Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #59 da revista programar. Faz já o download aqui!

scorch

Motorola anuncia Projeto Ara, uma plataforma de hardware aberto e modular

Mensagens Recomendadas

scorch    19
scorch

A Motorola se uniu a Phonebloks para revelar seus planos no Projeto Ara, uma plataforma que permitirá a construção de smartphones que são atualizáveis, customizáveis e, principalmente, abertos.

De acordo com a fabricante [e do Google], a ideia do Projeto Ara é trazer uma maior flexibilidade para hardware, algo bem próximo da inovação que o Android trouxe para o software.

“Queremos fazer com o hardware o que a plataforma Android tem feito pelo software: criar um ecossistema de desenvolvedores vibrantes, diminuir as barreiras, aumentar o ritmo de inovação e comprimir substancialmente os prazos de desenvolvimento”, publicou a Motorola em nota à imprensa.

O Projeto Ara consiste na criação de um dispositivo endoesqueleto que virá programado para receber módulos que funcionam em modo “plug and play”. Basta encaixar um módulo e o smartphone estará pronto para ser usado, e isto pode ser um novo processador, uma nova tela, uma bateria extra, um oxímetro de pulso ou quem sabe até uma nova câmera.

A Motorola informou ainda que tem trabalhado no Projeto Ara há mais de um ano e recentemente recebeu o apoio de Dave Hakkens, o criador do Phonebloks. No entanto, os primeiros dispositivos devem aparecer somente nos próximos meses e, se os consumidores gostarem da ideia, a iniciativa pode revolucionar toda a indústria dos dispositivos móveis.

“Nós compartilhamos uma visão comum: desenvolver uma plataforma de telefone que é modular, aberto, personalizável e feito para o mundo inteiro. Nós fizemos um trabalho técnico profundo. Dave criou uma comunidade. O projeto aberto requer ambos. Então, vamos trabalhar com o Ara em aberto, interagindo com a comunidade Phonebloks todo o nosso processo de desenvolvimento”, publicou Paul Eremenko, do grupo de tecnologia avançada da Motorola.

Notícial original

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch    19
scorch

Será também interessante que o software também tenha "flexibilidade" aka não ser obrigatório WP. Uma vez que isto é feito pela Nokia, pois parece ser uma marca diferente da marca Lumia e Asha (excepto pelo design). :)

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch    19
scorch

Ok, realmente, devia estar a dormir... :confused:

Pelo design, pareceu-me mesmo Nokia e Windows Phone. :P

Editado por scorch

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    594
thoga31

Já tinha visto há umas semanas o projecto do Phoneblocks e na altura fiquei muito interessado nos progressos. Sem dúvida que é inovador uma vez que seremos capazes de construir o nosso telemóvel como se fosse Lego, colocando apenas o que precisamos. Hoje em dia temos soluções muito boas e tudo o mais, mas para eu ter aquilo que preciso para o dia-a-dia, por exemplo, poderei ter de pagar por aquilo que não preciso uma vez que não há soluções mais "simples". Assim eu compro os módulos com o que preciso e ponto final.

Fico à espera deste produto, quiçá se não será o meu próximo dispositivo de comunicação móvel. :D

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch    19
scorch

Também tinha visto o Phoneblocks, e achei bastante interessante a ideia, apesar de ter as minhas dúvidas quanto ao sucesso do projeto. O design não era lá muito inspirador, e as bordas tão "afiadas" não deviam ser muito confortáveis para utilizar. Ainda para mais, um telemóveis destes não é do interesse de muitas grandes empresas, que ganham dinheiro tornando produtos "obsoletos" quase todos os anos...

Mas com o apoio de uma empresa como a Motorola/Google, há muito menos probabilidades de o projeto passar despercebido ou ser abafado. :)

scorch_pp.png

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    594
thoga31

Pois, o design não aparenta uma sensação de grande conforto, mas não há nada como tocar e experimentar - os olhos e as fotos podem enganar.

Eu espero sinceramente que haja apoio a este projecto, não só por empresas tecnológicas como a Motorola, mas também e sobretudo pelo público, uma vez que não há produto sem consumidor. E eu poderei vir a ser um consumidor, se não for muito puxado'€.

Adoraria ver isto tornar-se ainda mais moda do que alguns dos actuais produtos que sofrem de obsolescência crónica.

Editado por thoga31

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos    211
apocsantos

Bom dia,

Também já tinha visto esta noticia e já tinha visto a pagina do projecto Phoneblocks faz tempo.

O conceito é interessante e seria fantastico ver aquele conceito tornado realidade. Agora com a Motorola e a Google num projecto destes, pode ser que as coisas "acelerem" mais um pouco.

Quanto ao design com arestas pontiagudas, sinceramente na primeira vista desagradou-me, mas depois recordei-me dos primeiros telemóveis que tive e pareceu-me um "mal menor", por um bem maior.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.