Jump to content
joao3435

visual basic imagem

Recommended Posts

joao3435

Bom dia,

Estou a criar um pequeno programa para um projecto, o programa consiste numa base de dados onde poderei fazer a gestão duma empresa informática, ou seja tem uma tabela para os técnicos (codtecnico, nometecnico, telefone) sendo esta só alterado pelo adm, depois a tabela cliente (codcliente, nomecliente, morada,contacto), depois a tabela de peças (codpecas, nomepeca, tipopecas, preço e imagem) e por fim a tabela avaria (codavaria, nomeavaria, tipodeavaria, horasprevistas), sendo as chaves primárias os campos "cod..." , e sendo a base de dados feita no access 2010. No visual basic, criei as várias forms, com as respetivas tabelas, depois fiz algumas ligações, uma delas foi para incluir na tabela avarias, o técnico que faz a reparação, o preço total, e o imprimir, fiz ainda uma form para pesquisas, onde através de um query criei um novo database, que me permite pesquisar. Tudo isto foi bem concebido e tudo funcional. A minha questão é, como inunciei em cima a tabela peças tem um campo "imagem" (que determinei no campo do access como Objeto OLE), aqui quando executo o programa no visual basic, aparece um icon dum "X" vermelho, eu clico na célula da tabela e apenas me seleciona a mesma, o que eu pretendia, é que ao clicar na célula ele me abrisse a janela do windows que me permita procurar a imagem no pc, e carregá-la na base de dados, como está neste momento o capo imagem é inutil e nada faz.

- Precisarei de algum tipo de código para isto? Já pesquisei por muitos lados e não encontro nenhuma matéria sobre este caso. Será que me podem ajudar?

Desde já obrigado, e se não preceberem alguma coisa digam que não sei se ficou claro o que pretendo.

Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
rodrigolima

Bom dia João3435

A questão da imagem na base de dados é o seguinte:

Certa vez tive de usar este processo para armazenar a imagem de filmes DVD na base de dados.

Eu criei um diretório onde as imagem ficavam armazenadas.

O que eu fazia referência na tabela, era o caminho da imagem(Path).

Por exemplo:

ImagemXX2.jpg

Na tabela ficaria assim:

Coluna FOTO = Y:\VBA_TOOL\PROJETO1\IMAGENS\ImagemXX2.jpg

Para escolher a imagem, você pode usar um OpenFileDialog, onde você seleciona a imagem de um diretorio qualquer e copia tal arquivo para o seu diretorio de imagens oficial.Só que você armazena no banco apenas o caminho da imagem(path).

Para mim, isto resolveu meu problema.É simples, mas funciona.

Espero ter lhe ajudo com este problema.

Grande abraço do Brasil

Share this post


Link to post
Share on other sites
joao3435

muito obrigado rodrigolima

vou experimentar depois digo se funcionou. obrigada mais uma vez. :thumbsup:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.