Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

brunotoira

[Resolvido] Configurar 2 redes em Ubuntu

Mensagens Recomendadas

brunotoira

Olá Boa noite,

Vou explicar o meu problema, espero que haja cá alguém que já passou por um problema idêntico e me possa ajudar.

Imaginem o cenário:

No-IP - testebrunotoira.no-ip.com a apontar para WAN 85.43.221.XXX (MEO)

1 SEDE com:

1 Cisco com VPN

192.168.0.XXX

255.255.255.0 sub-rede

GW 192.168.0.254

WAN 66.43.121.XXX( FIXO DADO PELA Portugal Telecom)

1 Thomson

192.168.1.xxx

255.255.255.0

WAN 85.43.221.XXX (MEO)

Preciso de configurar as 2 ligações no UBUNTU (com ambiente gráfico)

Mas o problema é que quero que o WAN SEJA SEMPRE O MEO

Porque?

porque tenho o serviço no-ip a apontar para o IP MEO.

O problema está aqui: Se quando ligo o servidor, por acaso recebe os IP's da VPN, quando faço ping testebrunotoira.no- ip.com não funciona, porque o WAN que o servidor recebeu foi o 66.43.121.XXX

Alguém sabe como contornar isto e fixar SEMPRE o MEO?

Obrigado,

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Se bem percebi o teu problema, precisas de definir o default gateway manualmente.

Penso que podes usar algo do género deste comando: route add default gw 192.168.1.xxx eth0

Também deves obter o que pretendes indo a Network Connections > VPN > Edit (seleccionando a VPN) > Routes... e seleccionando a opção Use this connection only for resources on its network. Este método é capaz de ser mais fiável, na medida em que só precisas de activar a opção uma vez.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

A segunda solução que dei, é para activar uma opção da rede VPN que evita que a mesma seja usada como WAN. Ou seja, é uma opção da rede VPN (certamente que não foste a Network Connections > VPN > Edit (seleccionando a VPN) > Routes... para alterar essa opção para a WAN :)).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.