Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

D3POD

Base de dados no Servidor/Cloud

Mensagens Recomendadas

D3POD

Boas, estou a criar uma aplicação de registo para um centro de reparações. A minha ideia inicial era criar uma simples base de dados em SQL ou MySQL, mas devido à alteração do local do mesmo terei que fazer isto de maneira diferente.

Nesta aplicação a ideia é no local de atendimento (loja) o funcionário fazer o registo (já criei em tempos uma aplicação para o mesmo fim, mas na altura acabou por não ter a utilização desejada e acabei por desistir) e a informação ser gravada numa base de dados que poderá ficar no servidor da empresa ou na cloud.

Depois será então utilizada outra aplicação do lado do centro para acrescentar novas informações (estado da reparação, serviço prestado) e futuramente será também para trabalhar com uma aplicação para WP8 e Windows 8/8.1

Na altura que comecei a estudar programação encontrei um tutorial no YouTube que era mesmo o que estou a precisar, mas foi retirado e além disso era em vb.net

Gostaria então que me ajudassem, no Visual Studio 2012 tenho um item "base de dados baseado em serviço", mas não sei se é para o que pretendo.

Obrigado desde já pela vossa ajuda,

Diogo Lamego

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Não podes simplesmente criar uma conexão com uma BD remota?

Ou seja, tinhas a BD no servidor da empresa, que teria que estar visível na internet (ou seria usar uma VPN, por questões de segurança), e todos os clientes ligavam-se a esse servidor para aceder à BD. Isto normalmente apenas requer a configuração da BD no servidor de modo a permitir acessos externos (provavelmente é preciso também configurar o router da rede em que o servidor se encontra), e depois ao estabeleceres a conexão com a BD, em vez de indicares o IP da tua máquina, ou de uma máquina local, indicas o IP (público) do servidor.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
D3POD

Boas, obrigado pelas respostas.

Sendo assim, vou optar por colocar a base de dados no servidor da empresa onde está alocado o site e os mailbox, assim evito que tenha uma maquina dedicada ou sempre ligada para esta aplicação e fico apenas dependente do acesso á internet.

Obrigado pela ajuda

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

A ideia de usar webservices parece-me a mais viável em termos de "durabilidade e fiabilidade" da aplicação. Explora a ideia, pois não é complicado de implementar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
D3POD

Aqui a situação não é propriamente a segurança, pois não serão dados importantes e no futuro alguns deles serão para ser utilizados no site da empresa.

A minha duvida é mesmo como criar tudo de forma a poder usar de locais diferentes.

Pelo que percebi posso utilizar o servidor local da empresa ou então o servidor web, certo?

Já agora, o que aconselham mysql ou sqlserver?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

Correcto. Podes mesmo ter o Webservice alojado no vosso webserver, e a base de dados noutro servidor, desde que o webserver consiga aceder à BD.

Quanto à BD a usar depende muito do que queres fazer, que licenças possuis e que outros programas vais usar.

Qual é o webserver? Se for o IIS, eu aconselho o SQLServer, e fazer um webservice MVC, no meu entender facilita imenso o trabalho, usando Linq to SQL ou a Entities Framework. Mas se fores usar outras ferramentas para o webservice, então não vejo grande vantagem no SQLServer, e podes perfeitamente optar pelo MySQL. Lógico, também depende dos teus conhecimentos e à vontade nas várias frameworks.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.