Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #59 da revista programar. Faz já o download aqui!

nunopicado

Vossa opinião para um AP (2 SSID's)

Mensagens Recomendadas

nunopicado    1090
nunopicado

Boas pessoal

Precisava aqui arranjar uma solução para esta situação:

- 2 salas, cerca de 100m2 cada

- Necessidade: Cobertura WIFI:

* Dois SSID's, um geral para uso da empresa, outro apenas com acesso à net para uso de visitantes

- Obs: O router, se possível, não pode ser alterado (o cliente tem particular predilecção por aquele)

A ideia passa por 2 AP's, um em cada sala.

A questão é: Qual?

Sugerem alguma marca/modelo de AP que suporte os 2 SSID's?

Obrigado desde já

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto    75
Virneto

A ideia passa por 2 AP's, um em cada sala.

A questão é: Qual?

Sugerem alguma marca/modelo de AP que suporte os 2 SSID's?

Cisco?? Só porque estudei com eles e é o conheço melhor.

Mas parece-me que consoante o espaço e as consições de propagação do sinal até consegues satisfazer as tuas necessidades com um único Acess Point.

You can configure up to 16 SSIDs on your HWIC-APs and assign different configuration settings to each SSID. All the SSIDs are active at the same time; that is, client devices can associate to the access point using any of the SSIDs. These are the settings you can assign to each SSID.

Fonte: vê aqui a Documentação da CISCO

Edit:

É verdade, podes também implementar a tua solução em ambiente virtual com o Packet Tracer a ver se funciona.

Have fun!! :P

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1090
nunopicado

Obrigado pela resposta.

O Cisco é top... :) Neste caso concreto, é mais overkill (pelo menos à carteira).

Por muito que goste deles, não posso aplicar neste caso.

Precisava de algo mais em conta, porque os Cisco não estou a ver ESTE cliente a comprar.

Editado por nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1140
HappyHippyHippo

http://www.vorteg.info/multiple-ssids-and-vlans-based-on-dd-wrt-and-linksys-e4200-router/

Multiple SSIDs and VLANs based on DD-WRT and Linksys E4200 router

http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=96763&cat=2817&nome=LINKSYS+-+DUAL-BAND+N900+ROUTER+GIGABIT+AND+USB

Linksys EA4500, 10, 100, 1000 Mbit/s, 10/100/1000Base-T(X), 802.11b, 802.11g, 802.11n, 450 Mbit/s, RJ-45, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, IEEE 802.11n

€ 162,99

no que toca a isto é como tudo, ou compras dois bocados de plástico por uma pechincha e tens uma dor de cabeça ou compras um bom router e pagas o preço ...

acho que deverias dar um orçamento que o cliente está disposto a pagar, porque caso contrário será complicado pesquisar essa informação

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1090
nunopicado

A área comercial não é minha, mas penso que não deve passar dos 200€ cada (inst. e config. incluída).

Esse Linksys, tens ideia se é razoável (já não digo bom) para este efeito?

Por acaso costumo gostar deles.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1090
nunopicado

não te posso garantir nada ... não é por experiência, foi a primeira solução que encontrei na net

:) Nem te peço tal... Garantias nestas coisas, só depois de testar, que é pra não falhar muito.

Obrigado pela dica!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    312
Rui Carlos

Aquele Linksys é bom, mas é um crime usá-lo apenas como Access Point (apesar de já se arranjarem por preços razoáveis). Também fiquei com a ideia que precisa de DD-WRT para ter acesso a vários SSIDs (eu até recomendo o uso do DD-WRT, mas não quando estamos a falar de um produto para ser usado por terceiros).

Um Asus RT-N12 D1 penso que tem as funcionalidades que precisas (suporta vários SSIDs com o firmware de origem), e deve ficar um pouco mais em conta. No entanto, é mais fraco do que o Linksys, por funcionar apenas nos 2.4GHz, não ter Gigabit, não ter USB, etc.

Agora os TP-Link andam muito na moda. Este modelo até me parece ser um equipamento mais adequado para o que pretendes. Mas apesar de costumar ver boas opiniões sobre os TP-Link, não tenho experiências com os mesmos.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1090
nunopicado

Obrigado Rui

Vou dar uma olhada a esses!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger    50
Flinger

Tenho a linksys em muito boa conta, até porque eram detidos pela Cisco... Era como a divisão de mercado residencial da Cisco :D Dito isto desde Março passou para a Belkin, pelo que não sei se mantêm a mesma qualidade.

Tenho um asus em casa e gosto bastante dele, mas o alcance da rede não é propriamente brilhante... mas se for para divisões abertas, um em cada, não deves ter problemas. Acho-os muito versáteis e simples de configurar.

Os TPlink, estou como o Rui Carlos. Já ouvi falar bem deles, mas nunca experimentei, por isso...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1090
nunopicado

Eu tenho usado TP-Links para repetidores e AP's residenciais. Não são maus, para esse serviço. :)

Os Asus já usei, há uns anos. Gostava deles...

LinkSys sempre gostei.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.