Ir para o conteúdo
Greemax

Limites de sucessões reais

Mensagens Recomendadas

Greemax

Boas,

Estou aqui com alguns problemas com exercicios de Análise Matemática I, que apesar de parecerem simples (não sei se são ou não) não os consigo resolver correctamente nem consigo encontrar nenhuma explicação que me consiga esclarecer. Será que alguém me pode explicar passo a passo como calcular os limites, se existirem, das seguintes sucessões Reais:

a) 1+2+3+...+n

n2

b) nEk=0 (1/3)k

Espero que seja preceptivel. Agradeço desde já a atenção

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

a primeira parte percebi, mas porque = (n2 + n) / 2 ?

Porque um pouco de matemática assim o diz :D

Escreve a sequência de números de 1 a 10 e tenta ver se percebes a fórmula. Dica: desconstrói a fórmula para (n+1)(n/2). É um desafio interessante. ;)

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrosorio

a primeira parte percebi, mas porque = (n2 + n) / 2 ?

Outra sugestão: como estás em análise matemática, provavelmente já ouviste falar do conceito de "prova por indução". Tenta demonstrar que a soma tem esse valor para todo o n positivo por indução.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
car4321

Também podes pensar assim:

1+2+...+n é a soma dos termos de uma progressão aritmética, em que o primeiro termo é 1 e a razão é1.

Vais buscar a fórmula de soma de termos que aprendeste no 11º e chegas a (n^2+n)/2.

Se fizeres isso, tens também a resposta para o segundo exercício, que é a soma de termos de uma progressão geométrica.

Editado por car4321

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.