Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

thoga31

Raspberry Pi

Mensagens Recomendadas

thoga31

A minha curiosidade é simples...

Quem é que daqui tem um Raspberry Pi? O que fazem com ele? O que acham dele? E quem não o tem, qual a vossa opinião?

Não pergunto se vale a pena investir num, eu estou mais curioso acerca do que fazem com ele. :D

Cumprimentos.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Estou a pensar adquirir um equipamento do género para criar um mini-servidor, essencialmente para servir de NAS (gerir backups, fazer downloads mais demorados, repositórios git, etc.).

Iria de certo modo substituir o meu router, que actualmente desempenha essas funções, mas que está limitado por não ter portas SATA, e ter que usar um disco USB (o que o torna lento para certos fins, como backups).

Para o que pretendo, o RPi também é limitado, por não ter porta SATA. Por isso ando a estudar alguns modelos alternativos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

Parece-me um brinquedo engraçado, mas pouco consegues fazer dele além de brincar. Como utilidade mais prática, vejo a possibilidade de tornar uma TV normal numa SmartTV :D usar a raspberry para aceder à net, usando a televisão como monitor. Ainda vou investigar esta possibilidade.

Como disse o Rui Carlos, está um pouco limitada pela falta de interfaces para armazenamento, pelo que, ou se liga um disco USB, ou então a maioria das aplicações serão bastante limitadas. Caso não tenhas problemas com isso, então tens um miniservidor a baixo custo, podendo fazer de media-centre, download manager, NAT, etc... a imaginação é o limite, mas convem lembrar que é um arm a 700Mhz... não esperem fazer disto um Dual Xeon octacore :D

@Rui Carlos: um pouco mais cara mas com bastantes mais potencialidades, tens esta:

http://www.wandboard.org/

Assim à cabeça parece-me bastante porreirita. Não sei é a que preço fica por cá.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Não conhecia essa opção, mas já sai do orçamento :D . Tinha andado a ver o Cubieboard2 (mais barato, mas sem GigE), e o TonidoPlug2 (já um pouco fora do orçamento, com GigE, mas com specs um pouco mais fracas no resto). Mas isto também é uma daquelas ideias que fico a planear durante uns anos, por isso, quando me decidir a avançar, já devem haver outras versões (com um pouco de sorte, com suporte para RAID e tudo :cheesygrin:...).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Acho que o Raspberry Pi será mais virado, no que toca a tinkerers, para fazer o interface dum computador e sistema operativo ao mundo externo (apesar de haver alternativas melhores).

Hoje em dia é quase impossível ter um computador com um interface directo ao mundo exterior para quem queira ligar umas luzes ou LCDs e sensores externos. O Raspberry Pi, na minha opinião, cresceu precisamente por isso. A última vez que me lembra de ter um computador onde podia aceder ao mundo exterior (com a porta paralela) foi há mais de dez anos...

Claro que... sem um RTOS, o acesso tem alguns problemas, mas para uma boa parte das soluções chega perfeitamente para o que se quer.

Uma alternativa, mas sem grande apoio, é a BeagleBoneBlack devido ao número de pinos e interfaces disponíveis.

Eu estou a planear ter a minha como um ponto de ligação entre módulos (com clones de Arduinos) para medição de temperaturas, etc... à volta da casa. A Raspberry pi depois faz o tratamento dos dados e, ou mete na net num serviço como o emoncms.org... ou então instalo lá esse serviço... mas teria de arranjar uma solução para armazenamento já que cartões SD não são estáveis para essa aplicação.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Eu por acaso pensei numa coisa mais relacionada com backups, mas de uma perspectiva diferente.

Eu mantenho uma cópia de segurança da minha Dropbox, incluindo de ficheiros que já eliminei para poupar espaço online. E a verdade é que não é muito agradável de vez em quando fazer este backup, é simples mas não gosto :D

Pensei então em automatizar esta tarefa com um Raspberry Pi - tem cartão de memória e portas USB, tem Ethernet, é acessível, e dá para brincar se me apetecer, tem tudo o que é preciso.

Outras tarefas automatizadas também poderiam ser equacionadas à medida que sentisse necessidade.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Tenho um com o RaspBMC instalado, é o media center perfeito para o meu tipo de utilização.

É um computador pequeno, barato e de relativa fácil programação, por isso podes fazer com ele quase tudo o que apetecer :) . Onde o vejo ser mais usado é para pequenos servidores (FTP, HTTP, partilha de ficheiros, clones de Dropbox) ou para backups.

No processador ARM nota-se alguma lentidão no processamento mas para projetos pequenos acho que funciona bem, para pequenos projetos pessoais e para projetos académicos é um mini computador bastante versátil.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

Já agora, tira-me tu umas dúvidas :D

Essa distro como se porta a nível de browsers? Mais especificamente streaming de vídeo.

Cheira-me que já sei qual vai ser a minha prenda de Natal :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Não se porta, não há browser, pelo menos na instalação por omissão e não sei até que ponto seria útil (ou fácil já que a maioria dos browsers é para esquecer) teres um browser dentro do RaspBMC. Existe suporte para "canais" como o youtube e o netflix e assim suportar streaming, e neste caso o problema principal é a ligação à Internet, uma boa ligação dá bons resultados como é natural.

Em casa tenho um ponto intermédio que é o meu servidor de streaming (um portátil) e é a ele que o RaspBMC acede através de Wireless, existem imensos tutoriais de como fazer isto pela net :) .

De notar que o Raspberry, independentemente da distribuição, não tem descodificador MPEG-2, tens de comprar a licença à parte se quiseres suporte para mais formatos e para alguns streams, o custo é mínimo (cerca de 1/1.5€) mas é algo que se adquire à parte na loja do Raspberry.

Existem outras distros que talvez tenham o que precisas, eu comprei o meu com um cartão já com as distros principais e não me preocupei em ir à procura de outras.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Tenho 3 desses "brinquedos", um Raspberry Pi da 1ª série (com 128MB de Ram), a correr Raspbian, que está em cima da secretária e onde ou vou ligando os acessórios que vou comprando via web, para experimentar e ir "brincando".

O RPi da segunda série com processador a 700mhz e 256MB de Ram está ligado à TV por cabo HDMI, corre Raspbian, está ligado ao router por cabo ethernet e é alimentado por uma das portas USB do router (escusei de estar a usar outro carregador), corre o XMBC, SMBD (cliente e servidor) FTP, SSH, e está ligado a um disco externo USB (alimentado à parte), pois o Raspberry não aguenta alimentar nem uma Pen WIFI, quanto mais um disco.

O terceiro Raspberry é da ultima geração já com 512MB de ram e processador a 700mhz corre Arch Linux, já esteve com Debian, já teve 3 webcams ligadas e corria o zoneminder, neste momento tem o Samba, FTP, SSH, Web2py, Apache, ModPHP, Mysql, SubVersion SVN e tem um um disco ligado a ele.

Agora ando "de olho na" CubbieBoard, apesar de ainda ser fã da BeagleBoard e da BeagleBone, em especial da BeagleBone Black que "arruma o raspberry num bolso bem pequenino, em termos de capacidade de processamento.

A maior dificuldade com o raspberry além da falta de um RTC, que obriga a usar um como periférico ligado ao interface ou simplesmente depender do NTP, é o facto de ter de usar um Hub USB Alimentado, até para ligar uma "Pen Wifi", por exemplo.

É um "brinquedo interessante", dá para fazer algumas coisas engraçadas, mas já existem sistemas semelhantes, com mais funcionalidades e capacidade, por preços muito proximos.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.