Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

frankd2

Separar consoantes de vogais

Mensagens Recomendadas

frankd2

Faça um programa em Pascal que leia um arquivo texto escolhido pelo usuário e produza dois conjuntos de caracteres, um com as vogais e outro com as consoantes. Ao final da leitura, escreva quais vogais entraram no conjunto de vogais e quais foram as consoantes que entraram no conjunto de consoantes. Considere letras maiúsculas e letras minúsculas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

ALGUEM PODERIA ME AJUDAR

Claro que podemos...

Começo por te dizer que ninguém te irá fazer o trabalho. Terás de ser tu a fazer, e à medida que te ocorram dúvidas específicas, metes aqui, que teremos todo o gosto em ajudar.

Meter só o enunciado e um "poderia me ajudar" não só é contra as regras do forum, mas também não te irá ajudar em nada a aprender!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Faça um programa em Pascal que leia um arquivo texto escolhido pelo usuário e produza dois conjuntos de caracteres, um com as vogais e outro com as consoantes. Ao final da leitura, escreva quais vogais entraram no conjunto de vogais e quais foram as consoantes que entraram no conjunto de consoantes. Considere letras maiúsculas e letras minúsculas.

ALGUEM PODERIA ME AJUDAR

Com tanta maiúscula e a despejar um enunciado, parece um pedido de trabalho feito. Vou-te pedir que edites o título para minúsculas, ok?

Mas como até estou num dia zen (faz de conta), vou dar uma ajudinha:

1) Abrir ficheiro de texto.

2) Ler caracter a caracter;

2.1) Análise do caracter:

2.1.1) Se o caracter é vogal: adicionar o caracter ao conjunto das vogais;

2.1.2) Se não o caracter é consoante: adicionar o caracter ao conjunto das consoantes;

2.2) Análise do case:

2.2.1) É preciso disntinguir vogais maiúsculas vs vogais minúsculas vs consoantes maiúsculas vs maiúsculas minúsculas, ou é vogais vs consoantes e minúsculas vs maiúsculas?

3) Fechar ficheiro.

4) Apresentar dados obtidos.

A questão é como fazer estes conjuntos de vogais e consoantes, e responder à questão do ponto 2.2.1.

A partir daqui, tens de mostrar código para te esclarecermos dúvidas específicas.

Editado por thoga31
  • Voto 1

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

NAO SEI NEM COMEÇAR

Program Exercicio;
begin

end.

E nós não sabemos nem o que tu sabes fazer...

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Não sei nem começar.

Perdão? Então tu tens um exercício para resolver e nem tens as mínimas noções do que fazer?

Começa pela lista que te dei. Se não sabes abrir um ficheiro nem o resto, então o caso é grave e cuja única solução é estudar.

• Voto 1

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passarito

Não sei nem começar.

Fim de Outubro, com umas quantas aulas em cima, se não sabes nem começar, como estou num dia ZEN, eu vou-te dar uma ajuda.

Dirige-te à secretaria da tua escola e se o professor é um incapaz, denuncia-o, se não for isso, é porque esta não é a tua praia. Podes sempre mudar de curso!

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
I-NOZex

Tens aqui um quickstart já todo feito:

começa por desligar o caps lock... -.-"

Program Exercicio;
begin

end.

para começar, começas por elaborar o codigo que permite abrir e ler um ficheiro ;)

1) Abrir ficheiro de texto.

2) Ler caracter a caracter;

2.1) Análise do caracter:

2.1.1) Se o caracter é vogal: adicionar o caracter ao conjunto das vogais;

2.1.2) Se não o caracter é consoante: adicionar o caracter ao conjunto das consoantes;

2.2) Análise do case:

2.2.1) É preciso disntinguir vogais maiúsculas vs vogais minúsculas vs consoantes maiúsculas vs maiúsculas minúsculas, ou é vogais vs consoantes e minúsculas vs maiúsculas?

3) Fechar ficheiro.

4) Apresentar dados obtidos.

A questão é como fazer estes conjuntos de vogais e consoantes, e responder à questão do ponto 2.2.1.

A partir daqui, tens de mostrar código para te esclarecermos dúvidas específicas.

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.