Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

jviana

Computador não inicia

Mensagens Recomendadas

jviana

Tenho aqui um Toshiba que não inicia, quando o tento ligar ele vai para a reparação e fica parado no zero, já tentei tirar o disco e por no meu PC, e assim o meu PC não liga, mesmo a iniciar do HDD normal.

Alguém tem alguma sugestão?

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr

Mas se dizes que vai para a reparação, quer dizer que está a detectar o disco, correcto?

Se o leitore de CD não funciona, podes colocar o SO numa pen e instalar por ai

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Há dois grandes grupos de conectividade de discos: IDE, mais antiga e lenta, e SATA, mais moderna, rápida e já com 3 standards. Eu ainda tenho ali algures um HDD de 1GB (sim, 1GB :D ) com ligação IDE, dos primórdios de 1990 e qualquer coisa :P

Eu achei interessante foi o facto de meteres o disco no teu PC e, arrancando do disco habitual, simplesmente não arranca. Podes explicar isso melhor? Supostamente, quando arrancamos de uma drive saudável, o PC ignora as outras, inclusive as não saudáveis.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr

Se o disco for IDE e ligares no mesmo cabo de outro disco, não podem estar os dois como master, dai a minha questão.

Por isso se puderes tenta dar mais informações sobre o disco e sobre o cabo onde ligaste o disco (já tem outro disco no mesmo cabo?)

IDE

hdd_back.jpg

SATA

hitachi7k400sata-connectors.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jviana

No meu PC liguei a um SATA3.

#thoga31

É mesmo isso, o meu pc fica com esta imagem:

windows-8-clean-install-03.png

E pára, não sai daqui, eu tambem achei muito estranho. xD

Obrigado desde já pela vossa ajuda ;)

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

Fiquei confuso...

(...) já tentei tirar o disco e por no meu PC, e assim o meu PC não liga, mesmo a iniciar do HDD normal.

Certo, mas então porque será que no meu PC liga se o disco tiver ligado?

Se não é uma questão de conflito de Primary Master como sugeriu o @nelsonr, e tendo em conta que esta imagem é já de arranque do SO, a minha sugestão também é a formatação do SO.

Editado por Virneto

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jviana

PC é o meu computador e funciona perfeitamente.

Laptop é o computador com o problema.

#Virneto

Esclarecimento: Eu retirei o HDD do Laptop e coloquei no PC, reiniciei e o PC não iniciava e ficava para na imagem acima.

Sendo assim, o que eu posso fazer para resolver a situação?

Editado por jviana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

Sorry, não tinha percebido.

Eu, o que faria era formatar hd do portátil. É rápido e, se o problema persistir, eliminas a hipótese de o problema ser do SO.

Have fun!

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

Iestranho,

Estás a utilizar o cd do SO ou as opções de recuperação do teu portátil?

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jviana

O leitor de disco (ODD) começou a trabalhar muito alto e mostra esta imagem:

7610980764_a2329a6432.jpg

OBS: Não desliguei o Laptop, desculpem pelo doublepost

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

Continuo a não achar que seja do hardware. Muito menos que tenhas ficado sem hd e sem CD/DVD.

F12>>Boot Menu >> 1.º Arrancar Leitor de CD/DVD. 2 Arrancar por USB. 3 o hd em último lugar.

Se não conseguires por CD tenta a formatação/instalação por USB.

Outra coisa, se fizeres F2 podes ir à BIOS e verificar que estão detetados o HD, CD/DVD e USB. A ausência de algum destes dispositivos sugere problema no hardware ou na ligação deste.

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

Mas então fica preto independentemente do que fizeres? F12 ou F2?

Experimentaste verificar se a BIOS está a detetar o hardware todo?

Desliga o PC, retira os componentes que já havias desmontado e volta a colocar cada um, só para certificar que estão bem conectados.

edit: Mete-lhe um Pinguim! [Linux] :P

Editado por Virneto

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Neste tipo de situações, a minha primeira ideia seria sempre pegar num Live USB de linux, e ver se conseguia iniciar um SO e aceder ao disco.

A segunda ideia seria colocar o disco numa dock USB (ou numa caixa de um disco externo) e tentar lê-lo a partir de outro PC.

Também há a solução de o colocar noutro PC, coisa que aparentemente já fizeste. Admira-me, no entanto, que o outro PC não tenha funcionado. Suspeito que não tenhas configurado os dispositivos de arranque correctamente.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.