Ir para o conteúdo
ricardocoimbra

Cpanel I/O Usage

Mensagens Recomendadas

ricardocoimbra

Olá boa noite,

Eu tenho no meu cpanel o I/O Usage 2,048 / 2048 KB/s no máximo.

Alguém me sabe explicar o que é o I/O?

Porque é que acontece de estar sempre no máximo?

O que posso e devo fazer para corrigir isto?

Tem alguma influencia no funcionamento do site?

Se me ajudarem a responder estas duvidas ficava agradecido.

Cumprimentos,

Ricardo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ricardocoimbra

Obrigado pela ajuda, apesar de as minhas duvidas se manter... Se mais alguém poder me ajudar agradecia.

I/O = Input/Output, é uma sigla clássica da informática.

Quanto ao resto não posso ajudar uma vez que nunca usei cPanel.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Isso está relacionado com a utilização do disco. Se está sempre no máximo quer dizer que tens alguma coisa a correr no teu site que está constantemente a usar o disco.

Tenta ver o que é que tens a correr no site. Uma possível origem para isto são queries SQL pesadas e/ou mal optimizadas. Também pode ser simplesmente o excesso de carga no site.

À partida isto irá afectar o desempenho do site, e pode levar a erros ao abrir a página (mas tudo depende de como é que o teu alojamento está configurado).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ricardocoimbra

Isso está relacionado com a utilização do disco. Se está sempre no máximo quer dizer que tens alguma coisa a correr no teu site que está constantemente a usar o disco.

Tenta ver o que é que tens a correr no site. Uma possível origem para isto são queries SQL pesadas e/ou mal optimizadas. Também pode ser simplesmente o excesso de carga no site.

À partida isto irá afectar o desempenho do site, e pode levar a erros ao abrir a página (mas tudo depende de como é que o teu alojamento está configurado).

Pois, o problema é que tenho 2 sites alojados e não sei como fazer para ver isso.

não tenho a mínima ideia se será das queries ou do excesso de carga. é que não existe maneira de poder recorrer a logs nem nenhum sitio que me possa indicar isso pois não?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

Pois, o problema é que tenho 2 sites alojados e não sei como fazer para ver isso.

não tenho a mínima ideia se será das queries ou do excesso de carga. é que não existe maneira de poder recorrer a logs nem nenhum sitio que me possa indicar isso pois não?

estás a utilizar que sistema? Em sistemas Linux a localização dos logs está geralmente em /var/log.

Não consegues ligar-te ao servidor por terminal?

Porque basta-te um terminal para veres que processes estão a consumir estes recursos ou ligares-te ao MySql e veres a processlist.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ricardocoimbra

estás a utilizar que sistema? Em sistemas Linux a localização dos logs está geralmente em /var/log.

Não consegues ligar-te ao servidor por terminal?

Porque basta-te um terminal para veres que processes estão a consumir estes recursos ou ligares-te ao MySql e veres a processlist.

Boa noite Virneto,

O sistema que estou a utilizar é linux, eu tenho acesso por ftp e tambem tenho acesso ao cpanel.

Quando me dizes para ver os logs é os logs de erro que o site está a gerar?

No MySql sabes me dizer como faço para ver a processlist?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

Eu nunca utilizei cPanel, mas calculo que tenha uma funcionalidade que te permita ligar ao servidor por protocolo ssh (secure shel)

Podes ver logs de erro ou de acesso para perceberes se este valor está relacionado com algum request.

Os logs estão geralmente em /var/log/

para veres todos fazes

ls -l *.log

para acompanhares em tempo real o log fazes

tail -f access.log

repara que terás logs do mysql também e que serão muito uteis.

Depois de estares conectado ao servidor podes ver a lista de processos com o comando top.

Depois de te ligares ao MySql podes ver a lista de todos os processos a correr com o comando

show full processlist;

Edit:

Também me lembrei que outra opção é confirmares a configuração do teu sql.

Há um conjunto de parâmetros que podes ajustar como o max-connections, max-connection-time que otimizam o mysql.

para veres todos os parâmetros fazes:

show variables;

vê aqui:

http://web3us.com/drupal6/how-create-web-site-handbook/how-setup-mysql/tuning-mysql

ou, claro, na documentação do MySql.

Editado por Virneto

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
ricardocoimbra

Eu nunca utilizei cPanel, mas calculo que tenha uma funcionalidade que te permita ligar ao servidor por protocolo ssh (secure shel)

Podes ver logs de erro ou de acesso para perceberes se este valor está relacionado com algum request.

Os logs estão geralmente em /var/log/

para veres todos fazes

ls -l *.log

para acompanhares em tempo real o log fazes

tail -f access.log

repara que terás logs do mysql também e que serão muito uteis.

Depois de estares conectado ao servidor podes ver a lista de processos com o comando top.

Depois de te ligares ao MySql podes ver a lista de todos os processos a correr com o comando

show full processlist;

Edit:

Também me lembrei que outra opção é confirmares a configuração do teu sql.

Há um conjunto de parâmetros que podes ajustar como o max-connections, max-connection-time que otimizam o mysql.

para veres todos os parâmetros fazes:

show variables;

vê aqui:

http://web3us.com/drupal6/how-create-web-site-handbook/how-setup-mysql/tuning-mysql

ou, claro, na documentação do MySql.

Virneto muito obrigado, vou analisar a ver se descubro o problema. Esta informação foi muito útil.

Eu depois digo se já apanhei o gato.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Se apenas tens acesso ao CPanel então não tens terminal, infelizmente esses comandos não vão servir de muito. Vais ter de combinar um conjunto de dados do CPanel, e isto também depende da licença que tens já que os "CPanels" não são todos iguais (podem ter mais ou menos opções activas), podes combinar as estatísticas dos teus sites para veres quais têm mais acesso, ver a secção de logs do CPanel para detectares erros, e para o MySQL podes adicionar o teu IP como um dos permitidos para acesso externo e usares ferramentas de análise, o MySQL Workbench tinha essas funcionalidades.

As opções tradicionais do CPanel não costumam ser muito úteis para estas situações, fala também com o suporte técnico do teu alojamento para que te possa dar uma ajuda já que é do interesse deles que a tua conta não consuma recursos a mais.

Outra alternativa seria fazeres uma cópia dos sites para uma máquina tua, a que tenhas acesso completo, e fazeres os testes com ferramentas próprias.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.