Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

nunopicado

Linux para virtualização de servers

Mensagens Recomendadas

nunopicado

Pessoal

Queria fazer uns testes, nomeadamente, colocar o Windows Server a correr numa VM, sobre linux.

O que me aconselham para isto:

- Hardware mínimo para trabalhar no servidor como gente, e não como tartaruga

- Distro linux mais recomendável

- Software de virualização (VirtualBox, Qemu, etc)

Há opiniões formadas sobre isto?

Abraço e obrigado

Nuno

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
antoniocampos

Boas,

eu precisei do mesmo, e neste momento tenho um Debian com VirtualBox, as máquinas arrancam headless no arranque do host e funciona 5*.

Também tens (nunca usei!!) o hypervisor da Microsoft que é gratuito (http://www.microsoft.com/en-us/server-cloud/hyper-v-server/)

Quanto aos recursos de hardware que precisas vai depender do "gasto" das máquinas virtuais.

Att.

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Debian com VirtualBox.

Como é a nível de velocidade para os postos? Nota-se muito que o server é virtual?

O Hyper-V é bom, mas implica a licença do server para o host, mais uma para o virtual, não é assim?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
antoniocampos

Mais uma coisa o licenciamento do Windows Server actual, permite usares na mesma máquina a licença como host e correr a mesma em "virtual".

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Mais uma coisa o licenciamento do Windows Server actual, permite usares na mesma máquina a licença como host e correr a mesma em "virtual".

Já me respondeste! ;) Obrigado

No Linux, como é a velocidade?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
antoniocampos

O cenário onde tenho isto é um servidor que serve para "arquivo" de aplicações mais antigas e bases de dados, no caso tenho 1 Windows 2000 Advanced Server (com uma base de dados Oracle) a usar 4GB de RAM e 3 máquinas com XP (512MB cada), isto num servidor com 8GB de RAM já antigo com discos SCSI velhos!!!

Tanto o W2K como os XP correm com velocidades aceitáveis (através de Remote Desktop).

Fiz netinst e depois só instalei o interface gráfico (limpei a tralha que veio junto) e o VirtualBox, instalei o ambiente gráfico para ser mais fácil no entanto os pc's virtuais arrancam de forma transparente no arranque do sistema (headless num script no init.d), nunca acedo ao HOST directamente é só por SSH e quando preciso inicio um servidor de VNC para tasks mais complicadas ou por exemplo para alterar configs de rede de um dos pc's virtuais!!!

Isso das licenças MS também só soube há pouco tempo, foi dito e explicado numa apresentação da Microsoft sobre SO's para servidores.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Obrigado António.

Vou fazer uns testes. A ideia aqui era meter mesmo o servidor de produção a funcionar em VM, para ir mantendo umas snapshots e repor caso haja asneira.

Em locais onde uma paragem é crítica, a ideia era:

Problemas de software: Repõe um snapshot anterior, siga pra bingo

Problemas de hardware: Meter lá outro PC, meter-lhe a snapshot mais recente (se possível a que estava em funcionamento) e tá a andar.

Mas claro, num servidor com 30 ou 40 postos, convém que seja uma coisa testada e comprovada, com velocidade e estabilidade q.b.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
antoniocampos

Na apresentação que assisti sobre o Windows Server 2012 um dos pontos foi justamente o failover e redundância... se funcionar como anunciaram lá deve ser a solução ideal para o cenário...

http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc732181(v=ws.10).aspx

desconheço os custos de implementar uma solução assim!!

outra coisa util e dado a dimensão do cenário que expões são os storage spaces:

http://technet.microsoft.com/en-us/library/hh831739.aspx

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

O Storage Spaces penso que é mais útil quando é para partilhar ficheiros, não é assim?

No meu caso, é mais aplicações.

Os 30 ou 40 postos são poucos clientes. A maior parte andam entre os 6 e os 20.

Ainda assim, quero testar para as piores condições. Se der para 40, também dá para 6, ao contrário é que nem por isso! :P

O Hyper-V tenho 1 a funcionar. Na altura, o cliente com SBE 2008, precisava de terminal services, e então metemos o 2008 Standard (licença incluída no SBE) como virtual. Está a funcionar 5 estrelas.

Mas pensei em fazer algo do género em linux...

Obrigado mais uma vez, vou fazer o teste com o que recomendaste, para ver como ele se porta.

Abraço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.