Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #58 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ricardinho96

Configurção de Portátil para Programação

Mensagens Recomendadas

Ricardinho96    0
Ricardinho96

Boas.

É o seguinte, estou a pensar comprar um portátil novo visto que o que eu uso agora está a ficar velhinho. Estou à procura de um Portátil basicamente para programar (php, vb, c#, etc..) e para umas "bases" de multimédia (coisas básicas). Não tenho muitas ideias do que comprar mas preferia um portátil grande ou médio (nada de pequenos). Não tenho muitos portáteis em mente por isso gostava de "ouvir" algumas opiniões.

Cumprimentos, Ricardo. ;)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    594
thoga31

A idade nem sempre pode ser um critério para comprar um novo portátil. O meu actual tem 6 anos e promete viver outros tantos.

Posto isto, considerando a tua intenção em gastar uns trocados, se só pretendes um computador para programar podes optar por um que tenha um Intel i3 sem nenhuma gráfica adicional (estes processadores i3, i5 e i7 têm uma gráfica incluída, que é a Intel HD Graphics).

Quanto à multimédia... define-nos "coisas básicas". Já ouvi pessoas dizerem que usar o Premiere Pro é básico, mas o Premiere Pro já exige um PC mais capaz, e isso seria, no mínimo, um i5 e com uma gráfica AMD ou NVidia.

Eu não tenho modelos específicos em mente. Eu costumo ir ao site da Fnac e pesquisar aplicando alguns filtros. Pessoalmente ignoro a Acer uma vez que não confio na marca, e dou especial apreço à Asus, que é a minha marca de eleição (o meu 1º portátil é Asus e ainda funciona sem qualquer problema), e à HP, marca do meu actual portátil duradouro. Apesar de ter um hardware de confiança, não gosto do facto da Sony trazer um canhão de software inútil - já vi uma vez um Sony ganhar spyware mal se ligou pela primeira vez à net, e a fonte era um destes programas inúteis; fiquei alerta desde então -, e a Toshiba parece estar cada vez melhor, mas ainda não os considero em pleno nas minhas escolhas.

Podemos-te indicar imensos modelos, uma vez que existem imensos modelos, mas a decisão final terá de ser tua e terá de ter em conta vários factores, incluindo o uso que pretendes ter com eles.

Conselho: não comeces a comparar de mais os modelos, vais vendo que B tem mais uma coisinha do que A, e depois C tem outra coisa a mais do que B e custa só mais uns trocados, e quando deres por ti estás a ver um Asus N550 de 1300€ e não precisas de um exército daquele calibre.

Digo isto porque já vi pessoal gastar mais uns trocos valentes por causa de um melhor sistema áudio e de uma melhor gráfica, e na verdade só usam headphones, navegam na net e escrevem no Word - para que foi um sistema Sonic Master e uma NVidia topo de gama com 2GB 1600MHz dedicados? ;)

Cumprimentos.

Editado por thoga31

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ricardinho96    0
Ricardinho96

Bom, quanto à multimédia, eu disse "básica" porque é mesmo básica.. photoshop mas nada demais..

quanto ao precessador, o computador que atualmente uso tem um i5 de 2.7GHz e queria que ao trocar de PC o processador fosse um dos critérios a aumentar (aumentar isto é, pode ser um i7 com mais GHz mas sim com mais nucleos).

Estive a ver uns PC's e deparei-me com este HP: https://www.loadscript.pt/index.php?id_product=3727&controller=product&utm_source=kuantokusta# .

Gostei dele e pelo que vi, tem RAM para rolar bem os programas que vou usar, a gráfica tem 2Gb dedicados e o processador i7 2.4 Quad..

Gostava de frisar também que não preciso de um computador que passe muito os 1000€ pois com 1000€ já sei que compro um suficiente para o que quero. xD

Cumprimentos, Ricardo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger    50
Flinger

Credo, 1000€ num computador para programar?

Eu troquei à pouco tempo um i3 com 4Gb de RAM, que me custou menos de 600€ apenas porque uso imensas máquinas virtuais, servidor de SQL, etc... E mesmo assim, provavelmente com uma formatação, aquilo ainda fazia mais uns anitos largos. Apenas aproveitei que saiu um colega da empresa, e fiquei com o portátil dele. Ainda assim é um i5 a 2.5Ghz e serve mais que perfeitamente. O único defeito do antigo era mesmo a resolução do monitor, que era baixa para trabalhar com IDE's. Mas como usava na empresa ligado a um monitor de 22'', só tinha problemas quando o trazia para casa.

Dito isto, para trabalho, gosto da DELL. Acho que tem máquinas bem equilibradas.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    594
thoga31

Era exactamente a isto que me referia...

Conselho: não comeces a comparar de mais os modelos, vais vendo que B tem mais uma coisinha do que A, e depois C tem outra coisa a mais do que B e custa só mais uns trocados, e quando deres por ti estás a ver um Asus N550 de 1300€ e não precisas de um exército daquele calibre.

Mesmo que uses o Photoshop, não vejo onde precisas de um i7 com tanto GHz e com mais do que 2 núcleos (pois, os i7 são todos Quad Core). A não ser que uses programas que não estejas a referir.

Trocar um i5 de 2,7GHz por um i7 para quem programa e usa o Photoshop tem uma descrição: o dinheiro está a fazer comichão. Mas isto sou eu a falar, não é?

Anota aí as características do meu PC e o que já fiz com ele: Intel Core Duo 1.83 GHz, 3 GB RAM, 80 GB HDD, Mobile Intel Express Chipset 256 MB (sim, um quarto de GB), 6 anos de idade. Veio com o Vista, e com o Vista correu o Adobe Master Collection CS4, Sim City, Second Life, Cities XL... mais recentemente decidi pagar uns trocados e actualizar para o Windows 8, e promete desde então durar outros 6 anos, ele concorre na boa com um Windows 7 i5 Ivy Bridge 2.5GHz com Turbo Boost que um colega meu adquiriu há poucos meses - estou eu a ver os meus sites favoritos e ainda está ele a introduzir a password do PC.

O dinheiro é teu, não é meu que eu não o tenho, tive de juntar durante 1 ano e picos para comprar recentemente um tablet que precisava para trabalhar. Mas questiono-me se precisas mesmo de um upgrade desses dadas as actividades que dizes ter com o portátil.

Só se o teu actual tiver com algum problema. Se assim for, antes de comprar um novo, quiçá se não podemos ajudar a resolvê-lo e bem abaixo de 1000€.

Editado por thoga31

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto    75
Virneto

Trocar um i5 de 2,7GHz por um i7 para quem programa e usa o Photoshop tem uma descrição: o dinheiro está a fazer comichão. Mas isto sou eu a falar, não é?

:D :D :cheesygrin:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax    159
pikax

tenho um i3 e raramente sinto necessidade de um CPU melhor(e e' basicamente nos jogos).

Em termos de velocidade meti-lhe um SSD e isto esta' muito rapido, agr nao posso pegar num computador com HDD que fico aborrecido :D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy    15
shumy

Com 1000€ tenho uma torre para jogos! Tenho um samsung SSD 840 e recomendo, se mudo para um HDD adormeço. Agora programação depende, desde que não seja 3D, a gráfica pouco importa.

Se for c++ pesado, os AMD com mais "cores" e mais baratos talvez seja melhor opção.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.