Ir para o conteúdo
vpronait

Ajuda Topqui (problema E do TOPAS 2013)

Mensagens Recomendadas

vpronait

Boas tenho este problema para fazer no meu curso, podem me ajudar?

Na galáxia Andrómeda há um torneio de programação quântica interplanetário (TOPQUI) muito popular, parecido com o ToPAS. Neste concurso participam imensas equipas de extraterrestres e a equipa vencedora ganha o conjunto de prémios atribuídos pelos planetas que organizam o concurso. Há algo obscuro na regra de distribuição dos prémios: (1) é o chefe da equipa que faz a distribuição dos prémios, agrupando os prémios em lotes e entregando um lote a cada membro da equipa; (2) há prémios de diversos valores; (3) a diferença entre o número de prémios de cada lote não deve ser superior a 1 e (4) o chefe da equipa não pode ficar com mais prémios do que qualquer outro membro da equipa.

Ora, também na Andrómeda, há um ditado popular que diz que ``quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é tolo ou não tem arte''. Portanto, no TOPQUI, o chefe da equipa vencedora vai sempre tentar repartir os prémios de forma a ficar com o lote mais valioso que for possível.

Tarefa

Escrever um programa para ajudar o chefe da equipa vencedora a escolher o lote de prémios mais valioso que for possível, calculando o valor desse lote.

Input

O input é constituído por duas linhas. A primeira linha contém dois números inteiros que representam, respetivamente, o número de extraterrestres da equipa vencedora e o número de prémios. A segunda linha contém uma sequência de números inteiros, cada um representando o valor de um dos prémios. As regras do concurso garantem que há sempre pelo menos tantos prémios quantos os membros da equipa vencedora e que não há mais de 1000 prémios.

Output

O output é uma linha com apenas um número inteiro que representa o valor do lote de prémios que o chefe da equipa reservará para si.

Exemplo 1

Input

2 7

1 1 1 3 3 3 4

Output

10

Exemplo 2

Input

5 17

8 1 2 3 5 3 1 4 4 5 6 5 6 4 6 2 8

Output

22

Agradecia imenso, Cumprimentos.

Editado por Rui Carlos
Conteúdo do recuperado.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

o que é que já fizeste ?

ps : deve ser dos exercícios mais simples do TOPAS que já vi ....

Editado por HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

meu deus ...

consegues explicar a razão desse código todo ? (para que serve e porquê de cada função)

---------------------

estou a ver que está complicado por essas partes.

pontos que tens de pensar:

- se o chefe de equipa não pode ter mais prémios que qualquer elemento da sua equipa como podes calcular o número de prémios que terá dado os números da primeira linha ?

- se o chefe da equipa ficará com o lote mais valioso, quais os prémios com que ficará

- agora a pergunta mais interessante: achas que é necessário calcular os lotes ?

Editado por HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.