf("soma=%d\n",soma);
return 0;

}

Mas não entendo como somar as N entradas que o utilizador introduz.

Editado por thoga31
GeSHi

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1140
HappyHippyHippo

Mas não entendo como somar as N entradas que o utilizador introduz.

eu nem vou tão longe ...

quantas vezes tens de escrever o o valor de N até que comeces a digitar os números ? (isto em relação ao código que apresentaste)

Editado por HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1140
HappyHippyHippo

olha para o teu código e responde à pergunta :

"quantas vezes tens de escrever o o valor de N até que comeces a digitar os números ?"

-------------

não percebo porque razão as pessoas que estão a aprender não respondem às perguntas mais simples !!!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger    50
Flinger

não percebo porque razão as pessoas que estão a aprender não respondem às perguntas mais simples !!!

Porque não sabem as respostas :D

Miguel, qual é a condição para parares de ler números do teclado? (A que tens no código, não a que é pedida no enunciado)

Editado por Flinger

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1140
HappyHippyHippo

Porque não sabem as respostas :D

é pior do que isso ... sempre que pergunto algo sobre o código que é apresentado (que supostamente foram eles que fizeram) respondem sempre com o enunciado !!!

epa ... se o enunciado já foi apresentado, para que repetir o mesmo ? acham que uma pessoa não sabe ler ?

Miguel, qual é a condição para parares de ler números do teclado? (A que tens no código, não a que é pedida no enunciado)

o problema que estou a tentar abordar ainda é anterior a esse. olha para a sequência de scanf's ...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger    50
Flinger

Não ia por aí... primeiro indireitava o ciclo, depois tratava dos casos especiais... esse caso deve desaparecer se ele definir correctamente o que o ciclo deve fazer...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    594
thoga31

não percebi... eu basicamente não sei quantos números o usuário vai digitar

O enunciado diz-te quantas vezes são, e quantas vezes deverão ser no mínimo.

Não entendo o objectivo do código que apresentaste, tal como o @Happy. Tens dois scanf's para a mesma coisa, uma pseudo-soma dentro do ciclo, e uma questão no ar: percebeste o enunciado, ao menos?

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    312
Rui Carlos

A minha dúvida é se ele está a usar o ciclo para ler os N números, ou para tratar o caso do valor introduzido para N ser inválido. (A pergunta do HappyHippyHippo só faz sentido se for o segundo caso, e a observação do Flinger fará sentido no primeiro caso.)

MiguelLeal, será que podias adicionar alguns comentários no código a dizer qual o objectivo das várias linhas que tens?

É que sem isso torna-se complicado dizer como deves alterar o teu código para chegares ao resultado desejado. (E dizer-te como corrigires o código será bem mais útil do que dar-te um código funcional.)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1140
HappyHippyHippo

A minha dúvida é se ele está a usar o ciclo para ler os N números, ou para tratar o caso do valor introduzido para N ser inválido.

verifica a condição de paragem do ciclo que ficas sem dúvidas:

Se N for inferior a 2 deverá pedir novamente

} while(num<2);

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    312
Rui Carlos

Eu também li o enunciado :D Mas nesse caso teríamos que assumir que ele não tinha nenhum scanf para ler os valores da sequência. Pode ter sido simplesmente confusão de achar que aquele 2 teria alguma coisa a ver com o ciclo que lê os valores da sequência (depois também temos aquele soma ali pelo meio). Não estou a dizer que estás "errado", e a minha primeira interpretação foi igual à tua. Mas agora também me parece que a outra interpretação é possível. (Mas isto de ler o que vai na cabeça dos outros nunca foi o meu forte.)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.