Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

FDomingos

UE quer um carregador universal para todos os smartphones. E a Apple?

Mensagens Recomendadas

FDomingos
A Europa a 28 e a tecnológica norte-americana podem dentro de pouco tempo entrar numa nova quezília. A União Europeia quer um carregador universal para todos os smartphones, mas como vai reagir a Apple?

O Parlamento Europeu aprovou uma emenda, a constar numa revisão de uma diretiva europeia, que prevê o uso de um carregador universal em todos os dispositivos com suporte para frequências de rádio. Entre estes dispositivos contam-se os telemóveis básicos e os smartphones, leitores digitais, tablets e consolas portáteis.

A União Internacional das Telecomunicações (UIT) pede agora aos responsáveis europeus que seja incluída na emenda a recomendação L-1000 como standard para os carregadores elétricos. Isto é, os carregadores constituídos por uma saída micro-USB é o caminho a seguir na opinião da UIT.

Uma das justificações que é dada está relacionado com a diminuição de lixo eletrónico que seria possível alcançar. Os fabricantes podiam começar a vender os equipamentos sem carregador incluído, já que aqueles que os utilizadores têm serviriam. Uma experiência da O2 neste sentido provou que quase 80% dos consumidores, quando dada a escolha, prefere não levar um carregador novo para casa.

Apesar de já muitos fabricantes e países do mundo terem adotado a norma L-1000, ela ainda não é uma diretiva que é imposta aos fabricantes de dispositivos eletrónicos. E o primeiro exemplo que vem à cabeça de quem pode sair prejudicado com as novas regras é o da Apple.

A marca da maçã sempre apostou em entradas e carregadores proprietários, sendo que os últimos modelos já vêm equipados com a entrada Lightning. Um típico cabo micro-USB não serve de nada nos iPhone e iPad.

Há outro exemplo de um equipamento portátil e com suporte a redes 3G que faz uso de um sistema de carregamento proprietário. A atual PlayStation Vita da Sony usa uma entrada de carregamento próprio. Mas até a próxima versão da consola a chegar ao mercado também já vai poder ser carregada através de uma entrada micro-USB.

http://tek.sapo.pt/tek_mobile/equipamentos/ue_quer_um_carregador_universal_para_todos_os_1343563.html

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Para ser um modelo único, até podiam investir num modelo como os dos produtos da Apple e agora do Surface: magnéticos. Pelo menos são mais seguros caso alguém se lembre de tropeçar nos cabos. Não me esqueço da há uns anos um professor meu ter de pagar a um aluno um portátil novo pois adorava "rastejar" os pés e conseguiu a proeza de se embrulhar no cabo de alimentação e parar literalmente com o PC escavacado no chão com grande espalhafato.

Claro que o mini-USB é mais... bem, universal, pelo que se entende a escolha. Mas neste caso até prefiro a ideia da Apple de conexões magnéticas.


Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

Só o conector é que é universal. Existem dezenas de cabos micro USB com especificações distintas.


“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

A Apple não usa conexões magnéticas nos smartphones e afins. Por acaso não sei até que ponto seria uma ideia viável em dispositivos de pequena dimensão. Em todo o caso, parece-me que seria um sistema demasiado caro para servir de standard.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Não me parece que seja boa ideia... as fichas Micro USB são tudo menos resistentes.


include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.