Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

thoga31

SSD - o quão vale a pena?

Mensagens Recomendadas

thoga31

Tenho estado a ver, nos meus poucos tempos livres, algumas coisas de hardware, e deparei-me com os SSD. Decidi investigar mais acerca das suas vantagens óbvias e das menos óbvias, e das desvantagens (para além da relação €/GB).

Vi artigos díspares, o que me surpreendeu. Havia artigos que faziam uma análise muito bem feita da performance de um SSD contra um HDD, e claro que o SSD vencia em todas as provas, empatando apenas nalgumas de produtividade em que o que entra é mais o processador do que o acesso ao disco. Havia outros artigos que focavam o improvement no consumo energético em portáteis, e outros que diziam que a diferença era de 7-10 minutos. Havia artigos que diziam que se devia esperar, outros que diziam que valia mesmo a pena.

Então eu lembrei-me, obviamente, do P@P e dos seus membros :D

Qual é a vossa opinião acerca dos discos SSD em relação aos HDD? Aconselham um upgrade?

Cumprimentos.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

É só a diferença entre andares de tractor ou andares num Veyron. A minha máquina passou a fazer boot em 15 segundos, apensar de raramente a desligar. Nota-se uma grande diferença a abrir software pesado e em qualquer operação que faça grande utilização do disco.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passarito

Normalmente eu sou de esperar....

As tecnologias no inicio têm alguns problemas que necessitam de ser limados bem como as tecnologias periféricas.

Dou o exemplo dos discos Sata...

Hoje em dia já tudo funciona como um relógio suiço, mas nem sempre foi assim.

Tenho alguns discos do inicio da tecnologia SATA e aquilo é de bradar aos céus, assim como as boards que os tentam incorporar.

Quanto aos SSD, não há dúvida que são mais rápidos mas também já ouvi várias histórias tais como:

- Os discos vão perdendo capacidade, isto é, vão ficando mais pequenos;

- Com SO em cima e ficam muito cheios travam de maneira abismal;

- Impossibilidade de recuperar ficheiros apagados (não é no recycle bin);

- Menos fiabilidade;

- etc.

Uns serão mitos outros parte da verdade, assim, prefiro esperar para ver!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hipnoted

SSD para o Sistema Operativo é o ideal, é como mudar da água para o vinho... Fica-te muito mais rápido.

Para dados continuo a preferir HDD pelas razões que já evidenciaram.

O ideal seria SSD para SO e HDD para dados mas tudo depende daquilo que estejas disposto a gastar. Neste momento ainda não estão ao alcance de qualquer carteira...

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Imaginemos dois casos, gostaria de ver uma opinião vossa, uma vez que acho que a prática evidencia melhor certas coisas.

Caso 1:

Um portátil com cerca de 5 anos de idade mas totalmente operacional e que nunca teve um único problema. Tem um boot de menos de 10 segundos, e desliga também nesse tempo, em média. Tem uma performance mais-que-aceitável para os padrões actuais. Valeria a pena um SSD?

Caso 2:

Um desktop com 4 anos de idade e com tudo operacional, também sem qualquer problema. O boot é ligeiramente maior uma vez que tem vários documentos e mais programas. Entra no OS em 10 segundos mas só termina de carregar tudo em mais de 40 segundos. Tem dual-boot. Valerá a pena um SSD para o OS, mantendo o HDD para os dados?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax
Caso 1:

Um portátil com cerca de 5 anos de idade mas totalmente operacional e que nunca teve um único problema. Tem um boot de menos de 10 segundos, e desliga também nesse tempo, em média. Tem uma performance mais-que-aceitável para os padrões actuais. Valeria a pena um SSD?

Nao sei se vale investir num SSD, acho que vale a pena juntar uns trocos e investir numa maquina mais recente e ai investir num SSD. Alem que o boot que falas, nao e' do arranque desde a BIOS pois nao?

Tens hardware antigo sera' que estas mesmo com necessidade de investir num SSD?? a diferenca num SSD para um HDD no OS e' abismal, mas se nao tiveres mesmo necessidade de que o PC seja mais rapido, nao recomendo SSD, ja' que estao caros e vais ficar com o SSD limitado ao hardware antigo.

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Num portátil, ou temos um disco de 7200 rpm, que dá cabo da bateria, ou temos um disco de 5400 rpm, que é lento. Aqui, acho que não há muitas dúvidas sobre a utilidade de um SSD.

Num desktop, assumindo que podemos usar vários discos, e tendo em conta o preço de um SSD pequeno, penso que também são uma boa aposta.

Atenção que os SSDs já não são propriamente uma tecnologia "nova". Tenho acompanhado regularmente discussões sobre o assunto, e desde há uns 2 anos para cá, que as queixas de pessoal que perdeu os dados, ou em que o SSD simplesmente "morreu", se tornaram bastante "raras". Não sei até que ponto neste momento um SSD já não é comparável a um HDD em termos de fiabilidade, sobretudo em portáteis, visto que o HDD é muito mais sensível aos movimentos bruscos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

Dificilmente é uma tecnologia que se possa considerar no início. Já é comercializada há mais de uma década e se pensarem que a tecnologia é sensivelmente a mesma que se vende em centenas de milhões de smartphones que já estão a ser comercializados há 6 anos, diria que não há muito para amadurecer.

Ainda me recordo da especulação da descida do preço por GB dos SSDs há uns 5 anos, mas a descida nunca acompanhou as expectativas.

Aquilo que se pode dizer é que, apesar de qualquer HDD nunca chegar a atingir o limite de velocidade de um interface SATA I (1.5 Gbps), o SATA III (6 Gbps) já não é suficiente para os melhores SSDs do mercado, que já chegam praticamente aos 10 Gbps, utilizando interfaces PCI. Já sem contar com o tempo que demora para um HDD ir dos 0 aos 7200 RPM.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rechousa

Olá,

Falo pela minha experiência. O meu portátil tem 3 anos e meio e eu já estava a desesperar com a sua performance.

IIS, SQL Server, Visual Studio, Office, etc, são ferramentas que uso todos os dias e estão "abertas." ao mesmo tempo.

Estava a pensar em trocar de portátil, até que decidi trocar o disco para um SSD e mudar para Windows 8 e foi a melhor coisa que fiz. Aumentar a RAM não era opção pois tinha atingido o máximo permitido. Antes, usava o Windows 7 x64.

Neste momento, o portátil continua super rápido, pelo que, por uma questão de performance, recomendo a aquisição de um SSD.

• Voto 1

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Sinceramente admiro-me quando o pessoal fala de computador com idades jovens a desesperar na performance. Sou o único a conseguir manter um PC com performances aceitáveis por 6 anos? :confused:

Os casos são referentes a mim, claro, e no portátil coloquei o Windows 8. Não fiz nenhum upgrade de hardware para tal, fi-lo há 5 anos atrás ao meter mais 2GB de RAM, ficando com um total de 3GB. O HDD é SATA I e faz 5400rpm. Em termos de boot, não me posso queixar.

@pikax, o arranque da BIOS está nos 20-30 segundos por causa do leitor de CD's, nunca me apeteceu mexer nas definições daquilo para que o ignore - está avariado. Mas após esse tempo, ele pergunta-me pela password em sensivelmente 7 segundos.

Portanto, pondero um SSD para o meu desktop. Ando a fazer upgrades progressivos no hardware dele a pouco-e-pouco (não fui eu quem "coordenou" a sua montagem, pelo que ando a metê-lo a meu gosto quando po$$o), e pensei em colocar o OS no SSD e os dados no HDD.

Tendo em conta as vossas opiniões até agora, penso que não seja um mau investimento, antes pelo contrário.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr

Eu tenho um Samsung 840 de 120GB para o sistema e aplicações.

O que está a atrasar agora o arranque é a BIOS. A partir do momento que começa a ler o Windows demora poucos segundos.

Já começo a considerar comprar outro :D

Editado por nelsonr

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

@thoga31 Não sei se reparaste mas, esquecendo os tweaks de cache que permitem tirar um bocadinho mais de performance da componente, não houve qualquer evolução na performance dos HDDs nos últimos 15 anos. É o principal bottleneck do sistema e, por muita performance que consigas tirar dele, não consegues tirar mais que a performance que a componente consegue obter.

O HDD está limitado a fazeres uns 70-80MB/s (e em média vais estar a fazer 50-60MB/s), comparado com os SSDs SATA III que atingem os 750MB/s e os de PCIe, que atingem os 1250MB/s. Considerando apenas a gama actual de consumidor, esse valor está nos 400-500MB/s.

E, como já tinha dito antes, tens que esperar alguns segundos para o disco chegar dos 0 aos 7200 RPM, para atingir a sua performance máxima. Um SSD não tem qualquer necessidade mecânica, logo está pronto a qualquer altura para debitar toda a sua performance.

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax

@thoga31 eu tenho um Samsung 840 PRO 120GB no meu portatil e mais um HDD(que esta no lugar do leitor de DVDs) e nao estou mesmo nada arrependido de ter gasto dinheiro no SSD, em termos de performance aumentou bastante, mas se eu tivesse SATA I, nao sei se investia num SSD devido ao facto de ficar limitado a 150MB/s por exemplo estao aqui as benchmarks que fiz dos meus discos HDD e SSD:

http://abelhas.pt/pikax/Galeria/CrystalMarkOriginal500MB.png

http://abelhas.pt/pikax/Galeria/CrystalMark840PRO500MB.png

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Sinceramente admiro-me quando o pessoal fala de computador com idades jovens a desesperar na performance. Sou o único a conseguir manter um PC com performances aceitáveis por 6 anos? :confused:

Num computador pessoal é relativamente simples de conseguir... a maior parte da malta aqui, provavelmente refere-se ao computador do trabalho onde não é bem assim... No meu caso, o meu último portátil tinha um SSD de 120Gb para o sistema operativo e só com o Windows em cima, aquilo literalmente voava.

Instala-se os programas da Siemens em cima e aquilo trava um pouco... e depois de o ligar à rede interna da empresa, percebi que provavelmente o motivo para termos SSDs nos computadores é para evitar um arranque de 20 minutos. (O meu computador anterior quando o entreguei demorava 11 minutos a arrancar. Tinha um HDD e WinXP nele).

@pikax, o arranque da BIOS está nos 20-30 segundos por causa do leitor de CD's, nunca me apeteceu mexer nas definições daquilo para que o ignore - está avariado. Mas após esse tempo, ele pergunta-me pela password em sensivelmente 7 segundos.

Como o Pikax também fez, tira o leitor de CD e mete um HDD para dados lá com uma caddy. Eu fiz isso no meu e dava imenso jeito... principalmente porque esse disco é pessoal. Deixei a empresa há dias e não tive de me preocupar em ver o que estava nos discos. Tirei o disco e já está. :)

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Gosto da ideia de colocar o HDD no lugar do leitor de DVD's. Tenho de pesquisar acerca do assunto. Mas tendo em conta que tem 6 anos e não é improvável que daqui a uns meses (ou 2 anos) venha a adquirir um novo, não sei se vale a pena tal investimento agora. Poderei fazer isso num portátil futuro, uma vez que muito raramente uso o leitor de DVD's, mesmo no desktop.

Portanto, continuo inclinado para a ideia de fazer o upgrade no desktop.

Uma questão: tendo em conta que quase todas as informações que encontro acerca de upgrades para SSD se referem a laptops, e os raros que se referem a desktops usam sempre kits específicos (mais caros), alguém me pode dizer como consigo, por exemplo, colocar um Samsung 840 no desktop? Só os discos da Kingston parecem trazer os "adaptadores" para posicionar aquilo nos encaixes para discos de 3.5'', os outros não consigo perceber se trazem ou não.

Editado por thoga31

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rechousa

Olá,

Só os discos da Kingston parecem trazer os "adaptadores" para posicionar aquilo nos encaixes para discos de 3.5'', os outros não consigo perceber se trazem ou não.

Comprei um Kingston HyperX com o "kit". A diferença entre o disco com Kit e sem Kit foi de cerca de 6 euros + IVA.

Conheço pessoas que compraram no ebay baratíssimo.

Fica aqui uma pesquisa, pode ser que ajude:

http://www.ebay.com/sch/i.html?_sacat=0&_from=R40&_nkw=2.5+to+3.5+ssd+adapter&_sop=15

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Comprei um Kingston HyperX com o "kit". A diferença entre o disco com Kit e sem Kit foi de cerca de 6 euros + IVA.

A diferença entre um Samsung 840 e um Kingston HyperX sem kit ronda os 30€. Se o preço base fosse o do HyperX, eu iria para o kit. Mas com esta diferença, e sendo ambas boas marcas, uma pessoa pondera.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rechousa

A diferença entre um Samsung 840 e um Kingston HyperX sem kit ronda os 30€. Se o preço base fosse o do HyperX, eu iria para o kit. Mas com esta diferença, e sendo ambas boas marcas, uma pessoa pondera.

Desculpem!

Enganei-me no valor. Não foi 6 euros + IVA, mas sim 11 euros + IVA.

Sorry :(

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Mas essa diferença compensa (apesar de eu conseguir obter o kit apenas por mais 5€, IVA incluído). A questão é que eu falei da diferença entre dois SSD sem kit e equivalentes: Samsung 840 e Kingston HyperX, ambos de 120GB. Com uma diferença de 30€, uma pessoa pensa. Se o Samsung for adaptado facilmente ao desktop, poupo uns trocos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hipnoted

Muito boa a discussão por aqui. Fiquei a pensar em fazer o mesmo que o Rechousa no meu portátil que tem quase 2 anos e meio:

https://www.youtube.com/embed/ScYXkVrXImQ?feature=oembed

A performance, apesar de não ser má, deixa muito a desejar para o Hardware em causa... Um Core i7 Quadcore (8 núcleos lógicos) com 8Gb de RAM merece muito mais que um HDD de 5400rpm! :confused:

@thoga31 se queres a minha opinião, eu não me metia a fazer uma alteração dessas num portátil com essa idade. Se estás a pensar em comprar um novo investe mais uns € num que já traga SSD...

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

Penso que nesta altura, se não tivesse pelo menos SATA III e quisesse mesmo um SSD, considerava comprar equipamento novo com suporte para SSDs via PCIe.

Editado por KTachyon

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Eu não vou investir num SSD no portátil, ele como está tem uma performance impressionante para a idade que tem (e para o disco que tem). Fez recentemente 6 anos de idade, e prefiro não lhe mexer mais.

Quanto ao desktop, @KTachyon, a minha motherboard é um modelo de antes de 2009, pelo que na altura só havia protótipos do SATA III e não um standard completo. Tenho 4 portas SATA II. Claro que posso adquirir um controlador SATA III para PCIe e ligar aí o SSD, mas também já vi SSD's que estão directamente "embutidos" numa placa PCIe. Como eu gosto de fazer durar as coisas e gosto que elas tenham alguma versatilidade, pensei em primeiro adquirir o SSD e ligá-lo directamente por SATA II, e depois compraria um controlador para ter SATA III. Assim, um dia, se precisasse, poderia usar o SSD anywhere, anytime.

A verdade é que ainda não estudei a fundo o caso, pois tenho de tentar fazer o melhor possível ao mais baixo preço, e quero evitar comprar demasiados acessórios.

Têm algum conselho mais específico? :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

O problema dos discos SSD em placas PCIe é mesmo o preço. No Kuantokusta, a opção mais equilibrada que encontrei foi esta:

http://www.kuantokusta.pt/1/299146/OCZ-230GB-RevoDrive-MLC-SSD-PCI-E-OCZSSDPX-1RVD0230

Ainda assim sai bem carote, mais caro do que comprar um SATAIII mais a placa PCIe para ter o SATA III. Existem alguns mais baratos, mas não conheço a marca, o que me leva a torcer um pouco o nariz.

Na minha opinião, se não sentes necessidade de o ter, não compres. Comprar para não lhe dares grande utilidade só vai fazer com que te arrependas mais tarde, quando realmente precisares e os preços estiverem bem mais baratos :P

Claro que cada caso é um caso, mas eu desenrasco-me bem com um bom HDD, mais barato e que dá a prestação que preciso. Demora mais 20 segundos a arrancar? É pá, 20 segundos também não é assim tanto.

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Claro que cada caso é um caso, mas eu desenrasco-me bem com um bom HDD, mais barato e que dá a prestação que preciso. Demora mais 20 segundos a arrancar? É pá, 20 segundos também não é assim tanto.

Não é só a arrancar, é também a abrir aplicações, a abrir ficheiros, e noutras operações que usam o disco.

Concordo que depende do caso. No meu desktop, que uso para tarefas pontuais, que requerem sobretudo CPU e RAM, não tenho SSD, mas no portátil, que estou constantemente a usá-lo de modo interactivo, acho que a diferença de desempenho é bem notória.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.