Ir para o conteúdo
vpronait

Ajuda Topqui (problema E do TOPAS 2013)

Mensagens Recomendadas

vpronait    0
vpronait

Boas tenho este problema para fazer no meu curso, podem me ajudar?

Na galáxia Andrómeda há um torneio de programação quântica interplanetário (TOPQUI) muito popular, parecido com o ToPAS. Neste concurso participam imensas equipas de extraterrestres e a equipa vencedora ganha o conjunto de prémios atribuídos pelos planetas que organizam o concurso. Há algo obscuro na regra de distribuição dos prémios: (1) é o chefe da equipa que faz a distribuição dos prémios, agrupando os prémios em lotes e entregando um lote a cada membro da equipa; (2) há prémios de diversos valores; (3) a diferença entre o número de prémios de cada lote não deve ser superior a 1 e (4) o chefe da equipa não pode ficar com mais prémios do que qualquer outro membro da equipa.

Ora, também na Andrómeda, há um ditado popular que diz que ``quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é tolo ou não tem arte''. Portanto, no TOPQUI, o chefe da equipa vencedora vai sempre tentar repartir os prémios de forma a ficar com o lote mais valioso que for possível.

Tarefa

Escrever um programa para ajudar o chefe da equipa vencedora a escolher o lote de prémios mais valioso que for possível, calculando o valor desse lote.

Input

O input é constituído por duas linhas. A primeira linha contém dois números inteiros que representam, respetivamente, o número de extraterrestres da equipa vencedora e o número de prémios. A segunda linha contém uma sequência de números inteiros, cada um representando o valor de um dos prémios. As regras do concurso garantem que há sempre pelo menos tantos prémios quantos os membros da equipa vencedora e que não há mais de 1000 prémios.

Output

O output é uma linha com apenas um número inteiro que representa o valor do lote de prémios que o chefe da equipa reservará para si.

Exemplo 1

Input

2 7

1 1 1 3 3 3 4

Output

10

Exemplo 2

Input

5 17

8 1 2 3 5 3 1 4 4 5 6 5 6 4 6 2 8

Output

22

Agradecia imenso, Cumprimentos.

Editado por Rui Carlos
Conteúdo do recuperado.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1140
HappyHippyHippo

o que é que já fizeste ?

ps : deve ser dos exercícios mais simples do TOPAS que já vi ....

Editado por HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1140
HappyHippyHippo

meu deus ...

consegues explicar a razão desse código todo ? (para que serve e porquê de cada função)

---------------------

estou a ver que está complicado por essas partes.

pontos que tens de pensar:

- se o chefe de equipa não pode ter mais prémios que qualquer elemento da sua equipa como podes calcular o número de prémios que terá dado os números da primeira linha ?

- se o chefe da equipa ficará com o lote mais valioso, quais os prémios com que ficará

- agora a pergunta mais interessante: achas que é necessário calcular os lotes ?

Editado por HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.