Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #59 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoVM

Registos Temporarios

Mensagens Recomendadas

JoaoVM    5
JoaoVM

Boa dia,

Tenho uma duvida quanto a dados temporários, passo a explicar.

Todos os funcionários de uma empresa tem um cartão de identificação com tags rfid de identificação, para pode entrar na sua linha de produção entre outras operações, o objetivo é atribuir cartões temporários a quem se esqueça do seu cartão, ou seja não está a trabalhar na linha sem o cartão de identificação. O que tenho é um registo de um cartão temporário que é atribuído através de uma alteração na base de dados para os dados desse utilizador..o que pretendo é que passadas por exemplo 12h volte a repor os dados desse cartão temporário que é o tempo mais que suficiente para o funcionário sair do turno. Alguém me dá ideias de como posso fazer, ainda não comecei a desenvolver, apenas tenho até a parte da atribuição de cartões, não sei e como voltar a repor o cartão como ele estava.

Cumprimentos,

João Martins

Editado por JoaoVM

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr    333
nelsonr

Acho que isso depende um bocado da estrutura que tens para guardar os dados.

Mas talvez tenhas uma tabela de cartões temporários, onde guardes a indicação do funcionario e data/hora final de funcionamento.

Quando passar essa data/hora, remove o registo, deixando o cartão de funcionar.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoVM    5
JoaoVM

Os cartões temporários fazem parte da tabela funcionários, mas encontram-se no estado inativo, só passam para ativo quando é feita uma atribuição...dava-me jeito que os cartões temporários continuassem a fazer parte da tabela funcionários. O que estou a pensar é que pode acontecer que o cartão temporário pode ser criado na hora e atribuído na hora, de depois pode ser eliminado pelo chefe de turno ou mais conveniente automaticamente passado um determinado tempo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis    40
NunoDinis

Acho que isso depende um bocado da estrutura que tens para guardar os dados.

Mas talvez tenhas uma tabela de cartões temporários, onde guardes a indicação do funcionario e data/hora final de funcionamento.

Posto isto, convém teres o script a correr no servidor (cron Job), de X em X tempo, para fazer a verificação dos dados e efetuar as alterações nas tabelas

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr    333
nelsonr

Posto isto, convém teres o script a correr no servidor (cron Job), de X em X tempo, para fazer a verificação dos dados e efetuar as alterações nas tabelas

Como tem a data/hora final do funcionamento, mesmo que o registo fique na tabela, não deixa usar e é considerado inválido (até pode ficar para histórico)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoVM    5
JoaoVM

e funciona da mesma forma?nunca utilizei nem um nem outro..na "programação" e a mesma coisa?

por exemplo neste momento estou a trabalhar localmente em mamp no MAC OS X mas vai correr localmente no servidor da empresa em Windows. Tenho que testar sempre os dois, queria saber se é a mesma forma de trabalhar...

Editado por JoaoVM

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis    40
NunoDinis

Sim, como tens o agendador de tarefas, torna-se mais fácil.

Só precisas de invocar o teu script num ficheiro batch. Quando chegares a esse ponto diz-me que eu coloco aqui essa linha de código.

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoVM    5
JoaoVM

basicamente o que faço neste momento para testar é criar um ficheiro php com o código do backup, tipo os dados do cartão temporário que estavam antes de este ser atribuído, de seguida crio então o cron job (* 12 * * * .../backup.php) e executo no terminal como ficheiro hatch ou txt, é isto ou estou a ser um bocado lerda?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1140
HappyHippyHippo

não necessitas de cron job porque basta pensar : só existe necessidade de validação momentânea.

por outras palavras, quando o funcionário passa o cartão para ser validado, efectuas ai a validade do cartão temporário (se existir)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis    40
NunoDinis

Esquece, para já, o cron job. Cria o algoritmo para resolver o problema.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoVM    5
JoaoVM

HappyHippyHippo mas como volto a colocar o cartão disponível para ser utilizado novamente?não vou simplesmente remover o cartão, o objetivo era fazer novamente um update a tabela onde existem esses cartões e colocar a informação anterior..posso fazer isso sem o cron job?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1140
HappyHippyHippo

dois passos distintos em situações e tempos diferentes:

- quando o funcionário vem trabalhar com o seu cartão, liberta o cartão temporário

- quando necessitas de um cartão temporário e não existem na pool de cartões temporários

> ou libertas automaticamente todos os cartões temporários associados a funcionários dos quais o tempo de utilização de 12 horas já terminou

> ou crias um novo cartão temporário (talvez como fallback)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoVM    5
JoaoVM

Já decidi como vou fazer..no final da utilização do cartão temporário faço uma limpeza aos dados do cartão que tem o estado de 1, os que não são temporários ficam no estado 0, e quando acaba o tempo desse cartão limpa os dados de qual o funcionário que o utilizou..quando voltamos a atribuir o cartão temporário apenas tem a informação da tag RFID..e podemos editar esse cartão, depois disso podemos fazer então um processo repetitivo de utilização temporária...atenção que isto e só teoria e que pode não ser bem aquilo que estou a falar mas surgiram outros problemas que não tem a ver com cartões temporários que são mais urgentes e depois se tiver duvidas voltarei aqui... Obrigado a Todos pelas Dicas ;)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.